Skip to content

Visão empreendedora: o guia simples para colocar em prática na sua jornada

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

A visão empreendedora, diferente do que muitos pensam, pode ser adquirida no decorrer da vida de quem deseja empreender. Neste guia, vamos explicar tudo sobre o assunto!

É provável que você tenha decidido abrir o próprio negócio, ou já tenha o seu, e tenha se deparado com o termo visão empreendedora e tenha ficado se questionando se tem isso.

O primeiro fato que deve saber sobre o assunto é que algumas pessoas realmente têm as características para uma boa visão. No entanto, outras acabam precisando desenvolvê-la ao longo da jornada empreendedora.

Seja qual for o seu caso, se aprofundar neste assunto será muito interessante para a sua vida como empreendedor. Saiba que você já está no caminho certo, pois está lendo este guia e aqui aprendera:

  • O que é ser empreendedor?
  • Quais as diferenças entre empreendedor e empresário?
  • O que é visão empreendedora?
  • Quais os benefícios de ter uma vida de empreendedor?
  • Como obter uma visão empreendedora de sucesso?

Boa leitura!

O que é ser empreendedor?

Antes de entender sobre a visão, é fundamental entender o conceito do que é ser empreendedor. Existem muitos conceitos para definir o que é ser empreendedor. Entretanto, um dos aceitos define que o empreendedor é uma pessoa criativa, que assume riscos, tem bons conhecimentos em organização, tem iniciativa.

Por tanto, podemos dizer que é a pessoa que organiza os recursos materiais, financeiros e humanos, assumindo riscos, para atingir determinado objetivo com uma ideia.

Quais as diferenças entre empreendedor e empresário?

Outros conceitos que precisam estar bem claros é a diferença entre empreendedor e empresário. Muitas pessoas utilizam os dois termos como sinônimo, mas trata-se de um equívoco que pode gerar falhas de interpretações.

O empreendedor é uma pessoa que tem iniciativa, planeja suas ações, é perseverante e desenvolve produtos e serviços visando atender alguma demanda do consumidor.

Já o empresário está focado em administrar uma empresa. Por isso, suas características mais comuns são: planejamento, processo estruturais, amplo conhecimento financeiro. Podemos dizer que um empresário pode ser um empreendedor ao adquirir algumas de suas características. Assim como podemos dizer que um empreendedor pode se tornar um empresário.

O que é visão empreendedora?

Agora que já falamos sobre conceitos básicos, é hora de entender o que é visão empreendedora. Para definir, de forma muito simples, este conceito podemos dizer que a visão é, nada mais, do que algumas características que permitem o empreendedor facilitar sua jornada.

Algumas características são: liderança, noções de finanças e organização. Todas elas permitem ao empreendedor muitos benefícios. Abaixo vamos explicar alguns deles.

Quais os benefícios de ter uma vida de empreendedor?

A vida de um empreendedor não é nada fácil. Em muitos momentos, ele tem que enfrentar medos e desafios. É justamente por isso que a visão empreendedora é essencial. Ela permite, por exemplo:

Segurança

Uma pessoa que tem as características de visão empreendedora atuará e tomará decisões com base em um planejamento estratégico desenvolvido com dados concretos. Desta forma, sua atuação será muito mais segura do que alguém que empreende por meio de achismos.

Inteligência emocional

Como mencionamos, riscos e medos estão constantemente rondando os empreendedores. No entanto, quando eles atuam com uma visão empreendedora sabem que precisam desenvolver inteligência emocional, que nada mais é que recursos que permitam superar seus obstáculos emocionais.

Inspiração

Bons empreendedores são também bons líderes. Por meio da visão, eles conseguem inspirar sua equipe e fazer com que ela o siga em busca de atingir resultados. É sempre bom lembrar que uma equipe inspirada e motivada é capaz de melhorar significativamente o desempenho e, com isso, os resultados da empresa.

Riscos

A visão empreendedora permite a busca sistemática pelo conhecimento. Isso significa que bons empreendedores estão sempre aprendendo sobre diversos tipos de conhecimentos. Sabemos que conhecimento é poder e para os empreendedores conhecimento é redução de risco.

Como obter uma visão empreendedora de sucesso?

Se você chegou até aqui é porque, de fato, entende a importância de desenvolver uma boa visão empreendedora, certo? Abaixo listamos algumas dicas que acreditamos que todo empreendedor precisa colocar em prática para conquistá-la.

Invista em cursos e novos conhecimentos

A maior parte dos empreendedores de sucesso garante que antes de ser empreendedor é necessário ser um aprendiz. Ocorre que vivemos em uma época que a tecnologia muda constantemente, a política tem diversas reviravoltas e a economia vive de altos e baixos.

Uma empresa só poderá permanecer competitiva se entender todas essas mudanças e, para isso, precisa de um empreendedor que esteja constantemente atualizado e em busca de novos conhecimentos.

Procure sempre inovar

 A inovação é a palavra-chave do momento. Em um mercado altamente competitivo, ser inovador permite que uma empresa esteja à frente dos seus concorrentes.

É importante lembrar que a inovação pode ser colocada em prática em todos os setores de uma empresa: seja em um produto, comunicação com o cliente, nos recursos humanos etc. O importante é que o empreendedor saiba da importância disso e busque sempre colocá-la em prática no seu negócio.

Tenha um mentor

Por mais que um empreendedor busque constantemente conhecimento e inovação, sempre haverá vivências e conhecimentos que só possuem quem já viveu muito ou é especializado em determinada área.

Por isso, é importante contar com um mentor, ou mentores, que possam auxiliar o empreendedor a obter conhecimentos que muitas vezes não estão em livros ou artigos. Por exemplo, se ele não entende de gestão financeira, ter um contador consultor como mentor pode ser uma boa ideia.

Por fim, vale lembrar que a visão empreendedora é algo que deverá ser conquistado com persistência. Como mencionamos, o conhecimento será um aliado. Desta forma, nossa recomendação é que você continue buscando por ele. Inclusive, neste artigo, explicamos a verdade nua e crua sobre empreendedor. Confira!

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 40 mil empreendedores! Baixe agora mesmo o Manual Completo para Começar seu Próprio Negócio.

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

utilizamos cookies e respeitamos suas privacidade.