Skip to content

O passo a passo do planejamento estratégico anual

O que você verá neste artigo:

Um bom planejamento estratégico anual simboliza garantia de um ano com direcionamentos específicos para o seu negócio.

O ano está começando e, com ele, novos desafios surgem, junto a novas oportunidades de se reprogramar. Em primeiro lugar, fazer um bom planejamento estratégico anual garante a você, empreendedor, uma visão mais ampla de onde você está e aonde você deseja chegar.

Similarmente, durante o ano, ações estratégicas garantem o maior foco do direcionamento de qualquer empreendedor. Em outras palavras, é sabido que planejamentos estratégicos se fazem recorrentes em inícios de negócios. No entanto, existem outros momentos necessários para se fazer mudanças nos direcionamentos.

Por exemplo, após uma crise de gestão financeira, é necessário replanejar para se fugir dos erros recorrentes. Um começo de ano também requer tracejar as metas para entender, em dezembro, se seu ano foi produtivo ou se o seu negócio andou em círculos.

Definição do planejamento estratégico anual

Pise fora da curva durante o planejamento

Pode parecer estranho, mas a dica é certeira. Você não pode e não deve seguir o planejamento estratégico anual cega e irrestritamente. Um ano dura muito tempo e transformações, tanto positivas quanto negativas, podem surgir no meio do caminho. É evidente que você deve criar um plano depois de muita reflexão. No entanto, ouça sua intuição, não tenha medo de ousar, de fugir do iniciado se julgar necessário.

Pesquisa em primeiro e em segundo lugar

Estudar o comportamento do seu público-alvo faz parte do dia a dia natural de um bom gestor. Nesse sentido, é importante coletar a maior quantidade possível de informações que possam impactar o seu negócio diretamente. Olhe para o mercado onde sua marca está inserida, analise o comportamento da concorrência e entenda o comportamento do público-alvo.

Trace suas metas

Metas a curto, médio e longo prazo. Estas podem ser traçadas com total tranquilidade por você, gestor. Tudo depende da sua situação atual. Uma vez que estamos falando sobre planejamento estratégico, isso evidentemente inclui algo a longo prazo. Mas você pode e deve saber o que fazer em sua empresa daqui a 6 meses, 1 ano, 5 anos ou até 20 anos.

Estabeleça ações concretas

À partir do momento em que você escolhe uma meta (aumentar em 10% as vendas do setor de moda feminina plus-size da sua loja, por exemplo), ações concretas devem ser adotadas. Em um exemplo prático, você pode lançar mão do investimento em dois tipos de blusa feminina com alta tendência, novidade no mercado. Isso é uma ação concreta e estratégica.

Envolva os colaboradores

Os colaboradores precisam se sentir motivados para que a produtividade deles seja tão boa quanto o objetivo que você almeja. Reúna-se com seus líderes, se houver, ou com os colaboradores no caso da empresa ser menor. Converse sobre metas, objetivos e experiências. O colaborador precisa saber onde ele está e o porquê de estar ali.

Gostou do post? Nós temos muito mais conteúdo para você, empreendedor, no nosso portal Abertura Simples. Clique aqui e leia nosso e-book Guia de Plano de Negócios Matador. Ele poderá te ajudar a traçar o melhor planejamento para o seu ano na sua empresa.

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Como abrir uma empresa. Ebook Completo.

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 100 mil empreendedores! Baixe agora mesmo o Manual Completo para Começar seu Próprio Negócio.

No comment yet, add your voice below!


Faça um Comentário

Tudo certo!

Basta baixar seu e-book pelo botão abaixo! 

Espero que goste!