Skip to content

A verdade nua e crua sobre empreender: o que nunca te disseram!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Há muitas informações sobre empreender na internet. No entanto, a verdade nua e crua sobre o assunto nem sempre é fácil de encontrar. Por isso, decidimos desenvolver este artigo para quem está começando. Confira!

Quem tem vontade de empreender, acaba com diversos dilemas, dúvidas e medo. Assim como em qualquer momento na vida, ter alguém para falar algumas verdades é algo essencial, certo?

Pois bem, a Abertura Simples decidiu ser esta amiga. Aquela pessoa que sente para conversar com você e fala a verdade nua e crua sobre empreender. Nesta conversa, você entenderá:

  • O mercado para empreender no Brasil
  • Os motivos que levam as pessoas a se tornarem empreendedores
  • As principais características de um bom empreendedor
  • As principais dificuldades dos empreendedores
  • As vantagens de empreender
  • As desvantagens de empreender
  • O passo a passo para começar do zero

Boa leitura!

O mercado para empreender no Brasil

Uma das primeiras dúvidas para quem está disposto a embarcar na jornada empreendedora é: “mas será que realmente estou seguindo o caminho certo diante dessa crise financeira e política que o Brasil enfrenta?”.

Para iniciar uma conversa sobre o tema, precisamos recorrer aos dados. A Agência Sebrae destaca que é diante de cenários incertos que a vocação do brasileiro para empreender aflora.

De acordo com os dados da pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), em 2020, nosso país atingiu o maior patamar de empreendedores iniciais dos últimos 20 anos, “com aproximadamente 25% da população adulta envolvida na abertura de um novo negócio ou com um negócio com até 3,5 anos de atividade”.

O GEM de 2019 ainda apontou que existem 53,4 milhões de brasileiros à frente de alguma atividade empreendedora. Diante disso, temos que sinalizar que você não está sozinho. Milhares de brasileiros, em meio à crise, buscam soluções para problemas sociais e pessoais .

Os motivos que levam as pessoas a se tornarem empreendedores

Diante dos dados, você pode questionar: mas o que leva essas pessoas a enfrentarem os desafios e empreender? O estudo do GEM destacou que quase “90% dos empreendedores iniciais brasileiros concordam (total ou parcialmente) que a escassez de emprego constitui uma das razões para desenvolver a iniciativa empreendedora com a qual estão envolvidos”.

Mas não é só este motivo. Um pouco mais da metade dos brasileiros dizem que querem empreender, pois querem “fazer a diferença no mundo” (contribuir para um mundo melhor).

Há ainda outro motivo. O estudo descobriu também que “pouco mais de um terço dos empreendedores confirmou a ambição de construir uma grande riqueza ou obter renda muito alta”.

As principais características de um bom empreendedor

Agora que você sabe que o Brasil ainda continua tendo potencial para empreender e que não está sozinho nesta aventura, é hora de saber como ser um bom empreendedor. Afinal, essa informação te ajudará a seguir com mais segurança. Vamos lá!

Iniciativa

Uma característica que pode ser encontrada em empreendedores de sucesso é a iniciativa para enxergar oportunidades em lugares que poucas pessoas procuraram. Além disso, ele também tem iniciativa para ir em busca do que realmente deseja.

Uma pessoa empreendedora jamais vai esperar que os outros resolvam seus problemas. Ela tem total clareza que precisa buscar seu sucesso e não esperar que o sucesso venha até ela.

Correr riscos

A maioria das pessoas sofre com um medo paralisante e não conseguem arriscar e mudar. Já o empreendedor tem em mente que correr riscos, moderados, é necessário. No entanto, não se engane.

Ele não é uma pessoa inconsequente. Muito pelo contrário. Os riscos que ele corre são calculados, ou seja, o profissional analisa, com cuidado, todo o cenário e verifica qual a chance de sucesso e fracasso. Somente a partir disso, ele decide se arriscar em novas oportunidades de negócios.

 Persistência

Empreender é um caminho muito longo no qual o profissional irá se deparar com vitórias e fracassos. É bem provável que em determinados momentos ele pense em desistir.

Contudo, sua vontade de conquistar o sucesso é muito maior. Então, ele encontra dentro de si recursos para seguir adiante. A executiva Lisa M. Amos explica que “os empreendedores falham, em média, 3,8 vezes antes do sucesso final. O que separa os bem-sucedidos dos outros é a persistência”.

Rede de contatos

Nomes renomados do empreendedorismo sabem que, vivendo em sociedade, não é possível conquistar o sucesso sozinhos. Sendo assim, todos possuem uma boa rede de contatos. Eles frequentam eventos, congressos e festas sociais do setor no qual estão inseridos procurando conhecer novas pessoas.

Os contatos são extremamente importantes para os empreendedores, pois, além de permitirem ter acesso às novidades do mercado, podem possibilitar novas parcerias e negócios.

Metas estabelecidas

“Quando não se sabe para onde vai, qualquer caminho serve”. A frase é uma das mais usadas em eventos de empreendedorismo para explicar a importância de ter objetivos e metas. Empreendedores de sucesso só trabalham com objetivos muito bem definidos e com metas claras.

É interessante destacar que objetivo e meta têm conceitos diferentes. Objetivo é exatamente aonde se quer chegar. Já as metas definem os caminhos necessários para chegar até o objetivo.

Planejar e monitorar

Empreendedores de sucesso realizam todas as suas tarefas com muita organização. Eles estipulam prazos e seguem um cronograma de prioridade. Outra questão importante é que todos os negócios são realizados com monitoramento de resultados.

Desta forma, os profissionais conseguem analisar quando estão seguindo o caminho certo ou não. Quando percebem que os resultados não são bons, eles não têm medo de reavaliar suas estratégias.

As principais dificuldades dos empreendedores

Em uma conversa sincera sobre empreendedorismo, não podemos deixar de falar sobre as dificuldades, certo? Listamos alguns pontos que acreditamos que nossos leitores precisam saber!

Investimento

O investimento inicial pode ser um problema para quem está começando e não conta com orçamento pessoal para investir em seu negócio. No entanto, é importante destacar que uma boa ideia pode atrair investidores externos. Além disso, pensar em adquirir investimento por meio de bancos ou órgãos públicos pode ser uma opção interessante.

Planejamento estratégico

O número de empresas que acabam encerrando suas atividades antes dos três anos é alto. Isso ocorre, pois novos empreendedores acabam não desenvolvendo um plano de negócio ou um planejamento estratégico. Esses documentos são essenciais para uma jornada empreendedora mais segura.

Muito trabalho

Muitas pessoas pensam que sendo donos dos próprios negócios vão trabalhar menos. Isso é um erro que não deve ser cometido. O empreendedor trabalha muito e, por vezes, muito mais do que quem é colaborador. Isso porque ele precisa estar atento a tudo que ocorre dentro da sua empresa.

Não ter inteligência emocional

Durante a vida empreendedora, a pessoa acabará passando por altos e baixos. Por vezes, haverá muitas alegrias, mas na maioria das vezes há conflitos e dilemas que precisam ser superados. Por isso, obter inteligência emocional para lidar com as adversidades é algo que todo empreendedor precisa.

As vantagens de empreender

Calma, nem tudo é sobre dificuldades. Há muitas vantagens em abrir o seu negócio. Acreditamos que elas poderão dar um empurrão para ir em busca do seu sonho.

Trabalhe com o que realmente ama

A maioria das pessoas passam toda uma vida trabalhando com o que não gostam. Por isso, ser empreendedor te proporcionará a vantagem de trabalhar com o que realmente ama e somente isso deve ser levado como uma motivação importante para empreender.

Gere impacto na vida das pessoas

Sua ideia, empresa e modo de vida terá um impacto na vida das pessoas. Entende o quanto isso é importante?

Tenha um legado

Além disso, quem atua como empreendedor tende a deixar um legado no mundo. O que mais satisfatório pode ser do que ser lembrado como alguém que tentou melhorar a sociedade?

Seus sonhos transformados em realidade

Imagine ver o que você sonhou ser transformado em realidade? Certamente, isso proporcionará muita felicidade e satisfações pessoais.

Liberdade para tomar decisões

A autonomia de um empreendedor é algo muito relevante. Quem trabalha contratado sabe que não é fácil não ter liberdade criativa. Na sua empresa, você poderá colocar suas ideias em prática.  

O passo a passo para começar do zero

Supondo que após nossa conversa, você realmente percebeu que deseja empreender. Neste caso, sabemos que a principal dúvida agora é como começar. Saiba que o primeiro passo é ter uma ideia.

Invista em procurar uma ideia que atenda alguma demanda. Além disso, ela deve ser algo que você realmente tenha interesse pessoal. Após isso, é importante testar a viabilidade da sua ideia.

Desenvolver um plano de negócio e um planejamento estratégico. A partir disso, é hora de enfrentar os processos burocráticos para abrir empresa. Nosso ebook gratuito explica como. Baixe agora!

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 40 mil empreendedores! Baixe agora mesmo o Manual Completo para Começar seu Próprio Negócio.

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

utilizamos cookies e respeitamos suas privacidade.