Skip to content

As principais diferenças entre empresário e empreendedor

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Apesar de serem usados como sinônimos, não são. Há diversas diferenças entre empresário e empreendedor e vamos explicar algumas delas neste artigo. Confira!

Entender conceitos pode parecer algo dispensável, mas é por meio deles que podemos interpretar as informações de maneira correta. Novos empreendedores, por exemplo, podem ter dificuldades de entender as diferenças entre empresário e empreendedor.

A princípio até pode parecer insignificante entender o conceito de duas palavras. Contudo, quanto mais inserido estiver no mundo dos negócios mais ele precisará das informações para conversas e aprendizados profundos.

Por isso, neste artigo, decidimos explicar de forma breve as diferenças entre empresário e empreendedor. Aqui você aprenderá:·       

  • A definição do que é ser empreendedor,
  • A definição do que é ser empresário,
  • As diferenças entre empresário e empreendedor,

Boa leitura!

A definição do que é ser empreendedor

Manuel Portugal Ferreira, Fernando Ribeiro Serra, João Carvalho Santos, autores do livro “Ser Empreendedor” explicam que o conceito pode ser definido por aspectos comportamentais de um indivíduo.

Eles destacam na obra, por exemplo, 4 características de um empreendedor. São essas:

  1. “o empreendedor é o que toma a iniciativa para criar algo novo e de valor para o próprio empreendedor e para os clientes”;
  2. “o empreendedor tem de despender o seu tempo e esforço para realizar o empreendimento e garantir o seu sucesso”;
  3. “o empreendedor recolhe as recompensas sob a forma financeira, de independência, reconhecimento social e de realização pessoal”;
  4. “o empreendedor assume os riscos de insucesso do empreendimento, quer sejam riscos financeiros, sociais ou psicológicos/emocionais”.

A partir disso, eles concluem que é possível definir o empreendedor como uma pessoa que organiza recursos humanos, financeiros e materiais com o objetivo de atingir algo e ser independente.

A definição do que é ser empresário

A Enciclopédia Jurídica da PUC SP define que o empresário é aquele que exerce atividade econômica organizada para a produção ou circulação de bens ou serviços para o mercado.

“Na empresa (atividade) há uma organização dos fatores da produção (capital, trabalho, terra e tecnologia). O empresário é quem se apropria e organiza esses fatores da produção, para o exercício da atividade econômica no mercado. É nessa organização que se insere o empresário, como protagonista da atividade, como responsável”, explica a Enciclopédia.

As diferenças entre empresário e empreendedor

Para entender a diferença entre ambos, temos que recorrer às características de cada um. Como vimos antes, o empreendedor é uma pessoa que tem iniciativa, planeja suas ações, é perseverante e desenvolve produtos e serviços visando atender alguma demanda do consumidor.

Já o empresário está focado em administrar uma empresa. Por isso, suas características mais comuns são: planejamento, processo estruturais, amplo conhecimento financeiro. Podemos dizer que um empresário pode ser um empreendedor ao adquirir algumas de suas características. Assim como podemos dizer que um empreendedor pode se tornar um empresário.

banner do ebook de plano de negócios

“No caso do empresário, ele pode até possuir algumas das características do empreendedor. Mas suas competências estarão sempre voltadas para a perpetuação do negócio ou da empresa. Empresários abrem suas empresas, mas muitos compram ou herdam negócios prontos. E assim, optam por administrá-los sem grandes inovações, seguindo à risca a forma como era gerenciado”, explica o Sebrae.

Agora que você já sabe as diferenças entre empresário e empreendedor, o que acha de entender melhor a vida de um empreendedor? Neste artigo, explicamos tudo sobre o assunto. Leia agora mesmo nosso conteúdo!

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 40 mil empreendedores! Baixe agora mesmo o Manual Completo para Começar seu Próprio Negócio.

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

utilizamos cookies e respeitamos suas privacidade.