Skip to content

Saiba como promover um ambiente de trabalho saudável

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Desenvolver um ambiente de trabalho faz parte da gestão de pessoas e pode proporcionar excelentes resultados. Entenda mais sobre o assunto!

A gestão de pessoas passou por profundas transformações. Isso ocorreu tanto pela mudança geracional no ambiente de trabalho quanto pelos avanços tecnológicos. Desta forma, está cada vez mais humana.

Muitos empreendedores compreenderam que colaboradores felizes, e que têm os mesmos objetivos que a empresa, são muito mais produtivos. Diante disso, é comum encontrar empreendedores que desejam promover um ambiente de trabalho saudável. A questão é que nem sempre eles, de fato, sabem como fazer isso. Pensando em ajudá-los, decidimos compartilhar algumas dicas. Confira!

Desenvolva uma comunicação honesta

O primeiro passo para obter um ambiente realmente satisfatório para todos é compreender se a equipe está feliz. Sendo assim, é interessante promover um diálogo com os colaboradores. Conversa com eles em equipe e também individualmente.

Tente entender quais são suas maiores dificuldades, o que eles pensam sobre o trabalho, se estão felizes em seus cargos, o que falta para que eles possam ser mais produtivos. Tudo isso proporcionará um panorama para que você possa desenvolver mudanças positivas.

Promova feedbacks positivos

O colaborador precisa entender se seu trabalho é satisfatório. A forma mais eficaz para isso é por meio do feedback. A conversa permitirá que ele saiba onde está errando, em que pontos está acertando.

Além disso, o feedback é fundamental para que o líder oriente sua equipe a ser cada vez melhor. Por isso, é interessante que o gestor avalie cada colaborador antes da conversa. É essencial ter um bom embasamento para que o feedback realmente seja produtivo.

Invista em eventos comemorativos

Uma equipe de alta performance exige que todos os colaboradores tenham respeito uns com os outros. A forma mais simples de fazer com que eles tenham uma ligação é com eventos informais.

Um happy hour, por exemplo, possibilita que todos possam se conhecer além do trabalho. Cultivar relações pessoais, além das profissionais, permite que haja uma ligação e isso será benéfico para que a equipe possa desenvolver um bom trabalho.  

Ofereça remuneração e benefícios compatíveis com o mercado

Um colaborador feliz é aquele que é valorizado. Profissionais que recebem remunerações baixas acabam desmotivados. Diante disso, é interessante que a empresa proporcione salários que realmente façam com que o colaborador fique motivado com o seu trabalho.

Promova campanhas de incentivo

A campanha de incentivo é uma estratégia usada por diversas empresas visando aumentar o engajamento dos colaboradores e para promover um ambiente de trabalho saudável. Ela é utilizada quanto é necessário atingir uma meta e também para motivar a equipe.

Basicamente, a campanha funciona da seguinte maneira: a empresa oferece a premiação de uma viagem, eventos, day off ou home office para os colaboradores que obtiveram os melhores resultados em um determinado período.

É interessante destacar que os benefícios citados acima só serão realmente identificados quando a campanha de incentivo é desenvolvida com um planejamento adequado. Por isso, é interessante ficar atento em algumas questões, por exemplo:

Escute seus colaboradores: uma dica fundamental é ouvir os colaboradores para entender o que eles esperam de uma campanha e também para definir o perfil do público-alvo.

Por exemplo, não adianta promover uma ação que ofereça um dia de home office por semana, se o colaborador não tem o perfil para trabalhar dessa forma. Sendo assim, o profissional responsável deve ouvir os colaboradores e uma maneira de fazer isso é desenvolver uma pesquisa de opinião.

Defina a premiação: após ouvir e conhecer o perfil do público, o profissional deverá definir a premiação. Há diversos tipos de prêmios que podem ser ofertados em uma campanha de incentivo, como: viagens, dia de folga, cursos, dinheiro extra, eletrônicos, dia especial em algum lugar etc. O ideal é que o prêmio realmente agrade os colaboradores e façam com que eles fiquem incentivados para oferecer um bom trabalho para ganhar a recompensa.

Estabeleça os objetivos e metas: em seguida, o profissional precisará estabelecer os objetivos e metas da campanha. Lembrando que o objetivo é o foco principal da campanha e as metas é como chegar até ele.

Exemplificando: uma empresa pode ter como objetivo principal aumentar em 20% a venda de determinado produto. Para atingir isso, a meta é que cada colaborador consiga, no mínimo, vender 2% a mais.

O que queremos dizer é que o profissional responsável pela criação da campanha deverá estabelecer objetivos e metas para que a ação, de fato, proporcione bons resultados.

Faça a divulgação da campanha: banners, e-mail, folders. Enfim, é interessante apostar em diversos meios de divulgação para que a campanha realmente seja compreendida por todos os colaboradores.

Invista em uma liderança horizontal

A figura do chefe que manda, não escuta seus colaboradores e é temido já não faz mais sentido. Neste momento, diante das mudanças geracionais, cada vez mais se exerce a liderança horizontal. Ou seja, o líder se tornou uma figura respeitada, que consegue orientar seus colaboradores e ajudá-los a se tornarem cada vez melhor.

Nanus Burt, autor do livro Liderança Visionária explica que “os líderes assumem o controle, fazem com que as coisas aconteçam, sonham e depois traduzem esses sonhos em realidade. Os líderes atraem o compromisso voluntário dos seguidores, energizando-os, e transformam as empresas em novas entidades, com maior potencial de sobrevivência, crescimento e excelência”.

Ele ainda enfatiza que “a liderança eficaz energiza uma empresa para maximizar a sua contribuição para o bem-estar de seus membros e da sociedade da qual faz parte. Se os gerentes são conhecidos por suas habilidades de solucionar problemas, os líderes são conhecidos por serem mestres em projetar e construir instituições; eles são os arquitetos do futuro das organizações”.

Por fim, vale ressaltar que para promover um ambiente de trabalho saudável é interessante sempre se atualizar sobre o tema. Afinal, as relações continuando mudando a cada dia. Conheça mais sobre como as principais empresas atuam com gestão de pessoas. No nosso infográfico, por exemplo, explicamos como é trabalhar no Google e como transformar sua empresa!

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 40 mil empreendedores! Baixe agora mesmo o Manual Completo para Começar seu Próprio Negócio.

No comment yet, add your voice below!


Faça um Comentário