Guia completo para reduzir a rotatividade de colaboradores na empresa

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Não consegue reter talentos e está sempre contratando novas pessoas? Saiba que chegou a hora de começar a pensar em reduzir a rotatividade de colaboradores na empresa

Você contrata um colaborador que está completamente de acordo com os requisitos da vaga, mas pouco tempo depois ele pede demissão. A situação vem se repetindo constantemente e você, simplesmente, já não sabe mais o que fazer, certo?

Bom, neste caso, é essencial começar a realizar uma autocrítica sobre a postura que a empresa tem com seus colaboradores. Afinal, uma alta rotatividade de colaboradores na empresa indica que algo não está indo bem. Por isso, neste guia, vamos ajudar quem quer resolver o problema. Vamos lá?

Antes de tudo, entenda como a alta rotatividade de colaboradores impacta na empresa

É certo que você sabe que a alta rotatividade impacta de forma negativa na empresa. Contudo, pode ser que você não saiba exatamente os motivos disso. Só que eles precisam estar bem claros para que as mudanças possam ser colocadas em práticas sem tanta resistência. Alguns dos pontos negativos são:

  • Alto custo com contratação;
  • Equipe pouco produtiva;
  • Prejudica a imagem da marca;
  • Impacta negativamente na qualidade dos produtos/serviços.

Afinal, quais são os motivos que geram alta rotatividade na empresa?

Pode ser que você tem chegado até aqui e entenda, de fato, que a alta rotatividade de colaboradores não é algo bacana para uma empresa. Contudo, é possível que você não saiba quais são os motivos que podem levar a isso acontecer. Há muitas questões que devem ser levadas em consideração, por exemplo:

Ambiente hostil

Intrigas, falta de respeito com o outro, pressão e regras muito rígidas. Tudo isso faz com que o ambiente se torne hostil e prejudique o desempenho da equipe. Os colaboradores não se sentiram bem e com o tempo isso pode ser um dos motivos para o pedido de demissão.

Falta de plano de carreira

Quando os colaboradores sentem que não têm chances de crescimento, eles podem acabar desmotivados a desenvolverem o melhor de si mesmos. Isso também pode ser um dos motivos que podem levá-los e pedir demissão e buscar outras oportunidades.

Má liderança

A liderança é um dos pilares para que a equipe funcione bem. Só que quando ela é opressiva, vertical e desrespeitosa, isso faz com que os colaboradores não confiem em seus orientadores. Com o tempo, o desgaste emocional de ter que lidar com uma figura assim pode também ser um motivo para a demissão.

Salário abaixo do mercado

Bons funcionários podem acabar recebendo ofertas de trabalho melhores e indo embora. Por isso, é interessante que a empresa consiga oferecer um salário que realmente esteja de acordo com o mercado.

Como reduzir a rotatividade de colaboradores na empresa?

Agora que já compartilhamos qual o impacto e quais os motivos da alta rotatividade, é hora de falar sobre como reduzi-la na sua empresa. Saiba que o processo não será rápido e exigirá dedicação.

Isso porque mudar uma cultura organizacional leva realmente algum tempo para adaptação. No entanto, as dicas que vamos compartilhar serão fundamentais neste processo.

Tenha uma liderança que inspira

Atualmente, muito se fala sobre como a liderança é essencial para motivar e orientar os colaboradores. Neste sentido, é essencial que a empresa desenvolve uma. Um bom líder é aquela pessoa empática, que entende as necessidades dos seus colaboradores, que orienta a equipe para desenvolver o melhor e que está disponível para ouvir novas ideias.

Desenvolva um plano de carreira

Como mencionamos acima, o plano de carreira é essencial para que o colaborador tenha motivos para desenvolver o seu melhor. Sendo assim, é interessante desenvolver um na sua empresa, pois isso pode reter muitos colaboradores.

Ofereça horários flexíveis e trabalho remoto

Atualmente, muitas tarefas podem ser feitas apenas com um computador e acesso à internet. O trabalho remoto e os horários flexíveis entram como uma opção diferente e que pode ser muito positiva para reter talentos.

Invista em benefícios

Já pensou em oferecer dias de folga a mais? Ou quem sabe oferece um café da manhã para os colaboradores ou até mesmo criar ações de incentivo? Use sua criatividade e ofereça benefícios para que a equipe sinta que realmente é valorizada.

Crie um ambiente de trabalho saudável

É interessante conversar com todos da equipe para deixar clara que a cultura organizacional mudará e que a partir da reunião os colaboradores terão que respeitar algumas regras que se baseiam no respeito, transparência etc.

Para finalizar, é importante reiterar que reduzir a rotatividade de colaboradores na empresa não será uma tarefa fácil. Contudo, ela é essencial para que a empresa consiga reter talentos, economizar com custos de contratação e manter uma boa imagem. Curtiu o conteúdo? Nossa recomendação é que você leia nosso “guia definitivo sobre como desenvolver uma boa liderança”.

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 40 mil empreendedores. Baixe agora mesmo o Manual Completo Para Começar Seu Próprio Negócio.

No comment yet, add your voice below!


Faça um Comentário