Infográfico: Entenda aqui o que é e qual a importância do INPI!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Quer entender melhor sobre o que é e qual a importância do INPI para a sua empresa? Então continue lendo para saber mais:

Entra ano, sai ano. A cada dia o número de novos empreendimentos no país cresce. Mas, para garantir o sucesso e exclusividade do seu negócio, é preciso descobrir se não existe nenhuma outra empresa exercendo as mesmas funções que a sua. Para controlar este problema, o INPI existe e o seu conhecimento é de extrema importância para o novo empreendedor.

O que é INPI?

Criado em 1970, o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Economia, conforme Decreto nº 9.660, de 1º de janeiro de 2019. Sua missão é estimular a inovação e a competitividade a serviço do desenvolvimento tecnológico e econômico do Brasil, por meio da proteção eficiente da propriedade industrial.

Como dito anteriormente, entre os seus serviços estão os registros de marcas, desenhos industriais, indicações geográficas, programas de computador e topografias de circuitos integrados, as concessões de patentes e as averbações de contratos de franquia e das distintas modalidades de transferência de tecnologia. Na economia do conhecimento, estes direitos se transformam em diferenciais competitivos, estimulando o surgimento constante de novas identidades e soluções técnicas.

Quer saber mais? Confira nosso infográfico:

O QUE É E QUAL A IMPORTÂNCIA DO INPI PARA A MINHA EMPRESA? CONFIRA AQUI:

Imagem de um infográfico para remeter ao empreendedor que deseja saber qual a importância do INPI

Qual a importância do INPI para o meu negócio?

Uma marca identifica o seu negócio e o diferencia dos demais para o consumidor. Registrar seu nome comercial ou nome fantasia (e as imagens associadas a ele) é a única maneira de se proteger contra possíveis cópias e garantir a exclusividade do seu produto ou serviço. Além disso, uma marca exclusiva favorece que seu negócio ganhe espaço no mercado. Embora envolva custos, é um investimento, e não uma despesa. Essa ação no futuro vai se refletir no fluxo de caixa da empresa.

Qualquer pessoa física ou jurídica que esteja exercendo atividade legalizada e efetiva pode requerer o registro de uma marca. Entre os seus diversos benefícios, este registro garante ao empresário e a sua empresa exclusividade e segurança ao empreendimento.


E aí, agora que você sabe o que é e qual a importância do INPI para a sua empresa, não perca mais tempo e vá atrás desse registro.

Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Comente e participe para que possamos melhorar, cada vez mais, os conteúdos do Abertura Simples.

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 40 mil empreendedores. Baixe agora mesmo o Manual Completo Para Começar Seu Próprio Negócio.

No comment yet, add your voice below!


Faça um Comentário