Por que o RH é tão importante em uma empresa?

 em Gestão e Produtividade

Você sabe qual a importância do RH dentro de uma organização? Não adianta focar os esforços numa só área de sua empresa. Tudo tem que funcionar o mais próximo da excelência possível para que seu negócio flua e cresça. Ou seja, ao contrário do que muitos empreendedores pensam, não são apenas os setores diretamente ligados às vendas que precisam de uma atenção especial. Por muitas vezes, esquecemos de uma seção imprescindível de uma empresa: os Recursos Humanos.
E o pior, esquecemos do motivo de tal importância: o RH é o elo entre a empresa como instituição com os colaboradores. É o que faz o ciclo funcionar. Não é somente o setor que escolhe as pessoas que vão trabalhar na empresa e os cargos delas. A equipe de Recursos Humanos é a responsável por manter todo o ambiente profissional num bom estado comportamental e emocional.

Profissionais de RH

O pessoal do RH é quem consegue criar uma boa convivência entre os colaboradores e a equipe de superiores, fazendo tudo ser mais agradável. Afinal, quando você consegue um bom funcionário, a ideia é fazer o melhor possível para mantê-lo motivado e dentro da organização, certo?
Uma gestão de pessoas eficiente compreende as vontades e os talentos em potencial de cada colaborador, a fim de que ambos tenham a melhor experiência possível dentro da empresa, com resultados mais satisfatórios e motivadores.
O setor dos Recursos Humanos é responsável também pelo funcionamento de partes essenciais do cotidiano da empresa: pagamentos, férias, contratações e demissões, entre outros. Ou seja, com tantas tarefas imprescindíveis, o RH é uma área vital no funcionamento de qualquer negócio, pois lida não somente com as pendências mais práticas e burocráticas relacionada a equipe, mas também demonstra o valor e apreço que a organização tem pelo colaborador.
Foto de algumas pessoas sentadas em uma sala, mostrando apenas seus pés, demonstrando a importância do setor de rh

Na prática, o que o RH pode fazer por mim?

Seleção de talentos

Os profissionais que trabalham no setor de RH de uma empresa tem como função cuidar da parte operacional relacionada a entrevistas de emprego. Geralmente, possuem os conhecimentos necessários para identificar os melhores talentos para uma empresa.
Eles devem analisar o perfil, comparar currículos e identificar quais as habilidades de cada candidato, para assim escolher novos funcionários para participar do negócio.

Salários e benefícios

Além disso, o RH também cuida dos colaboradores que já fazem parte do quadro de funcionários. Esse setor trabalha com a definição e gerenciamento de salários e benefícios dos funcionários de forma estratégica, com a intenção de reter os talentos.
Existe também a possibilidade de trabalhar um programa de benefícios, como plano de saúde, vale refeição, seguros, e outas vantagens. Esse investimento é essencial para motivar o funcionário, para que ele se sinta valorizado e estimulado a continuar na empresa.

Contato direto

Outro trabalho importante do RH é o contato direto com os funcionários, para receber críticas, propostas e elogios. Essas informações servem para identificar quais as principais dificuldades e o que pode ser melhorado no ambiente interno da empresa. Em seguida, podem ser repassadas para os chefes de departamento ou administradores gerais.
Por ser um canal eficiente entre colaboradores e gestores, pode se contar com esse profissional também para cuidar do desligamento de funcionários e papelada administrativa que isso demanda.

Análise de desempenho

Por fim, a equipe de recursos humanos tem o dever de acompanhar o desempenho dos funcionários. Ela deve analisar a produtividade dos colaboradores de acordo com as metas, estratégias e objetivos de crescimento que a empresa possui.
É essencial que os profissionais desse setor estejam sempre atentos as novas tecnologias e atualizações que vão surgindo, estudando sempre as melhores ferramentas de controle, análise de dados e planejamento.


Concluímos então que o RH tem um papel importante na gestão de pessoas dentro de qualquer organização. Se sua empresa possui dificuldades com as equipes e público interno, talvez seja a hora de investir nesse setor. Sempre que achar necessário, busque o auxilio de profissionais de recursos humanos.
Está pensando em implantar um setor de RH na sua empresa? Conhece dicas que podem ajudar aqueles que estão pensando em iniciar essa área? Comente e participe para melhorar, cada vez mais, os conteúdos do Abertura Simples.

Postagens Recentes

Deixe uma resposta

Foto de muitas pessoas com as mãos juntas, representando a gestão de pessoas nas PMEsLogo do aplicativo Slack