Conheça quatro indicadores de produtividade que podem ajudar muito sua empresa!
Os indicadores de produtividade, também conhecidos como indicadores de desempenho ou KPIs (Key Performance Indicator), não se referem apenas à quantidade de resultado que uma empresa apresenta, mas também à qualidade de seu serviço ou produto. Nesse caso, é preciso que estejam alinhados com os objetivos da organização.
Eles são a chave para medir e, consequentemente, melhorar o seu desempenho nos negócios. Por isso, apresentamos a seguir alguns indicadores de produtividade que podem fazer toda a diferença em qualquer negócio! Continue lendo:
Rotatividade de funcionários
Esse indicador de produtividade não recebe muita atenção por parte dos empreendedores, mas ele reflete diretamente na empresa. Você já analisou quantos colaboradores são contratados e demitidos na sua empresa? Cada profissional que sai leva junto seu tempo de experiência e conhecimentos.
Áreas com muita rotatividade tendem a gerar mais custo, especialmente em pequenas empresas. Quanto menor a rotatividade, maiores as chances de a equipe ter mais tempo para se conhecer e trabalhar melhor junta. Resumindo, todos ganham se você não precisar demitir funcionários frequentemente.
Ticket Médio
Esse é um dos principais indicadores de produtividade, principalmente para determinar se seu serviço/produto está dando lucro ou prejuíxo.
Quando falamos em “ticket”, significa quanto seu cliente gastou em uma compra ou contratação. O valor que costuma sair na maioria desses pedidos ou serviços prestados é o “médio”. Basicamente, representa a média que você ganha por cliente atendido.
Vamos supor que seu ticker médio seja de R$100. Esse valor pode parecer bom, mas se você analisar que o custo de todo o serviço prestado, atendimento e publicidade seja esse mesmo valor, então seu prejuízo está sendo enorme! É hora de aumentar seu ticket médio.
Número de reclamações
Esse indicador serve para identificar a insatisfação dos clientes com seu produto/serviço. Pode ser um indicador temido, mas jamais deve ser ignorado, pois podem servir para que você melhore algo no seu negócio que esteja errado.
Muitas pessoas tendem a ignorar e abafar as criticas, e elas realmente são comuns no começo do negócio. Mas é importante ouvir os clientes e aprender com eles. Com o tempo, será possível fazer uma análise melhor das criticas e ter bons resultados para contornar os problemas.
Taxa de vendas bem-sucedidas
Já falamos sobre os clientes que compraram, mas esse leva em conta também aqueles que não chegaram a fechar negócio. Basicamente, deve-se fazer uma proporção entre pessoas atendidas e clientes adquiridos.
Se sua taxa for de 10%, por exemplo, significa que de cada 10 contatos, apenas 1 está lhe trazendo dinheiro. Dependendo do custo de operação, isso pode ser um grande problema e trazer prejuízos enormes.
Benefícios de adotar indicadores de produtividade
Trabalhar com esses indicadores permite ir além de apenas controlar o que acontece na empresa. Também é uma forma de otimizar os processos para atingir os objetivos estratégicos.
Assim, é possível obter informações mais precisas e mensuráveis sobre cada etada do processo, permitindo que as tomadas de decisão sejam mais acertadas. Pode-se também obter mais eficiência e eficácia, elevando a qualidade dos resultados finais e estabelecendo padrões maiores, de acordo com as expectativas dos clientes.
Gostou desses indicadores de produtividade? Já está usando algum deles na sua empresa? Comente e participe para que possamos melhorar, cada vez mais, os conteúdos do Abertura Simples.
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