7 dicas para não ter problemas com juros na sua empresa nunca mais!

Quase sempre nossos olhos brilham com o anúncio de um produto parcelado em X vezes sem juros, porque sabemos que não pagar juros na empresa faz com que a gente economize dinheiro. Porém, muitas pessoas, ao decidirem abrir seus negócios, acabam ficando endividadas. Temidos e odiados, os juros têm má fama principalmente porque quase todo mundo conhece a história de alguém que se enrolou com uma dívida e teve dificuldade para sair do vermelho.

Resumidamente, juro é o preço que você paga para alguém que te emprestou dinheiro. Se você precisa de dinheiro e faz um empréstimo no banco, o banco te cobra um valor por esse serviço. Mas se você está em busca de formas de solucionar esse problema na sua empresa, confira as dicas que separamos a seguir! Continue lendo:

Como não ter mais juros na empresa:

1. Organizar as rotinas diárias

Planejamento, organização, prioridades e uma agenda são as chaves para um dia produtivo e sem surpresas assustadoras. Anote tudo que precisa ser feito, tenha na agenda as datas limites de pagamento de cada conta, autorize débito automático para as contas que puderes, assim não irá correr risco de pagar juros na empresa.

2. Não atrasar as contas

Se você é naturalmente esquecido, assim como muitas pessoas são, e tem o mau costume de esquecer de pagar as contas ou não sabe quando elas vencem, saiba que existe solução. Acesse a internet banking da instituição contratada e autorize o débito automático das contas que puderes.

Para aquelas que onde não está disponível essa opção, a melhor solução é tomar uma atitude na hora em que são recebidas, agendando o pagamento através internet banking para a data de vencimento. Tome cuidado para não realizar o pagamento em duplicidade! O Sistema de Gestão Financeira Flua ajuda a realizar esse controle, sinalizando que o pagamento das contas foi agendado.

3. Ter ciência do saldo na data de pagamento

É importante manter o controle do saldo da empresa através de um fluxo de caixa. Assim você terá a previsão da disponibilidade de dinheiro no dia de pagamento.

Lançar despesas e receitas em um software facilitará a gestão de seu saldo. Tanto do atual como do previsto para as datas desejadas. É simples, prático e ajuda a pagar zero de juros na empresa!

4. Planejar o pagamento das contas

Manter o histórico de gastos fixos é fácil, pois eles se repetem todos os meses (salários, internet, aluguel, etc).

Para estes gastos previsíveis, devemos provisionar a receita necessária para pagá-los, seguindo um dos princípios da contabilidade, de prudência. Por exemplo, nos últimos 12 meses a conta de luz variou entre R$ 400,00 e R$ 600, então, planeje sempre utilizando o maior valor, para não ter sustos.

Não planejar a sua previsão de gastos ou utilizar o valor menor do que o real como planejamento, podem ser motivos que você pagar juros.

5. Não misturar o dinheiro da empresa com o pessoal

Talvez um dos fatores mais importantes para se ter saúde financeira na empresa é nunca misturar o bolso dela com o do dono. Não use o dinheiro da empresa para pagar contas pessoais.

Se as contas pessoais estão desorganizadas, considere uma boa saúde financeira da empresa como uma das principais atitudes para transmitir saúde também para a vida pessoal. Caso a empresa não possa mais pagar seus sócios e funcionários, aí o problema será muito maior.

6. Saber quanto custa seu trabalho

Calcule quanto custa para realizar o trabalho que você entrega ao consumidor, seja ele produto ou serviço. Saiba quais são os seus gastos fixos (que pagará sempre) e quais são seus variáveis (que pagará se vender).

Defina uma margem de lucro justa a partir do custo que tem para fornecer ao mercado, considerando inclusive os custos financeiros de parcelamento. Não lucrar fará com que sua empresa adquira dívidas e juros, sobre juros, sobre juros…

7. Ter capital de giro

A sua empresa precisará parcelar, precisará comprar matéria-prima, passará por meses em que o mercado não costuma comprar de você e outros diversos motivos para ela tenha dinheiro em caixa.

Se você está ansioso para encher a conta bancária e tira mensalmente lucros da empresa, deixando ela zerada, saiba que logo endividará a empresa. Mantenha um capital de giro suficiente para a empresa seja saudável e funcional.


E aí, gostou das dicas para não pagar juros na empresa? Conhece outras que poderiam ajudar mais empreendedores? Comente e participe para que possamos melhorar, cada vez mais, os conteúdos do Abertura Simples.

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 40 mil empreendedores. Baixe agora mesmo o Manual Completo Para Começar Seu Próprio Negócio.

No comment yet, add your voice below!


Deixe uma resposta