Liberdade Financeira com “Pai Rico, Pai Pobre”

Esse vídeo é para todos, para empreendedores, trabalhadores, desempregados e qualquer pessoa que busque a liberdade financeira para explicar a teoria do livro best-seller “Pai Rico, Pai Pobre”, de Robert Kiyosaki.

Liberdade Financeira

Todo mundo busca segurança e liberdade. Imagine que você está trabalhando só para pagar as contas, está enxugando gelo e não acaba nunca essa bola de neve. Muitos imaginam que precisam ganhar uma promoção ou um aumento de salário, e acham que ganhar mais seja a solução. Mas não é bem assim que funciona, ganhando mais talvez você tenha de gastar mais também.

É necessário entender como economizar também. Ganhar R$1.000, economizar 10% ou 20%, é fator preponderante para ter uma liberdade financeira? Não, e eu vou te explicar porquê.

Hoje, a nossa taxa Selic, que remunera as nossas aplicações bancárias, está em aproximadamente 6%. Isso é muito pouco, descontando ainda a inflação ela deve ficar por volta de 3%. A longo prazo, isso não será suficiente para criar uma reserva financeira.

Pai Rico, Pai Pobre

No livro, o Robert Kiyosaki explica que você deve criar múltiplas fontes de renda. Através do quadrante apresentado no vídeo e montado pelo próprio Robert, vou explicar aonde você está, para onde pode migrar, para onde deve ou não migrar.

Pai Pobre

E – Empregado

Nesse caso, você troca seu tempo por dinheiro, e seu tempo é finito. Você possui apenas 24 horas por dia e não pode mudar isso.

P – Pequenos negócios – Autonomos

Cuidado, porque se o seu negócio for sempre pequeno e você precisar trabalhar nele, você se tornará escravo. Uma dica é: se você quer estar nessa parte porque acha que ela é uma alternativa, é melhor continuar como empregado, pois lá não há risco. O que você tem de fazer é migrar do pequeno negócio para transformá-lo em um grande negócio.

Pai Rico

G – Grande Negócios

Não precisa ser necessariamente uma empresa enorme, mas é um negócio que funciona mesmo sem a sua participação. Você irá observar, interagir, mas ele te gera receita sem você necessariamente estar lá trabalhando nele. Isso é perfeito, porque você vai ter mais tempo para pensar em como ganhar mais dinheiro, e tempo é fundamental. Você começará a ter mais tempo livre para pensar em investir.

I – Investidores

Quais os melhores investimentos? Aonde eles estão? Como fazer o seu dinheiro multiplicar?


Em que momento você quer estar, do pai rico ou pai pobre? Ninguém está falando em ficar milionário, mas sim que você consiga gerar a liberdade financeira para que você não seja um escravo do dinheiro. O dinheiro deve trabalhar por você, e não o contrário. Essa liberdade, cada vez mais, te dá condições de gerar mais dinheiro.

A empresa grande você consegue vender, porque ela não depende de você, diferente da pequena. Se você sair, o negócio quebra. Então você deve sempre pensar em migrar para a Grande ou trabalhar bastante para virar um Investidor.

Agora, investimentos como poupança, renda fixa e tudo isso que temos no mercado não são suficientes. Você terá de partir para um investimento um pouco mais agressivo, como uma renda variável ou ações, para que você consiga rentabilizar um pouco mais seu dinheiro.

Já na coluna do pai pobre, você tem a vantagem da segurança. Podem te dizer que é necessário conseguir um bom emprego, trabalhar em uma multinacional, pois só alí você terá mais segurança, e eu também acho. Se é isso que você busca, fique ali. Trabalhe bastante por longos anos para trazer o seu dinheiro para se tornar um investidor, cada vez mais profissional, e fazer seu dinheiro trabalhar por você. Então não está errado estar nessa coluna. No livro, o Robert diz que sim, mas depende do que você quer.

Em qual você quer ficar?

Nem todo mundo quer ser um grande empresário, tomar riscos. Por isso que esse conteúdo não é só para o empreender, é para todo mundo. Lembra o que eu te falei sobre a liberdade financeira, a reserva de dinheiro para ficar tranquilo? Você precisa repensar isso na sua vida, porque se você está trabalhando apenas pelo dinheiro, tem um problema sério ai. Você vai passar a vida inteira assim, quando tiver 70 anos não terá uma reserva financeira e continuará pensando como Pai Podre e não terá migrado para o migrante do Pai Rico.

“Rogerio, mas eu não tenho o desejo de ficar milionário”. Ninguém está te falando isso. Mas se quiser, basta criar uma grande empresa, gera riqueza nela, essa empresa trabalhará para você, pessoas trabalham para que você fique mais rico e você vira um grande investidor. Esse dinheiro começa a trabalhar para você, terá mais tempo e isso te leva para o caminho do Pai Rico. Mas se não quiser, pelo menos tenha uma rezerva financeira.

Se você está sempre correndo atrás do dinheiro, sempre individado, com problemas, então você não está com cabeça para pensar em quais são os melhores investimentos. Não está com cabeça para fazer sua empresa sair de Pequena, para Grande. Então essa é uma dica para todos.


Espero que você tenha gostado desse livro, recomendo para quem não leu. Existem duas versões, e até mesmo uma para crianças. Já leu o livro? Entendeu como conquistar sua liberdade financeira? Comente e participe para que possamos melhorar, cada vez mais, os conteúdos do Abertura Simples.

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 40 mil empreendedores. Baixe agora mesmo o Manual Completo Para Começar Seu Próprio Negócio.

1 Comment

  1. Interessante o teor desse livro, já vi muitas pessoas aplaudirem o Pai rico e Pai pobre, mas pensei que era uma história qualquer, olha tá de parabéns o autor e as pessoas que já leram …vou me habituar nesta leitura tbm, pois sempre estive em busca da liberdade financeira…muito obrigado mesmo


Deixe uma resposta