Confira 7 lições que todo empreendedor só aprende depois do fracasso do negócio para tentar novamente
Ver o negócio ao qual você se dedicou tanto chegar ao fim não é fácil para ninguém. No entanto, apesar de dolorida, a falência é com certeza um momento de grande aprendizado para o empreendedor.
Desistir não é uma opção, o próximo empreendimento pode fazer muito mais sucesso do que o anterior. Por isso, apresentamos a seguir sete lições que podemos tirar desse processo tão difícil. Continue lendo:
7 lições do fracasso do negócio:
1. Comece pequeno
Uma das lições mais importante que os empreendedores podem aprender com o fracasso do negócio é que ele precisa amadurecer. Ele precisa ser pequeno um dia para depois ser grande no dia seguinte. E para isso, é necessário percorrer um caminho, principalmente quando você não tem estrutura financeira ou experiência.
2. Tenha foco
O foco é uma característica importantíssima para quem quer empreender. E a falta dele pode levar um negócio a fechar as portas. Muitas boas possibilidades vão surgir no caminho, principalmente quando o negócio está indo bem, e você não poderá abraçar tudo ao mesmo tempo. O aprendizado maior é: foco nos objetivos que se deseja alcançar.
3. Consulte o mercado
Iniciar um negócio sem saber como o mercado está se comportando é um erro muito comum entre empreendedores. De nada adianta ter uma ideia que você considera inovadora sem interação com o mercado, sem saber se existe demanda para esse produto ou serviço, se já existe muita concorrência para ele… Por consequência, muitos acabam criando um negócio que pode não fazer o sucesso esperado e encontrar muita dificuldade em emplacar vendas.
4. Teste seu produto
Deixar de testar o produto antes de investir uma boa quantidade de dinheiro nele é outro erro comum entre empreendedores. Essa é uma lição importante que se aprende com o fracasso do negócio, pois muitos aplicam milhares de reais no desenvolvimento e lançamento do seu produto ou serviço, mas a empresa acaba não sendo bem sucedida por esquecerem de testar e validar a ideia do negócio antes. O certo é criar primeiramente um MVP (Minimum Viable Product) para saber se a ideia inicial corresponde a realidade.
5. Separe pessoal de profissional
Outro erro comum entre empreendedores e que pode levar ao fim de um negócio é não dar a devida atenção aos contratos e misturar questões pessoais com questões profissionais. Isso pode parecer bobeira no início, mas no futuro, caso haja algum desentendimento, pode prejudicar muito os sócios. Por isso, é necessário prestar atenção também à contratos e evitar ao máximo misturar assuntos da empresa com questões pessoais dos sócios.
6. Valorize o que você sabe fazer
Não tente moldar seu negócio ao que você acha que o mercado quer, e sim invista naquilo que você sabe fazer. Muitas vezes, você não tem de se encaixar em um modelo pronto, com custos altos e um público que você não entende. Busque partir para algo diferente do padrão, e as chances de ter sucesso serão muito maiores.
7. Saiba recomeçar
Algumas pessoas chegam ao topo, mas acabam caindo por algum erro no planejamento ou operação da empresa. Porém, esse momento é um dos mais desafiadores: se reinventar e persistir no empreendedorismo. Nesse momento é necessário tomar novos rumos, sejam eles mudar de setor e ir em busca de novos nichos, ou se reinventar, trazendo algo inovador e atrativo para o comércio. A mudança é difícil para qualquer pessoa, e exige planejamento, persistência, comprometimento e autoconfiança.
E aí, gostou dessas lições que podemos aprender com o fracasso do negócio? Vai tentar recomeçar no empreendedorismo? Comente e participe para que possamos melhorar, cada vez mais, os conteúdos do Abertura Simples.
No comment yet, add your voice below!