Skip to content

7 lições que todo empreendedor só aprende com o fracasso de um negócio

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Confira 7 lições que todo empreendedor só aprende depois do fracasso do negócio para tentar novamente

Ver o negócio ao qual você se dedicou tanto chegar ao fim não é fácil para ninguém. No entanto, apesar de dolorida, a falência é com certeza um momento de grande aprendizado para o empreendedor.
Desistir não é uma opção, o próximo empreendimento pode fazer muito mais sucesso do que o anterior. Por isso, apresentamos a seguir sete lições que podemos tirar desse processo tão difícil. Continue lendo:

7 lições do fracasso do negócio:

1. Comece pequeno

Uma das lições mais importante que os empreendedores podem aprender com o fracasso do negócio é que ele precisa amadurecer. Ele precisa ser pequeno um dia para depois ser grande no dia seguinte. E para isso, é necessário percorrer um caminho, principalmente quando você não tem estrutura financeira ou experiência.

2. Tenha foco

O foco é uma característica importantíssima para quem quer empreender. E a falta dele pode levar um negócio a fechar as portas. Muitas boas possibilidades vão surgir no caminho, principalmente quando o negócio está indo bem, e você não poderá abraçar tudo ao mesmo tempo. O aprendizado maior é: foco nos objetivos que se deseja alcançar.

3. Consulte o mercado

Iniciar um negócio sem saber como o mercado está se comportando é um erro muito comum entre empreendedores. De nada adianta ter uma ideia que você considera inovadora sem interação com o mercado, sem saber se existe demanda para esse produto ou serviço, se já existe muita concorrência para ele… Por consequência, muitos acabam criando um negócio que pode não fazer o sucesso esperado e encontrar muita dificuldade em emplacar vendas.

4. Teste seu produto

Deixar de testar o produto antes de investir uma boa quantidade de dinheiro nele é outro erro comum entre empreendedores. Essa é uma lição importante que se aprende com o fracasso do negócio, pois muitos aplicam milhares de reais no desenvolvimento e lançamento do seu produto ou serviço, mas a empresa acaba não sendo bem sucedida por esquecerem de testar e validar a ideia do negócio antes. O certo é criar primeiramente um MVP (Minimum Viable Product) para saber se a ideia inicial corresponde a realidade.

5. Separe pessoal de profissional

Outro erro comum entre empreendedores e que pode levar ao fim de um negócio é não dar a devida atenção aos contratos e misturar questões pessoais com questões profissionais. Isso pode parecer bobeira no início, mas no futuro, caso haja algum desentendimento, pode prejudicar muito os sócios. Por isso, é necessário prestar atenção também à contratos e evitar ao máximo misturar assuntos da empresa com questões pessoais dos sócios.

6. Valorize o que você sabe fazer

Não tente moldar seu negócio ao que você acha que o mercado quer, e sim invista naquilo que você sabe fazer. Muitas vezes, você não tem de se encaixar em um modelo pronto, com custos altos e um público que você não entende. Busque partir para algo diferente do padrão, e as chances de ter sucesso serão muito maiores.

7. Saiba recomeçar

Algumas pessoas chegam ao topo, mas acabam caindo por algum erro no planejamento ou operação da empresa. Porém, esse momento é um dos mais desafiadores: se reinventar e persistir no empreendedorismo. Nesse momento é necessário tomar novos rumos, sejam eles mudar de setor e ir em busca de novos nichos, ou se reinventar, trazendo algo inovador e atrativo para o comércio.  A mudança é difícil para qualquer pessoa, e exige planejamento, persistência, comprometimento e autoconfiança.


E aí, gostou dessas lições que podemos aprender com o fracasso do negócio? Vai tentar recomeçar no empreendedorismo? Comente e participe para que possamos melhorar, cada vez mais, os conteúdos do Abertura Simples.

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 40 mil empreendedores! Baixe agora mesmo o Manual Completo para Começar seu Próprio Negócio.

No comment yet, add your voice below!


Faça um Comentário