Lições de empreendedorismo com Gustavo Kuerten (Guga)

 em Empreendedorismo, Vídeos

Olá, seja bem vindo ao Abertura Simples. Hoje eu queria compartilhar um pouco da história de uma pessoa fantástica e inspiradora: Gustavo Kuerten. O maior tenista brasileiro de todos os tempos pode te dar uma aula de empreendedorismo!

Eu acompanho de perto o Guga; ele tem uma marca que, pelas últimas notícias, está faturando por volta de R$ 250 milhões. Ele se transformou em um grande empreendedor, e ainda ajuda várias causas sociais. Mas muitos não sabem o que ele fez, e por isso eu queria contar como ele fez o impossível. Confira a matéria ou veja o vídeo:

História de Gustavo Kuerten

Para isso, precisamos voltar lá em meados dos anos 90, onde tinhamos a seleção de volei sendo campeã olimpica em 92, já em 94 a nossa seleção de futebol sendo tetra campeã do mundo, tinhamos também nosso querido Ayrton Senna. De repente, desabrocha também esse cara fantástico, que é o Guga. Mas antes dele ser campeão de um dos maiores torneios de tênis do mundo, o Roland Garros, ele enfrentou várias dificuldades. São os mesmos obstáculos que enfrentamos como empreendedores, que são necessários superar.

Para quem não sabe a história do Guga, ele teve uma infância muito difícil em Florianópolis. A primeira tragédia da sua vida foi com o irmão caçula, Guilherme. Ele sofreu uma privação de oxigênio, com isso teve danos cerebrais irreversíveis e problemas físicos. Mas a segunda não demorou muito a acontecer.

Incentivado sempre por seu pai, Aldo Kuerten, que era jogador de tênis amador e também árbitro, ele começou a jogar também quando tinha apenas 6 anos. Porém, 2 anos depois, seu pai, grande ídolo e incentivador, faleceu enquanto arbitrava uma partida de tênis infantil. Ele teve uma parada cardíaca fatal.

O que para muitos parecia ser um choque, mesmo sem incentivo do pai dele, ele continua no tênis e começa a ter grandes progressos. E qual é a diferença do Guga para uma pessoa normal? Desde cedo ele já sabia o que queria, e isso era algo realmente difícil. Ele queria chegar onde nenhum brasileiro havia chegado antes: ser campeão de um grande torneio de tênis.

Foi nesse momento que Gustavo Kuerten encontra Larri Passos, que vem a ser seu grande parceiro, mentor e treinador. Larri começa a incentivá-lo, treiná-lo e já encontra a primeira dificuldade, que era não ter um lugar para treinar.

Gustavo Kuerten no Roland Garros

Ele foi chorar as pitangas, dizer que não tinha condição, que o país não dá condições para o tênis e os esportistas? Não, Guga construiu a própria quadra e começou a treinar. Ele começa a participar de campeonatos, mas até então ele não tinha uma grande expressão. Até que ele chega no famoso Roland Garros.

Eu me lembro desse dia, em 1997. O Brasil inteiro assistia aquela final, e talvez, mesmo para quem não gostava de tênis, aquilo foi extremamente emocionante. Quem viu aquela final ao vivo sabe exatamente do que eu tava falando.

Aquele menino, que enfrentou todas essas dificuldades que comentamos aqui foi lá, com 21 anos, e ganhou um dos torneios de tênis mais importantes do mundo. Esse feito extraordinário é uma das lições que Guga ensina como podemos chegar no impossível.

Dicas de empreendedorismo de Guga

O Guga nos ensina a acreditar no impossível, e ele é um exemplo de quem foi lá e fez. Ele nos ensina a não tentar olhar as coisas pelo lado de dentro, mas sim tentar sair fora da caixa, para entender nosso negócio e onde queremos chegar. Ele tem uma história de resiliência, que mesmo com tantas dificuldades, conseguiu superar todos os obstáculos.

Sou fã do Guga, tanto como tenista como pessoa, porque ele ajuda muitas ONGs e pessoas. Além do mais, ele está sempre sorrindo. Você pode ver que em qualquer lugar ele está sempre de bom humor.

A maior lição que ele nos deixa é: vamos atrás do feito extraordinário, fazer o impossível. Vai ser difícil, especialmente para quem está começando a empreender, terá de passar pelos obstáculos que ele passou. Você terá de construir sua própria quadra, seus amigos não vão te ajudar, nem a sociedade e nem o governo. Muitos vão te chamar de louco, mas você vai lá e vai fazer porque você é campeão.

Então é isso que eu gostaria de deixar de legado aqui sobre o Guga e a história dele. Siga ele nas redes sociais, ele faz muitos trabalhos legais. Gostaria de agradecer também ao próprio Gustavo Kuerten por tudo que ele vêm fazendo, ajudando tantas pessoas, e deixar um grande abraço a todos os empreendedores.


Gostou desse conteúdo? Já conhecia a história de Gustavo Kuerten? Comente e participe para que possamos melhorar, cada vez mais, os conteúdos do Abertura Simples.

Postagens Recentes

Deixe uma resposta

foto de danilo para o vídeo com dicas para se comunicar melhor