Dica Simples 3: Livro A Marca da Vitória

 em Empreendedorismo, Vídeos

Hoje vou falar sobre um presente que ganhei do meu filho, o livro A marca da vitória, a autobiografia do criador da Nike, Phil Knight.

O Canal Abertura Simples é voltado para contar histórias de empreendedores de sucesso. Além disso, falamos sobre livros que podem te ajudar na gestão do seu negócio. Entre autobiografias, auto-ajuda e livros motivacionais, nesse artigo iremos falar sobre o Phil Knight, o criador da marca Nike.

Sobre o livro A Marca da Vitória

O Phil quando tinha 24 anos era mochileiro, viajava por todo o mundo, mas decidiu empreender. Ele, que gostava muito de esportes, principalmente de corrida, viu que nos Estados Unidos, em uma época pós segunda guerra, haviam poucas marcas de tênis, e de tênis focados em corrida.

Em meio a isso, Phill fez uma pesquisa, uma analise de mercado. Descobriu que existia espaço para trazer uma nova marca para os Estados Unidos, um novo tipo de tênis. Talvez ele conseguisse criar um tênis até melhor do que a grande marca da época, a Adidas.

Após muito pesquisar, ele foi até o Japão. Um americano em um Japão pós segunda guerra, uma coisa extremamente complicada. Diz o livro que Phil pegou 50 dólares emprestado do pai, e foi para o Japão em busca de uma industria de tênis. Ele queria tentar importar os tênis para os Estados Unidos.

Foi uma aventura atrás do sonho de empreender. Se tudo desse certo ele teria um novo produto especializado para um mercado que era carente nesse ramo. Ele teria tênis de alta performance. Pensando nisso, ele viu nos tênis japoneses, uma capacidade de importar para o mercado americano.

No livro, Phil conta como ele mostrou o mercado americano de tênis para os japoneses e como começou a desbravar o que seria a Nike de hoje em dia.

O que podemos aprender com tudo isso?

O livro fala sobre o início de Phil, quais foram os desafios e dificuldades, quais foram os sucessos dele. Phil conta que a parceria com o Michael Jordan foi um grande sucesso.

Com esse livro conseguimos enxergar quais são as parcerias que podemos agregar ao nosso negócio, quem são os personagens que podemos agregar para transformar o nosso negócio. Aprendemos desde o inicio como foi feita a transformação desse negócio que hoje é a Nike.


Gostou dessa dica? Comente e participe para que possamos melhorar, cada vez mais, os conteúdos do Abertura Simples.

Postagens Recentes

Deixe uma resposta

Posicionamento de mercado - Abertura Simplesvendas através de indicações - Abertura Simples