fbpx

10 livros sobre finanças que todo empreendedor deve ler para conquistar o sucesso financeiro.

 em Planejamento e Finanças

Quer entender e saber administrar melhor algo tão importante para uma empresa? Confira esta lista com 10 livros sobre finanças que todo empreendedor precisa ler.

Tornar-se o próprio chefe e alcançar a tão sonhada independência financeira é o sonho de muitos empreendedores. Toda empresa precisa se preocupar com os seus controles financeiros. Fazer uma boa gestão das costas, em qualquer tipo de negócio, é essencial para se organizar e se preparar para o futuro, prevenindo-se de quaisquer eventuais problemas. O controle financeiro quando bem feito, também faz a empresa economizar em diversos fatores.

Mas, o que acontece é que muitas vezes esses novos empresários entram no ramo sem muitos conhecimentos para administrar todas as tarefas da empresa. E para este problema, temos a solução.

Pensando nessa dificuldade que afeta muitos empreendedores, resolvemos fazer uma lista de 10 livros sobre finanças que todo empreendedor deve ler para fazer um ótimo controle financeiro no seu empreendimento. Continue lendo para saber mais:

10 LIVROS SOBRE FINANÇAS PARA OS EMPREENDEDORES TEREM MUITO SUCESSO EM SUAS EMPRESAS:

Finanças para empreendedores e profissionais não financeiros

Para iluminar os caminhos financeiros dos empreendedores, os autores Gustavo Cerbasi e Rafael Paschoarelli escreveram o livro Finanças para empreendedores e profissionais não financeiros. Nele, os autores abordam a importância de saber interpretar os números da empresa, afinal, você precisa ter certeza de estar vencendo corretamente. Um profissional que não sabe utilizar as informações contábeis da empresa, independentemente da área em que atua, está o perdendo a oportunidade de usar as melhores informações disponíveis para o direcionamento de suas estratégias. Ao contrário do que muitos pensam, para administrar bem uma empresa não é preciso adquirir profundas habilidades em Contabilidade e Finanças.

Matemática para empreendedores

Escrito por James Teixeira, este livro pretende levar o leitor a refletir sobre a necessidade que o empreendedor deve ter visando desenvolver competências que o levem à sua capacitação técnica. Isto implicará na melhoria da eficiência e da eficácia do processo gerencial inerente à condução dos negócios. Ele acredita que se o empreendedor estiver preparado e souber utilizar as ferramentas matemático-estatísticas apresentadas e discutidas ao longo dos capítulos, a probabilidade de fracasso do negócio poderá ser minimizada.

Finanças e estratégias de negócios para empreendedores

O autor Steven Rogers aborda neste livro o conceito de empreendedorismo, discutindo especificamente aspectos financeiros que devem ser considerados na elaboração, criação e desenvolvimento de novos negócios. Considerando que muitos empreendedores não possuem exatamente um perfil financeiros, o livro tem a vantagem de ter uma leitura agradável sem deixar de discutir os elementos que devem ser analisados por todos os empreendedores na hora de iniciar o seu projeto.

Finanças corporativas – Teoria e Prática

Escrito por Aswath Damodaran, o livro abrange todas as decisões da empresa que tenham implicações financeiras, não importando que área funcional reivindique responsabilidade sobre ela. A segunda edição do livro convida o leitor a reunir teoria e prática no momento de decidir onde investir o capital (a decisão sobre investimentos), onde buscar fundos para um financiamento (a decisão sobre financiamentos) ou o quanto retornar aos proprietários da empresa sob forma de dividendos (a decisão sobre dividendos). Ao longo dos capítulos, Damodaran aborda os princípios financeiros analisando empresas reais, com problemas reais e com o foco na aplicação de teorias complexas e na minimização dos inevitáveis compromissos envolvidos.

Mundo Financeiro – O olhar de um gestor

A obra do autor Alexandre Póvoa aborda sobre o mundo financeiro e traz lições, experiências vividas, opiniões e dicas da carreira de um gestor de fundos multimercados. Fala também sobre técnicas de gestão de recursos e seus novos conceitos de mercado, além de trazer dicas para os novos empreendedores que iniciam sua trajetória no mercado de investimentos.

Imagem de um cofrinho para remeter aos livros sobre finanças que todo empreendedor deve ler

O segredo da mente milionária

Sucesso de vendas, o autor do livro O segredo da mente milionária, T. Harv Eker faz com que o leitor enxergue a diferença entre pessoas que vivem com problemas grandes de dinheiro e pessoas milionárias. Ele constrói argumentos simples e complexos que levam a reflexão apresentando os fatores que levam as pessoas a prosperidade financeira e os que trazem o pesadelo.

Na primeira parte do livro, o autor nos faz pensar sobre o que e de que forma as influencias recebidas na infância moldam o nosso destino financeiro. Na segunda parte, o autor relaciona 17 “arquivos de riqueza”, que expõem a exata diferença entre o modo de pensar e agir das pessoas ricas e o daquelas que tem uma mentalidade pobre ou uma visão de classe média. Cada um desses arquivos contém sugestões de ação prática que podem nos ajudar a aumentar substancialmente os nossos rendimentos.

Planeje seu futuro financeiro

A primeira autora mulher Lílian Gallagher da lista dos 10 livros sobre finanças que todo empreendedor deve ler apresenta em sua obra com uma linguagem prática e bem-humorada um guia indispensável sobre planejamento financeiro e investimentos. Quando o assunto é dinheiro, a autora demonstra que conhece a teoria e a prática daquilo que é relevante para a maioria das pessoas. Entre outros pontos, apresenta também o mercado acionário e de capitais, a importância do orçamento doméstico, o investimento em imóveis e a questão das heranças.

Quem pensa enriquece

Nesta obra de Napeleon Hill, o autor desenvolve o assunto de que todos querem ficar ricos, mas, poucos conseguem. Ele acompanhou de perto a ascensão de 500 das maiores fortunas do mundo. Convivendo com Henry Ford, Theodore Roosevelt, King Gillette e John Rockefeller, o autor encontrou 15 características comuns a todos esses grandes vencedores.

Me Poupe! – 10 Passos Para Nunca Mais Faltar Dinheiro No Seu Bolso

O nono livro da lista dos 10 livros sobre finanças que todo empreendedor deve ler, Nathalia Arcuri apresenta em seu livro temas como: Como economizar no dia a dia? Como poupar mesmo ganhando pouco? Quais são os melhores (e os piores) investimentos? Como poupar para o futuro sem abrir mão dos desejos e necessidades do presente?

Ela conta em seu livro a sua trajetória de sucesso e reúne as principais dicas, exercícios práticos, situações reais e planilhas para que o leitor consiga vencer a os hábitos que sabotam a sua saúde financeira.

Eu vou te ensinar a ser rico

O último livro da lista dos 10 livros sobre finanças que todo empreendedor deve ler, o autor Bem Zruel aborda um assunto interessante: Ricos não correm atrás de dinheiro. Eles correm atrás é da liberdade.

As pessoas de classe média vivem com os mesmos princípios: gastam tudo o que ganham durante o mês para manterem um padrão de vida mais elevado do que podem ter. Como sobra pouco ou nenhum dinheiro para adquirir o “conforto”, utilizam os financiamentos dos bancos e com isso pagam juros altíssimos. Se identificou? Com um texto acessível, ele usa sua experiência como empresário e palestrante para ensinar ao leitor um método prático e aplicável a qualquer pessoa.


E aí, está preparado para ser esses livros sobre finanças? É importante deixar claro que todo o conhecimento sobre a saúde financeira do seu negócio não se limita somente aos livros, mas eles ajudam bastante a ampliar os seus horizontes.

Você já leu algum desses da lista ou quer indicar outro para os empreendedores? Comente e participe para que possamos melhorar, cada vez mais, os conteúdos do Abertura Simples.

Postagens Recentes
Comentários
pingbacks / trackbacks

Deixe uma resposta

Imagem com as principais formas de pagamento utilizadas pelos comerciantes para remeter ao empreendedor que ainda está decidindo qual a condição de pagamento deve escolher