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Marketing de conteúdo para franquias: como usá-lo para prospectar clientes

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Explicamos o que é e como funciona o marketing de conteúdo para franquias. Confira!

O consumidor já não é mais o mesmo. Se antigamente ele recebia o conteúdo publicitário de forma passiva, atualmente o cenário mudou. O consumidor está cada vez mais crítico e ativo por conta do avanço tecnológico.

Diferente de antigamente, que o consumidor ouvia, assistia ou lia um anúncio publicitário e depois seguia para uma loja para conversar com um vendedor e decidir se compraria ou não, agora a jornada de compra está muito mais rápida.

O consumidor pesquisa informações sobre o produto/serviço, questiona as informações que recebe e publica sua opinião em apenas alguns cliques. Diante disso, as empresas estão atualizando suas estratégias de divulgação para atender um novo comportamento e para isso estão adotando o marketing de conteúdo.

Velho x novo: algumas diferenças do comportamento do consumidor

Antigamente o consumidor:

  • Recebia a publicidade de forma passiva;
  • Não dialogava com a empresa;
  • Fazia poucas comparações em relação à preço, qualidade etc;
  • Tinha dificuldade para receber mais informações sobre o produto porque precisava se deslocar até uma loja.

Atualmente o consumidor:

  • Tende a ser intolerante a publicidade tradicional;
  • Pesquisa todas as informações sobre a empresa e produto;
  • Quer manter um diálogo com a empresa;
  • É mais crítico.

O famoso marketing de conteúdo para franquias

Como pode ser observado nas características do “novo” consumidor, já não dá para interrompê-lo com publicidades tradicionais. É necessário criar um diálogo com ele e, para isso, o conteúdo é extremamente eficiente.

A partir do momento que o consumidor busca no Google alguma solução para um problema ele, mesmo sem saber, entra na jornada de compra. É neste momento que entra, de forma indireta ou direta, o marketing de conteúdo.

Marketing de Conteúdo é uma maneira de engajar seu público-alvo e crescer sua rede de clientes e potenciais clientes por meio da criação de conteúdo relevante e valioso.  Você atrai, envolve e gera valor para as pessoas de modo a criar uma percepção positiva da sua marca e, assim, gerar mais negócios”

(Definição utilizada pela Rock Content, maior agência de marketing digital da América Latina)

Exemplificando: supondo que uma pessoa tenha queda de cabelos. A primeira coisa que fará, certamente, é entrar no Google e pesquisar sobre os principais motivos do problema.

Neste momento, uma empresa de shampoo contra calvície, por exemplo, pode entregar a resposta para o problema por meio de um artigo em seu blog. Só que este artigo, por se tratar do primeiro contato do cliente com a empresa, não fará nenhuma abordagem invasiva de venda.

Ele simplesmente responderá quais são as principais causas para queda capilar e indicará, no fim do texto, que o cliente baixe um e-book sobre como evitar queda de cabelo.

Só que para receber o e-book, o cliente deve passar seu e-mail (esta é uma informação importante. Você entenderá mais adiante). Neste e-book, a empresa entregará um conteúdo de valor, que mostra ao futuro cliente a sua autoridade no assunto.

No fim do e-book, ela pode apresentar seus produtos e explicar por que eles podem ajudar no tratamento contra queda capilar.

Mesmo que o cliente, naquele momento, não efetue a compra do shampoo, a empresa recebeu o e-mail dele. Diante disso, ela pode começar alimentá-lo com conteúdos interessantes e que façam ele virar um lead (cliente).

Toda essa trajetória é conhecida no marketing de conteúdo como funil de vendas, que mapeia qual conteúdo é ideal para cada etapa da jornada de consumidor. Basicamente, o funil de vendas funciona da seguinte forma:

Topo do funil: o cliente quer aprender algo novo ou reconheceu que tem um problema.

Meio de funil: já aqui ele começa a considerar a as soluções que a empresa ofereceu para os problemas dele.

Fundo do funil: por fim, ele toma a decisão de compra.

Em cada etapa do funil, o marketing de conteúdo é colocado em prática para produzir conteúdos relevantes e que façam o consumidor seguir na jornada até, finalmente, realizar a compra.

Marketing de conteúdo para franquias é realmente eficaz?

Para responder à pergunta, é essencial apresentar alguns dados. O estudo Content Trends realizado em 2018, pela Rock Content, constatou que 98% das pessoas que responderam à pesquisa consomem conteúdo online. Além disso, 86,7% utilizam o Google para encontrar informações.

Diante disso, é possível notar que o conteúdo é realmente algo fundamental na vida dessas pessoas e que há uma demanda que pode ser utilizada de forma estratégica pelas empresas. Algo que, inclusive, está sendo realizado com sucesso por muitas.

O estudo ainda constatou que 58,8% das empresas que adotam a estratégia de conteúdo conseguem gerar 2,6 vezes mais visitas em seus sites e 3,7 vezes mais leads. Ou seja, é possível concluir que o marketing de conteúdo é, de fato, a nova moeda do século XXI, como bem define o especialista Rafael Rez.

Chegou até aqui e ficou ainda mais interessado em aprender estratégias de marketing de conteúdo para franquias? Baixe nosso ebook para criar sua estratégia de marketing.

Imagem com um botão do ebook de Marketing Digital

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