Conheça o Marketing de Influência, estratégia que pode ajudar sua empresa a se destacar

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Conheça o Marketing de Influência e saiba porque ele é uma aposta grande para a estratégia da sua empresa!

Alguma vez você comprou um produto, ou contratou um serviço, por que alguém que você confiava te indicou? É muito mais fácil depositarmos nossa confiança em algo que outras pessoas já compraram ou usaram, especialmente se essas pessoas nos transmitem credibilidade. Pois bem, uma das maneiras mais efetivas de atrair consumidores é por meio do Marketing de Influência. Mas afinal, o que é isso? Continue lendo:

O que é o Marketing de Influência?

Esse termo pode aparecer também como Influencer Marketing, e basicamente se refere a aproveitar à influência, carisma e fama de outras pessoas para beneficiar sua marca. Esse tipo de estratégia pode ser feito de várias maneiras, como patrocinando o conteúdo de influenciadores de redes sociais, por exemplo, e incluindo seu produto em seus materiais.

Ou seja, é escolher um porta-voz para levar a sua proposta até um público específico.

Mas afinal, quem são esses influenciadores? Bom, a resposta depende muito do seu tipo de negócio, mas podemos dizer que vão desde blogueiros e youtubers, até personalidades da televisão, empreendedores de sucesso, entre outros.

Influenciadores digitais

Antigamente, o grupo de influenciadores era muito seleto; apenas pessoas escolhidas pela grande mídia conseguiam determinar as tendências. Porém, com a chegada da internet, essa realidade mudou. Pessoas aparentemente comuns conseguem influenciar outras milhares por meio da internet.
A força dos influenciadores digitais está exatamente aí: na rede, qualquer um consegue se auto promover, contanto que tenha um número suficientemente grande de público. Essa talvez seja uma das principais vantagens dos influenciadores, o fato de que eles também fazem parte do cliente final, e conseguem conversar na mesma linguagem dessas pessoas. O influenciador digital não é inatingível como uma celebridade, por exemplo, por isso consegue um público fiel.
Especialmente no YoutubeSnapchat e no Instagram, vemos muitos casos desses, onde usuários com muitos seguidores conseguem contratos com grandes empresas, para assim dar uma visibilidade maior às suas propostas.

Como usar o Marketing de Influência a meu favor?

Existem três cuidados que são essenciais para se observar na hora de decidir entrar no mundo do marketing de influência, e são eles:

1. O influenciador deve ser relevante para seu público-alvo – Um influenciador com grande audiência não define necessariamente ser a melhor escolha, pois ter influência em um público que não é o seu não interessa. Por isso, busque um influenciador que produza conteúdo de nicho e completamente relevante para o seu público-alvo.

2. Ele deve parecer ser autêntico e genuíno – Passar mensagens forçadas, exageradas e falsas pode ser fatal para a sua marca e para o próprio influenciador. Por outro lado, mensagens genuínas e francas tendem a ser mais recomendadas e, quando feitas de forma correta, induzem a compra com mais facilidade.

3. Ele deve postar com frequência e estar ativo nas mídias sociais – O nível de atividade nas mídias sociais do influenciador é proporcional a distância que sua marca atingirá na internet. Um alto número de postagens e vídeos adequados fará com que o volume de tráfego no seu site ou e-commerce cresça significantemente.

Em seguida, é hora de colocar isso em prática e escolher o influenciador que será o carro chefe da sua marca!

Encontre o influenciador perfeito vasculhando nas redes sociais

Você não precisa necessariamente ir atrás dos influenciadores mais famosos. Dependendo da magnitude e alcance do seu negócio, talvez essa nem seja a melhor opção. Você pode começar procurando os usuários mais influenter da sua cidade, observando as suas interações nas diferentes redes sociais.
Não se esqueça de aproveitar os filtros de pesquisa e também as hashtags. Assim, é possível identificar fotos/vídeos mais populares de cada termo, e encontrar o usuário certo para os objetivos da marca.

Defina uma imagem para seu influenciador

Especialistas recomendam que a marca defina a imagem que deseja transmitir por meio do influenciador. Para isso, deve-se compreendedor alguns aspectos como:

  • Tópicos a serem abordados nos conteúdos
  • Personalidade alinhada à proposta da empresa
  • Meio mais forte (exemplo: maquiagem, moda, tecnologia, etc.)
  • Rede social apropriada para promover a proposta

Aproveite as ferramentas online

Existem algumas ferramentas bastante práticas que podem ajudá-lo a encontrar o influenciador ideal. Entre elas, existe a Social Mention, que é gratuita e permite que você insira o nome de uma empresa, marca ou influenciador, no caso, para descobrir todas as menções feitas à ela pelos usuários nas mais diversas redes sociais.
Além disso, é possível utilizar o Alertas do Google, que notifica sobre palavras-chave, termos, ou nomes. Assim, você pode encontrar postagens que mencionem o nome da sua marca e tentar o contato com os autores.


Gostou dessas dicas? Pretende utilizar o Marketing de Influência na estratégia da sua empresa? Comente e participe para que possamos melhorar, cada vez mais, os conteúdos do Abertura Simples.

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