Skip to content

Alcance o sucesso com essas 5 dicas de marketing para pequenas e médias empresas

O que você verá neste artigo:

Conheça algumas dicas de marketing para PMEs para utilizar na sua empresa! Qualquer empresa que deseja crescer precisa investir em uma estratégia de marketing bem alinhada com os objetivos do negócio.

Porém, quando falamos em PMEs (pequenas e médias empresas) a tendência é que alguns empreendedores acreditem que a verba seja um empecilho.

Isso é um grande erro, pois é possível desenvolver o marketing de uma empresa, por menor que ela seja, sem precisar de tanto investimento.

Mesmo sem uma equipe especializada nessa área, é possível definir ações que ajudem a fortalecer o negócio. Confira a seguir algumas dicas para implementar a melhor estratégia de marketing para PMEs:

5 dicas de marketing para PMEs

Defina seu plano de marketing

O primeiro passo é estudar o mercado competitivo, como estão atuando as empresas do mesmo segmento e como funciona o comportamento de compra de seus clientes. Isso deve ser feito por meio de muitos estudos e pesquisas.

Com todas essas informações em mãos, será possível definir o posicionamento da empresa e traçar também quais as melhores estratégias e metas de marketing.

Além disso, será possível definir claramente quais são os objetivos de cada campanha de marketing. É vender mais? Posicionar sua marca no segmento? Perguntas simples como essa serão extremamente importantes para qualquer projeto.

Invista nas redes sociais

Hoje em dia, a maioria das pessoas gastam horas e horas nas redes sociais, por isso é extremamente importante que a sua empresa também tenha presença online.

Crie uma página para seu negócio e tome cuidado com alguns erros que empresas cometem no Facebook e outras redes sociais.

Além de estar visível para mais pessoas, você também terá a oportunidade de ouvir o que seus clientes têm a dizer por meio de comentários, mensagens, etc. Dessa forma, é possível identificar o que pode ser mudado e melhorar de acordo com a demanda dos consumidores.

Blogs e e-mail marketing também são ferramentas importantes e que não custam tanto para uma boa estratégia de marketing digital.

Ofereça bom atendimento

Para uma empresa, o produto/serviço pode ser o ponto mais importante, mas para o cliente, é o atendimento. Seja durante ou depois da venda, atender o consumidor de forma atenciosa faz toda diferença. Isso irá determinar se ele voltará a comprar de você em outro momento.

Mas ter um bom atendimento não se limita ao momento da compra, mas também responder às reclamações e solicitações dos consumidores de forma ágil e prestativa. Além de gerar vantagem competitiva, também será possível criar um engajamento positivo com seus clientes.

Imagem com um botão do ebook de Marketing Digital

Calcule o retorno

Uma das principais vantagens do marketing digital é a mensuração do retorno de seus investimentos. Algumas métricas exigem relatórios elaborados e pesquisas, e outras podem ser percebidas facilmente no andamento do negócio.

Monte uma planilha para poder organizar e comparar os objetivos estabelecidos e o resultado atingido ao longo da campanha. Além disso, compare também os resultados do período anterior, e dessa forma calcule o impacto e esforço feito para divulgar a marca.

Estude, informe-se, conheça

Novas tecnologias e ferramentas vão entrando no mercado a cada dia que passa, e se você não se manter atualizado, vai ficar para trás.

Mantenha-se sempre informado das tendências e novidades do mercado, para que dessa forma você possa enxergar uma oportunidade para seu negócio. Se você já tiver alguma formação voltada para administração ou marketing, provavelmente já tem conhecimentos aprofundados.

Porém, se esse não for o seu caso, leia livros voltados para essas áreas ou pesquise na internet por conteúdos que possam te ajudar na implantação de uma estratégia de marketing.


Não deixe de trabalhar o marketing na sua empresa, pois ele é vital para qualquer negócio, independente do seu tamanho. E nem é necessário ter tanta verba para isso. Conhece outras dicas de marketing para PMEs? Comente e participe para que possamos melhorar, cada vez mais, os conteúdos do Abertura Simples.

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Como abrir uma empresa. Ebook Completo.

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 100 mil empreendedores! Baixe agora mesmo o Manual Completo para Começar seu Próprio Negócio.

Você também pode gostar desses Conteúdos

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tudo certo!

Basta baixar seu e-book pelo botão abaixo! 

Espero que goste!