Skip to content

Tudo que você precisa saber sobre Marketing Sensorial (definição, exemplos, como aplicar)

O que você verá neste artigo:

Você conhece o Marketing Sensorial e como ele pode ajudar a sua loja a vender mais? Desde pequenos, nós desenvolvemos nossa percepção do mundo a partir de cinco sentidos (visão, tato, audição, olfato e paladar).

Com eles, aprendemos o significado de algumas coisas, e como distingui-las por suas características.

Algumas marcas já começaram a entender que o marketing tradicional, que só explora a visão e a audição, não funciona mais tanto quanto antes, e estão explorando os outros sentidos também. Porém, a grande pergunta é: como?

Nesse momento surge o Marketing Sensorial. Gostaria de entender melhor o que é esse modelo? Explicaremos a seguir o que ele é, exemplos de empresas que o utilizaram com sucesso, e como você pode implementá-lo na sua organização. Continue lendo:

Mas afinal, o que é Marketing Sensorial?

Essa estratégia busca explorar todos os sentidos (visão, olfato, audição, tato e paladar) como parte de diferenciação competitiva e posicionamento da marca. Alguns dos recursos mais comuns do marketing sensorial são a música, aromas, vitrines luminosas e degustação.

O principal objetivo do marketing sensorial é influenciar a compra por meio do subconsciente. Além disso, visa criar um vínculo emocional entre o produto/serviço e o consumidor.

Como aplicar na minha loja?

Bem, para implantar o marketing sensorial, é necessário prestar atenção em três pontos: o seu mix de produtos, o gosto do seu público e os valores da marca.

Dependendo do seu segmento ou estilo, é preciso também prestar atenção se você trabalhará um ou  mais sentidos. Para praticar o marketing sensorial, o ideal é que o ambiente seja propício ao tema, utilizando desses sentidos para que o clima se torne agradável, mas sem exageros.

Visão

Qualquer estabelecimento pode trabalhar as cores e iluminação no ambiente para promover o estímulo desse sentido. Crie um clima agradável por meio de uma iluminação aconchegante, e apostando em espaços e cores que despertem a reação que você deseja em seus clientes (atenção ou relaxamento).

Cena do personagem Fry, da série Futurama, apertando os olhos, representando a visão no marketing sensorial
Fonte: GIPHY

Olfato

É muito utilizado em lojas de roupas, com perfumes específicos, e também no comércio de alimentos para instigar o consumo. Por exemplo, lojas de biquíni que utilizam aromas que remetam à praia ou ao mar para desencadear a memória olfativa. Para trabalhar esse sentido no seu negócio, identifique aromas que descrevam bem o seu tipo de produto/serviço.

Audição

Já a audição impacta diretamente no humor das pessoas, e pode estimular determinados sentidos como a felicidade ou relaxamento. Alguns optam pelos sons ambiente, músicas instrumentais, rádios, ou até mesmo músicas mais animadas. Para acertar na escolha das músicas, é necessário entender o público que frequenta o seu estabelecimento, quais os gostos mais parecidos.

Cena com o personagem Bob Esponja com um fone de ouvido, representando a audição no marketing sensorial
Fonte: GIPHY

Paladar

Esse sentido não é exclusivo dos estabelecimentos de comida. Se, por acaso, o seu ramo não for o da alimentação, você pode disponibilizar guloseimas no estabelecimento, como biscoitos, chá, café, balas ou chocolates para oferecer aos clientes. Além de ser um agrado a mais para conquistar seus clientes, também ajuda na própria necessidade física fome.

Tato

Esse é o sentido mais fácil de ser estimulado, especialmente por conta da possibilidade de aproximação, toque e experimentação do produto pelo cliente, o que aumenta a vontade de compra. É possível fazer isso também por meio de tapeçaria, texturas, assentos em provadores e outros itens que tragam conforto. Dessa forma, você estará melhorando ainda mais a experiência do cliente na loja.

Cena de um clipe, com um rapaz apalpando um casaco, representando o tato do marketing sensorial
Fonte: GIPHY

Exemplos de empresas que utilizaram marketing sensorial

Muitas empresas do Brasil e do mundo já entenderam a importância de explorar esses sentidos. Por isso, apresentamos a seguir alguns exemplos de negócios que implantaram o marketing sensorial (com sucesso) em seus estabelecimentos ou em ações publicitárias:

Hotel Mariott

A cadeia de hotéis Mariott instalou uma cabine de tecnologia 4D para criar cenários virtuais com equipamentos visuais. O objetivo da instalação era incentivar os usuários a terem uma experiência em outros países, como por exemplo o Hawaii.

A campanha buscava motivá-los a fazerem sua lua de mel em lugares exóticos, por meio de óculos de realidade virtual, esguichadas de água (para simular a água do mar), e até mesmo aquecedores na região do rosto que representavam o sol.

Nutty Bavarian

A Nutty Bavarian é um quiosque muito encontrado em shoppings, aeroportos, feiras, centros de conveção, estádios e parques de diversão, que oferece amêndoas e nozes caramelizadas. Pode não parecer grande coisa à primeira vista, mas suas lojas já estão presentes em 15 estados brasileiros, e mais de 900 pontos de venda espalhados pelo mundo.

Segundo pesquisa encomendada pela própria empresa com mais de 300 consumidores, 66,7% afirmaram que se sentiram motivados a compra quando sentiram o cheiro. Entre as pessoas que afirmaram ter consumido as nuts uma única vez, todas, sem exceção, afirmaram que cheiro foi o fator principal do consumo.

Mahogany

A marca de perfumes e cosméticos Mahogany também investe no marketing sensorial. Toda a sua rede de lojas teve o ambiente reinventado, adotando o uso de uma programação musical específica, alinhada com os valores da empresa.

O resultado foi bom tanto para os colaboradores, que passaram a render mais, quanto para os clientes, que começaram a vivenciar uma experiência de compras mais animada e viva.

Dunkin’ Donuts

A Dunkin’ Donuts é famosa por seus donuts, mas a intenção era fazer com que as pessoas consumissem também o seu café. Porém, o grande desafio em Seoul, capital da Coréia do Sul, era conseguir se destacar perante tantas outras franquias de café. A empresa percebeu que o congestionamento constante da cidade fizesse com que a maioria da população fosse trabalhar de transporte público.

O que eles decidiram fazer então? Liberar o cheiro de café em ônibus e metrôs logo que o anúncio da empresa era executado no rádio! A ação, que ganhou bronze no Cannes Lion na categoria media, impactou mais de 350.000 pessoas. Além disso, aumentou em 16% o número de visitantes nas lojas próximas a estações, e alavancou as vendas em 29%.


O Marketing Sensorial realmente é um grande aliado para aumentar as vendas. Sua empresa já experimentou utilizá-lo? Você conhece outros exemplos e dicas que poderiam entrar nessa lista? Comente e participe para que possamos melhorar, cada vez mais, os conteúdos do Abertura Simples.

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Como abrir uma empresa. Ebook Completo.

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 100 mil empreendedores! Baixe agora mesmo o Manual Completo para Começar seu Próprio Negócio.

Você também pode gostar desses Conteúdos

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tudo certo!

Basta baixar seu e-book pelo botão abaixo! 

Espero que goste!