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Você já ouviu falar do Método SMART? Saiba como ele pode te ajudar

 em Gestão e Produtividade

Conheça o método SMART para otimizar sua gestão

Todo empreendedor tem um objetivo com sua empresa, certo? Seja ele alavancar as vendas, ajudar comunidades, atingir a excelência… Para que um objetivo seja alcançado, é necessário determinar prazos e metas, pois só assim conseguirá ser efetivo.
Basicamente, o pilar de sustentação para o sucesso de um planejamento empresarial é a definição de objetivos. Com metas e objetivos bem articulados, os processos — internos e externos — se tornam mais assertivos. Consequentemente, as operações também se tornam mais fluídas e produtivas.
O visionário Peter Drucker criou um método que ajuda nesse processo: o método SMART, que otimiza, de maneira geral, os resultados de uma empresa. Conheça melhor e comece a utilizá-lo na sua empresa para conseguir atingir seus objetivos:

O que é o método SMART

Specific (específico)

As metas precisam ser precisas e específicas naquilo que se pretende atingir. Além de facilitar a compreensão e o foco para todos, você estará mirando exatamente aonde quer chegar, sem deixar espaço para dúvidas. Por exemplo: Quero aumentar as vendas do setor infantil da minha loja em 10%.

Mensurable (mensurável)

É necessário determinar também o indicador para verificar sua evolução ao longo dos meses. Isso é extremamente importante para avaliar de maneira objetiva o desempenho de cada colaborador, além de avaliar se o objetivo está sendo alcançado ou não. Por exemplo: O objetivo é correr uma maratona? Mensure a quantidade de quilômetros que a prova possui para saber o final.

Attainable (atingível)

O seu objetivo pode ser ousado, mas não deve de forma alguma sair de uma realidade possível, atingível e alcançável. Do contrário, isso pode provocar desmotivação e frustração pelo insucesso. Avalie bem se seu objetivo pode ser alcançado no mundo real. Por exemplo: Você pode definir que quer dobrar ou triplicar o faturamento de um ano para o outro como sua meta, mas será que o mercado vai acompanhar esse crescimento?

Relevant (relevante)

Cada meta precisa ser realmente relevante para o objetivo coletivo da organização. Analise cada ponto de sua lista e entenda se eles fazem sentido no contexto, e se estão seguindo a mesma direção dos objetivos estratégicos. Por exemplo: Uma meta de um estagiário de entregar relatórios mensais de visitar à concorrência pode, consequentemente, ser importante para atingir a meta de vendas da empresa em implementar melhorias.

Time-based (temporal)

Toda meta precisa ter um prazo bem definido. É impossível determinar uma meta com datas em aberto; do contrário elas nunca serão uma prioridade dentro da rotina de trabalho, prejudicando no seu objetivo final. Determinar um prazo motiva todos a quererem cumprir a meta dentro do tempo estipulado. Por exemplo: quero dobrar minhas vendas dentro de um ano.
Estabelecer objetivos e metas são essenciais, tanto nos nossos empreendimentos, quanto na vida pessoal. Sem um objetivo claro e definido, não é possível sair da zona de conforto e ir para lugar nenhum.
Você já conhecia o método SMART na sua empresa? Já utiliza? Comente e participe para que possamos melhorar, cada vez mais, os conteúdos do Abertura Simples.

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