fbpx

Mindfulness: Ele é o caminho para manter os seus colaboradores mais focados e produtivos.

 em Gestão e Produtividade

Você sabe o que é o mindfulness? Ele é o caminho para manter os seus colaboradores mais produtivos. Continue lendo para saber mais:

Já parou para analisar quantas reuniões ou dias de trabalho você teve pensando em problemas externos? Ou então, por que o tão desejado foco é muito difícil de conseguir e quando consegue, não é possível mantê-lo? Essas questões são tão rotineiras no nosso dia a dia profissional que as vezes nem paramos para perceber o quanto elas interferem na nossa vida. O mindfulness chega para auxiliar, ou seja, para ser o caminho, já que os seus pensamentos interferem no ambiente em que você está.

O SEGREDO PARA UMA VIDA MAIS LEVE? MINDFULNESS!

O que é mindfulness?

Atualmente no mundo todo vive-se um dilema de como crescer a produtividade no trabalho e, ao mesmo tempo, respeitar as individualidades e as necessidades de vida e lazer dos colaboradores. A técnica desenvolvida ajudou muitas pessoas a participarem da jornada de trabalho percebendo seu estado mental.

Imagine que você tem uma reunião marcada com alguns gestores da sua empresa. Nesse dia, você está muito preocupado com algum problema pessoa, como por exemplo, uma discussão com alguém da família. Para ajudar, outro colaborador também está com problemas pessoais e entra na reunião com os pensamentos voltados para essa situação. No final das contas, temos duas pessoas com estados mentais bem alterados e agindo não de acordo com suas verdades pessoais, mas de acordo com os efeitos provocados por esses estados mentais e o assunto da reunião em si, ficaria completamente contaminado por esses estados mentais.

Conceito

A ideia é que, voltando sua mente para o presente, você sai da contaminação dos seus estados mentais desmobilizadores, e volta para o que deve ser feito naquele momento. Cria-se um certo distanciamento de você para com seus pensamentos. Você se torna o observador e assim, não se identifica com os estados mentais que não contribuem para o momento.

É importante ressaltar que essa é uma metodologia que exige prática constante, e que a longo prazo, ela se torne um modo de viver. A técnica afeta até a felicidade. Em um estudo publicado na Science, pesquisadores da Universidade de Harvard (EUA) apontam que em 46,9% do tempo não estamos prestando atenção no que fazemos.

A pratica melhora a produtividade, o foco e o autocontrole, além de diminuir a ansiedade e o estresse, podendo ter contato com a técnica durante atividades rotineiras. O conceito de mindfulness vem, portanto, para conectar ação e pensamento e nos lembrar de olhar com generosidade e consciência para cada uma das nossas sensações, devaneios e atitudes.

São diversos os benefícios que essa técnica nos traz e eles vão além de se tornar uma pessoa mais real e inteira. Ativar a consciência plenamente é também um método para se tornar mais calmo, seguro e sereno, melhorando as relações profissionais, amorosas, familiares e a relação consigo mesmo.

QUALIDADE DO ESTADO MENTAL DO LÍDER IMPORTA?

A resposta para esta pergunta é: SIM!

É fundamental que o líder da empresa entenda e evolua nesses conceitos, pois nada pior que o líder estar contaminado de pensamentos inconstantes, acarretando uma insegurança na equipe e falta de senso de objetividade.

“A qualidade do estado mental do líder é que diferença a boa liderança”

Imagem de uma mulher sentada na beira do lago praticando o mindfulness

4 DICAS PARA PRATICAR O MINDFULNESS NO SEU DIA A DIA

ENTENDA O PRÓPRIO CORPO

Assim que acordar, antes mesmo de sair da cama, leve a atenção até a respiração. Observe como o ar entra, circula e sai do seu corpo. Durante o dia, repita o exercício algumas vezes. Entenda como sua respiração se altera ou se mantém. O encontro com a própria respiração é também um encontro com si mesmo. Além disso, é importante que você observe vários aspectos do seu corpo e do seu agir.

FOQUE EM SUAS ATIVIDADES

Provavelmente você vai se preocupar em ter foco em uma apresentação de trabalho, ou então, ao atravessar uma rua, mexer em uma panela quente. Esse mesmo pensamento de foco que você só tem em determinadas ocasiões precisam se estender a todas as atividades que você executa no dia, afinal, elas também merecem a sua presença mental.

TENHA CONSCIÊNCIA

Falar e ouvir sem pensar é uma das coisas que mais fazemos durante o dia. Às vezes, a pessoa mal fala e já estamos discordando, argumentando ou acrescentando algo, sem ao menos pensar antes. O mesmo pode se dizer: por quê omitir ou exagerar, quando é possível simplesmente falar o que precisa ser falado?

OBSERVE TUDO A SUA VOLTA

Estar sensível ao que te cercas é inteligente, pois nós estamos cercados por pessoas que também possuem sentimentos. Contextos mudam, e você deve percebe-los para se adequar a eles.

Nesta dica, podemos executar outra prática: para treinar o mindfulness é preciso cultivar uma atitude que envolve abrir mão de julgamento, aceitar as situações como são, reconhecendo a realidade e desenvolvendo a curiosidade pela experiência.

FAÇA PEQUENAS PAUSAS

As pausas são necessárias, principalmente, depois de momentos importantes. Encaixar um compromisso direto em outro, sem um mínimo intervalo, é pedir para não ter foco e autocontrole. Separe um tempo para digerir acontecimentos e conversas, planejando próximos passos e reflita.

CONCLUSÃO

Muitas empresas buscam cursos para capacitar, cada vez mais, os seus colaboradores. Mas é muito importante que, além de evoluir seus conhecimentos, os colaboradores, gestores e empreendedores evoluam para uma cultura de positividade e performance, já que praticando o mindfulness, melhoramos nosso olhar interior e o olhar ao próximo.


E aí, você já conhecia a técnica do mindfulness? Já pratica na sua empresa e quer compartilhar a sua experiência? Comente e participe para que possamos melhorar, cada vez mais, os conteúdos do Abertura Simples.

Postagens Recentes

Deixe uma resposta

Imagem de uma sala de reunião com alguns colaboradores para implementar a gestão de conflitos na empresa