Entenda a Missão Visão e Valores do seu negócio
Na vida pessoal, é essencial ter objetivos claros e metas definidas para conseguir alcançar qualquer coisa. No mundo dos negócios não é muito diferente. Um dos principais aspectos para uma plena liderança em um negócio é o estabelecimento da Missão Visão e Valores.
Esse conjunto representa toda a identidade organizacional, e funciona como um pilar de sustentação para que todos os colaboradores estejam alinhados com o propósito, razão de existência da empresa. Por isso, explicaremos a seguir o que são esses três termos e alguns exemplos, para que você possa determina-los em sua empresa. Continue lendo:
Missão Visão e Valores da sua empresa:
Missão
A missão de uma empresa corresponde ao seu propósito e sua responsabilidade para com quem ela de destina. Para determinar isso com assertividade, é essencial que se responda a três perguntas:
- Por que a empresa existe?
- O que a empresa faz?
- Para quem?
Nesse momento, é necessário Também deixar claro o segmento em que o negócio está inserido e como a empresa espera ser percebida por seus fornecedores, parceiros e clientes.
Exemplos:
“Garantir a crianças e adolescentes com câncer, dentro do mais avançado padrão científico, o direito de alcançar todas as chances de cura com qualidade de vida.” – GRAACC
“Desenvolver, produzir e comercializar produtos Melitta para o consumo e preparo de café, tornando a vida mais saborosa e prática.” – Melitta
Visão
A visão deve ser definida a partir de uma perspectiva a longo prazo, inspirando-se naquilo que a empresa deseja se tornar no futuro. Mas, obviamente, o sonho deve ser atingível, realista. Nessa etapa, deve-se incluir também os esforços focados para atingir determinada direção.
Exemplos:
“Estar entre as três maiores empresas globais de energia limpa e entre as dez maiores do mundo em energia elétrica, com rentabilidade comparável às melhores do setor e sendo reconhecida por todos os seus públicos de interesse.” – ELETROBRAS
“Ser um grupo competitivo que atue de forma abrangente no segmento alimentício, através de um portfólio de produtos com qualidade, representado por marcas fortes, com características e propostas únicas.” – KOPENHAGEN
Valores
Por fim, os valores são os princípios éticos e morais que norteiam o negócio, e guiam a conduta de toda a organização. Ditam comportamentos, atitudes e até mesmo o funcionamento de toda estrutura organizacional. Além disso, dão suporte ao relacionamento entre colaboradores, clientes, fornecedores e a sociedade em geral.
Exemplos:
“Transparência; Comportamento Ético e Respeitoso; Segurança; Foco no Resultado; Sustentabilidade; Espírito de Excelência; Promover o crescimento das pessoas; Vencer como Equipe; Comprometimento; Inovação“ – TAESA
“Integridade como base para qualquer atitude.; União nas relações; Eficiência em processos; Iniciativa e Pró-atividade em todas as situações.; Qualidade nos produtos e serviços; Comprometimento com o cliente” – PLANO&PLANO
Já pensou sobre o propósito da sua empresa? Acredito que você já tenha definido a missão, a visão e os valores, certo? E o propósito o que seria? Seria a motivação. É o motivo de sua empresa existir, a inspiração dela.
Para funcionar na prática, o propósito não pode ser de conhecimento só do empreendedor. Ele deve ser passado a todos os colaboradores e vivido diariamente. Assim o lucro, os clientes, as vendas e a produtividade se tornam uma consequência natural do trabalho.
Confira no vídeo que lançamos em nosso canal no Youtube como definir o propósito da sua empresa e também outros conteúdos exclusivos:
Já determinou qual a Missão Visão e Valores do seu negócio? Ainda está sentindo dúvidas para definir esses pilares para o seu negócio? Comente e participe para que possamos melhorar, cada vez mais, os conteúdos do Abertura Simples.
No comment yet, add your voice below!