Missão, Visão e Valores: Saiba o que cada um representa e defina os pilares da sua empresa

Entenda a Missão Visão e Valores do seu negócio

Na vida pessoal, é essencial ter objetivos claros e metas definidas para conseguir alcançar qualquer coisa. No mundo dos negócios não é muito diferente. Um dos principais aspectos para uma plena liderança em um negócio é o estabelecimento da Missão Visão e Valores.

Esse conjunto representa toda a identidade organizacional, e funciona como um pilar de sustentação para que todos os colaboradores estejam alinhados com o propósito, razão de existência da empresa. Por isso, explicaremos a seguir o que são esses três termos e alguns exemplos, para que você possa determina-los em sua empresa. Continue lendo:

Missão Visão e Valores da sua empresa:

Missão

A missão de uma empresa corresponde ao seu propósito e sua responsabilidade para com quem ela de destina. Para determinar isso com assertividade, é essencial que se responda a três perguntas:

  • Por que a empresa existe?
  • O que a empresa faz?
  • Para quem?

Nesse momento, é necessário Também deixar claro o segmento em que o negócio está inserido e como a empresa espera ser percebida por seus fornecedores, parceiros e clientes.

Exemplos:

“Garantir a crianças e adolescentes com câncer, dentro do mais avançado padrão científico, o direito de alcançar todas as chances de cura com qualidade de vida.” – GRAACC
“Desenvolver, produzir e comercializar produtos Melitta para o consumo e preparo de café, tornando a vida mais saborosa e prática.” – Melitta

Visão

A visão deve ser definida a partir de uma perspectiva a longo prazo, inspirando-se naquilo que a empresa deseja se tornar no futuro. Mas, obviamente, o sonho deve ser atingível, realista. Nessa etapa, deve-se incluir também os esforços focados para atingir determinada direção.

Exemplos:

“Estar entre as três maiores empresas globais de energia limpa e entre as dez maiores do mundo em energia elétrica, com rentabilidade comparável às melhores do setor e sendo reconhecida por todos os seus públicos de interesse.” – ELETROBRAS
“Ser um grupo competitivo que atue de forma abrangente no segmento alimentício, através de um portfólio de produtos com qualidade, representado por marcas fortes, com características e propostas únicas.” – KOPENHAGEN

Valores

Por fim, os valores são os princípios éticos e morais que norteiam o negócio, e guiam a conduta de toda a organização. Ditam comportamentos, atitudes e até mesmo o funcionamento de toda estrutura organizacional. Além disso, dão suporte ao relacionamento entre colaboradores, clientes, fornecedores e a sociedade em geral.

Exemplos:

“Transparência; Comportamento Ético e Respeitoso; Segurança; Foco no Resultado; Sustentabilidade; Espírito de Excelência; Promover o crescimento das pessoas; Vencer como Equipe; Comprometimento; Inovação“ – TAESA
“Integridade como base para qualquer atitude.; União nas relações; Eficiência em processos; Iniciativa e Pró-atividade em todas as situações.; Qualidade nos produtos e serviços; Comprometimento com o cliente” – PLANO&PLANO

Já pensou sobre o propósito da sua empresa? Acredito que você já tenha definido a missão, a visão e os valores, certo? E o propósito o que seria? Seria a motivação. É o motivo de sua empresa existir, a inspiração dela.

Para funcionar na prática, o propósito não pode ser de conhecimento só do empreendedor. Ele deve ser passado a todos os colaboradores e vivido diariamente. Assim o lucro, os clientes, as vendas e a produtividade se tornam uma consequência natural do trabalho.

Confira no vídeo que lançamos em nosso canal no Youtube como definir o propósito da sua empresa e também outros conteúdos exclusivos:


Já determinou qual a Missão Visão e Valores do seu negócio? Ainda está sentindo dúvidas para definir esses pilares para o seu negócio? Comente e participe para que possamos melhorar, cada vez mais, os conteúdos do Abertura Simples.

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 40 mil empreendedores. Baixe agora mesmo o Manual Completo Para Começar Seu Próprio Negócio.

No comment yet, add your voice below!


Deixe uma resposta