Missão, Visão e Valores: Saiba o que cada um representa e defina os pilares da sua empresa

 em Empreendedorismo

Entenda a Missão Visão e Valores do seu negócio

Na vida pessoal, é essencial ter objetivos claros e metas definidas para conseguir alcançar qualquer coisa. No mundo dos negócios não é muito diferente. Um dos principais aspectos para uma plena liderança em um negócio é o estabelecimento da Missão Visão e Valores.
Esse conjunto representa toda a identidade organizacional, e funciona como um pilar de sustentação para que todos os colaboradores estejam alinhados com o propósito, razão de existência da empresa. Por isso, explicaremos a seguir o que são esses três termos e alguns exemplos, para que você possa determina-los em sua empresa. Continue lendo:

Missão Visão e Valores da sua empresa:

Missão

A missão de uma empresa corresponde ao seu propósito e sua responsabilidade para com quem ela de destina. Para determinar isso com assertividade, é essencial que se responda a três perguntas:

  • Por que a empresa existe?
  • O que a empresa faz?
  • Para quem?

Nesse momento, é necessário Também deixar claro o segmento em que o negócio está inserido e como a empresa espera ser percebida por seus fornecedores, parceiros e clientes.

Exemplos:

“Garantir a crianças e adolescentes com câncer, dentro do mais avançado padrão científico, o direito de alcançar todas as chances de cura com qualidade de vida.” – GRAACC
“Desenvolver, produzir e comercializar produtos Melitta para o consumo e preparo de café, tornando a vida mais saborosa e prática.” – Melitta

Visão

A visão deve ser definida a partir de uma perspectiva a longo prazo, inspirando-se naquilo que a empresa deseja se tornar no futuro. Mas, obviamente, o sonho deve ser atingível, realista. Nessa etapa, deve-se incluir também os esforços focados para atingir determinada direção.

Exemplos:

“Estar entre as três maiores empresas globais de energia limpa e entre as dez maiores do mundo em energia elétrica, com rentabilidade comparável às melhores do setor e sendo reconhecida por todos os seus públicos de interesse.” – ELETROBRAS
“Ser um grupo competitivo que atue de forma abrangente no segmento alimentício, através de um portfólio de produtos com qualidade, representado por marcas fortes, com características e propostas únicas.” – KOPENHAGEN

Valores

Por fim, os valores são os princípios éticos e morais que norteiam o negócio, e guiam a conduta de toda a organização. Ditam comportamentos, atitudes e até mesmo o funcionamento de toda estrutura organizacional. Além disso, dão suporte ao relacionamento entre colaboradores, clientes, fornecedores e a sociedade em geral.

Exemplos:

“Transparência; Comportamento Ético e Respeitoso; Segurança; Foco no Resultado; Sustentabilidade; Espírito de Excelência; Promover o crescimento das pessoas; Vencer como Equipe; Comprometimento; Inovação“ – TAESA
“Integridade como base para qualquer atitude.; União nas relações; Eficiência em processos; Iniciativa e Pró-atividade em todas as situações.; Qualidade nos produtos e serviços; Comprometimento com o cliente” – PLANO&PLANO


Já determinou qual a Missão Visão e Valores do seu negócio? Ainda está sentindo dúvidas para definir esses pilares para o seu negócio? Comente e participe para que possamos melhorar, cada vez mais, os conteúdos do Abertura Simples.

Postagens Recentes
Mostrando 3 comentários
  • Jeferson Andrade
    Responder

    Missão, Visão e Valores parecem muito conceitual e sem utilidade. Porém o que se percebe é que empresas e empresários que nem ao menos refletem sobre estes temas não tem um senso de direção e propósito, consequentemente tendem a ter um caminho mais duro quanto a sustentabilidade do negócio assim como posicionamento do mesmo, o que fatalmente afetara na ultima linha do DRE.

pingbacks / trackbacks

Deixe uma resposta

Mulher empreendedora, representando os passos para escolher um negócioHomem preocupado com MEI em risco