Está planejando montar um carrinho de pipoca, mas não sabe por onde começar? A comercialização de produtos alimentícios é sempre considerada um bom negócio, ainda mais no Brasil, pois além de possuir uma grande população, cada vez mais as pessoas procuram por alimentos fora do lar.
Quando as pessoas estão na rua, principalmente em busca de lazer, descanso ou apenas descontração, elas estão suscetíveis a comprar petiscos para passar o tempo ou apenas degustar algum sabor diferente das comidas tradicionais, como almoço e jantar. É justamente para este público que a ideia de negócio de carrinho de pipoca procura atingir. Quer iniciar na área? Continue lendo:
TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA MONTAR UM CARRINHO DE PIPOCA DE SUCESSO!
SOBRE O MERCADO
O mercado de alimentos é considerado um dos mais proeminentes, visto que não se vive sem eles. O Brasil, nesse contexto, é considerado um dos maiores players no mercado mundial de alimentos, tanto como consumidor quanto como produtor. A pipoca é um tipo de alimento que não possui restrição, podendo ser consumido por qualquer pessoa.
Assim, pode-se entender que toda a população do Brasil é potencial cliente de um carrinho de pipoca, ou seja, um total de mais de 190 milhões de pessoas. (IBGE, 2010).
Porém, mesmo sendo um mercado promissor, o empreendedor que for optar por investir em carrinhos de pipoca tem que estar preparado para fazer suas vendas, pois este é um mercado associado aos momentos de lazer das pessoas que o consomem, com períodos de alta durante festas, períodos de férias, em feiras, momentos de jogos mundiais (campeonato mundial de futebol, olimpíadas, dentre outros) e eventos esportivos em geral.
PLANO DE NEGÓCIOS
O plano de negócios serve para que o empreendedor tenha uma visão mais ampla sobre a empresa e o mercado no qual está inserida. No plano de negócios você irá definir assuntos como por exemplo, os serviços que irá oferecer. Além disso, o plano de negócios também detalha a questão financeira e os recursos humanos que você poderá contar para o desenvolvimento da empresa.
Para desenvolver o planejamento, é necessário juntar todos os investimentos de material, equipamento, pagamentos de funcionários e maquinário. Além disso, deve-se pesquisar também o público que irá contratar o seu serviço, quem serão seus principais concorrentes, o mercado e muito mais.
RESUMO DOS PRINCIPAIS PONTOS DO PLANO DE NEGÓCIO:
- O que é o negócio;
- Quais os principais produtos e/ou serviços;
- Quem serão os seus principais clientes;
- Onde será localizada a empresa;
- O montante de capital a ser investido;
- Qual será o faturamento mensal;
- Em quanto tempo espera que o capital investido retorne;
Saiba a importância de ter um plano de negócios em sua empresa
ESCOLHA O LOCAL
A localização é um dos principais fatores de sucesso de um empreendimento. Essa é uma decisão muito importante e que demanda uma atenção especial do empreendedor. Este por sua vez, deve escolher locais que possuam grande visibilidade, acessibilidade e principalmente, um alto fluxo de pessoas. Bons exemplos de regiões positivas para instalar e montar o seu carrinho de pipoca são próximos a pontos comerciais, faculdades, escolas, prédios públicos e privados, entre outros.
COLABORADORES
A contratação de colaboradores para montar um carrinho de pipoca dependerá da necessidade e do tamanho do empreendimento. Porém, diferente de outros tipos de negócios no qual o perfil da mão-de-obra necessária é totalmente especializado, para um negócio de carrinhos de pipoca não há necessidade de muitos colaboradores. Porém, é recomendável que o empreendedor contrate aqueles profissionais que já possuem certo tipo de experiência, já que são eles que vão lidar diretamente com os seus consumidores.
ESTRUTURA E EQUIPAMENTOS
A estrutura mínima recomendável para montar um carrinho de pipoca é de 30m², constituída apenas pelo próprio carrinho onde serão produzidos e comercializados os produtos.
Alguns dos equipamentos necessários são:
- Carrinho de pipoca;
- Botijão de gás;
- Calculadora;
- Equipamento de iluminação;
- Materiais para o preparo dos produtos;
- Isopor para bebidas;
- Embalagens;
- Luvas;
- Extintor de incêndio;
- Máquina de cartão débito e crédito;
- Aventais;
- Entre outros.
DIVULGAÇÃO E DICAS
A divulgação é um importante instrumento para tornar a empresa e seus serviços conhecidos pelos clientes potenciais. Para o empreendedor que deseja montar um carrinho de pipoca, o uso de estratégias de marketing de qualidade pode funcionar como fatores determinantes para o sucesso de um negócio. A primeira regra antes de divulgar uma empresa de serviços é fazer a definição do seu público alvo, conforme o serviço prestado. Depois dessa definição, o próximo passo é partir para os investimentos mais adequados para este fim.
O empreendedor poderá utilizar das mais variadas ações de comunicação para tornar o seu carrinho conhecido. Ele poderá utilizar os materiais impressos, como por exemplo cartões de visita, flyers e folders e também, os meios digitais, com a criação de um perfil nas redes sociais onde ele divulgara os seus produtos.
Como dica de negócio, é recomendável que o empreendedor que deseja montar um carrinho de pipoca precisa estar atento as novidades do segmento e usar sempre a criatividade para atrair os consumidores, já que este é um mercado que possui bastante concorrência. Além disso, é preciso elaborar um plano de negócio e estudar, detalhadamente, o mercado, os concorrentes e principalmente, o público-alvo.
DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA
Os documentos necessários para montar um carrinho de pipoca são simples:
- Documentação na Junta Comercial;
- CNPJ;
- Cópia autenticada do RG e CPF;
- Secretaria Estadual da Fazenda;
- IPTU do imóvel;
- Cópia do Contrato de Locação ou Compra e Venda;
- Alvará de funcionamento;
- Entre outros documentos específicos.
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ABERTURA SIMPLES
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