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Como montar um serviço de cerimonial? Confira!

O que você verá neste artigo:

Está pensando em montar um serviço de cerimonial? Descubra como!

O serviço de cerimonialista é um negócio que organiza e coordena todas as ações que irão ocorrer no dia de um evento. Essa empresa tem a missão de cuidar da harmonia de todos os itens do casamento, supervisionando também os fornecedores contratados para que tudo o que foi planejado saia tudo dentro do desejado. Quer iniciar na área? Continue lendo:

QUER SABER COMO MONTAR UM SERVIÇO DE CERIMONIAL? ENTÃO CONTINUE LENDO PARA SABER MAIS:

O que é um serviço de cerimonial?

O cerimonialista é um profissional responsável pela organização de um evento. Uma empresa do ramo de Cerimonial organiza e coordena todas as ações que irão ocorrer no dia de um evento, podendo ser: casamentos, eventos oficiais, formaturas, festas infantis, congressos, convenções, workshops, lançamentos de produtos, inaugurações, coletivas de imprensa, jantares, entre outros. Essa empresa tem a missão de cuidar da harmonia de todos os itens do grande dia, supervisionando também os fornecedores contratados, para que tudo que foi planejado seja cumprido e que as coisas aconteçam conforme o desejo do contratante, ou seja, do cliente.

Quais as atividades que um serviço de cerimonial exerce?

A empresa responsável pelo cerimonial auxilia o cliente na observância da etiqueta social e das regras formais de atos solenes. Em caso de eventos públicos oficiais, o cerimonial consiste na rigorosa observância das formalidades que regem as relações e a civilidade entre autoridades nos âmbitos administrativo, jurídico, militar, eclesiástico, diplomático, universitário, internacional e privado. Tais condutas são norteadas por códigos e protocolos municipais, estaduais, federais e internacionais. 

Já no segmento de casamentos, a amplitude do serviço contratado varia conforme a demanda do cliente. A empresa pode ficar responsável apenas pela condução formal do evento ou assessorar o cliente em todo o processo de planejamento e orçamento da cerimônia. Neste caso, o cerimonialista auxilia o cliente na determinação da igreja e do local da recepção, na pesquisa e escolha dos fornecedores, na definição do formato do evento, na elaboração orçamentária, no controle de qualidade dos serviços prestados e na vistoria final. Parte dos serviços prestados pode ser replicada em festas de aniversário, formaturas e eventos privados.

Como é o mercado?

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Data Popular e a Associação Brasileira de Eventos Sociais (ABRAFESTA) mostrou que os gastos com festas e cerimônias de casamento apresentam um crescimento anual médio de 10,4%. Entre 2013 e 2016, o crescimento foi de 25% em todo o Brasil.

O mercado de eventos sociais no Brasil é altamente maduro e registra uma demanda crescente em todas as regiões do país. As empresas prestadoras de serviços estão cada vez mais atentas às necessidades dos clientes e buscam novas tendências, espaços especializados e produtos diferenciados.

O que é e como montar um bom plano de negócios? 

O plano de negócios serve para que o empreendedor tenha uma visão mais ampla sobre a empresa e o mercado no qual está inserida. No plano de negócios você irá definir assuntos como por exemplo, os serviços e produtos que irá oferecer. Além disso, o plano de negócios também detalha a questão financeira e os recursos humanos que você poderá contar para o desenvolvimento da empresa.

Para desenvolver o planejamento, é necessário juntar todos os investimentos de material, equipamento, pagamentos de funcionários e maquinário. Além disso, deve-se pesquisar também o público que irá contratar o seu serviço, quem serão seus principais concorrentes, o mercado e muito mais.

RESUMO DOS PRINCIPAIS PONTOS DO PLANO DE NEGÓCIO:

  • O que é o negócio;
  • Quais os principais produtos e/ou serviços;
  • Quem serão os seus principais clientes;
  • Onde será localizada a empresa;
  • O montante de capital a ser investido;
  • Qual será o faturamento mensal;
  • Em quanto tempo espera que o capital investido retorne;

Escolha uma boa localização para o seu escritório

A localização é um dos principais fatores de sucesso de um empreendimento. Embora o serviço prestado seja realizado fora do estabelecimento, o empreendedor que deseja montar um serviço de cerimonial precisa pensar nas questões de localização do seu escritório físico.

Questões como visibilidade, vias com alto número de fluxo de pessoas, locais próximos a metrôs, pontos de ônibus, estacionamento, segurança da região, concorrência e preço de aluguel precisam ser pensados antes de fechar o negócio.

Como contratar bons colaboradores?

A contratação de colaboradores para montar um serviço de cerimonial pode funcionar da seguinte forma: o empreendedor, primeiramente, pode contratar apenas um cerimonialista e alguns assistentes. Conforme o empreendimento for se desenvolvendo, o quadro de funcionários pode aumentar, além do fato de que o restante da equipe pode ser contratado por evento, conforme as características do serviço a ser prestado.

Qual a estrutura e equipamentos necessários?

A estrutura mínima recomendável para montar um serviço de cerimonial é de 50m² e neste espaço é preciso acomodar as áreas de recepção, atendimento ao cliente, sala de reunião, pequeno escritório, sanitários e copa.

Alguns dos equipamentos necessários são:

  • Computadores, impressoras, telefones;
  • Impressora fiscal;
  • Máquinas de cartões de débito e crédito;
  • Mesas e cadeiras;
  • Armários;
  • Uniformes;
  • Equipamentos de comunicação interna;
  • Veículo utilitário;
  • Entre outros.

Quanto custa para montar um serviço de cerimonial?

De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), para montar um serviço de cerimonial o empreendedor arcará cerca de R$ 6.500,00 com custos fixos, que envolvem salário, aluguel, luz, água e internet, além de propaganda e publicidade. Os custos variáveis não estão inclusos no valor, podendo haver alterações na média.

Como abrir um serviço cerimonial?

Como vimos acima, o mercado de cerimônias encontra-se favorável para as empresas de cerimonial, tendo apresentado um crescimento notório na última década. Após a pandemia de Covid-19, muitos eventos irão acontecer, fazendo este setor esquentar mais ainda, tornando-se uma ótima opção para quem sonha em ter o próprio negócio.

Se você quer saber como abrir um serviço cerimonial, continue lendo para ver o passo a passo completo!

1 – Identifique o tipo de atividade

Primeiramente, é necessário identificar o segmento de atividade que o seu serviço atuará. Existem três designações, e já podemos adiantar que o serviço cerimonial se enquadra em serviço.

  • Indústria: É caracterizado pela transformação de matéria-prima em produtos a serem comercializados posteriormente;
  • Comércio: Já o comércio é o responsável pela venda dos produtos;
  • Serviços: O terceiro ramo de atividade é a prestação de serviços.

2 – Escolha a natureza jurídica

Verifique a natureza jurídica do seu empreendimento, pois isso te ajudará a definir o regime jurídico que o seu serviço se enquadra.

Informar a natureza jurídica no ato de formalização do seu negócio é importantíssimo, já que cada uma delas possui diferentes formas de aplicação das normas. Confira alguns tipos de naturezas jurídicas:

  • Empresário Individual (EI): Uma única pessoa constitui a empresa, cujo nome empresarial deve ser composto por seu nome civil, completo ou abreviado. É a pessoa física titular da empresa, podendo constituir apenas uma em seu nome;
  • Sociedade Limitada (LTDA): É aquela que reúne dois ou mais sócios a fim de explorar atividades de produção ou circulação de bens e serviços. Inclui-se toda empresa que contribui com moeda para formação de capital social e realização da constituição empresarial;
  • Sociedade Simples (SS): Exploram atividades de prestação de serviços decorrentes de atividades intelectuais e de cooperativa. Ou seja, os sócios não exercem nenhuma atividade voltada ao comércio, e sim desempenhar suas profissões. Exemplo: contadores, advogados, cooperativas e representações comerciais;
  • Sociedade Anônima (SA): Todas as empresas que não atribuem seu capital social a um nome específico, mas sim se dividem em ações. Essas ações podem ser transacionadas livremente. Neste caso não é necessário nenhum contrato social ou outro ato oficial como nas sociedades limitadas;
  • Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI): Empresa formada por somente uma pessoa, onde o capital pertence unicamente ao titular. Esse capital deve ser obrigatoriamente integralizado, e não pode ser inferior a 100 vezes o salário-mínimo vigente.

3 – Defina o porte da empresa

É importante definir o porte da empresa. Uma das principais características para definir esta questão é o faturamento bruto da empresa.

  • Microempreendedor Individual (MEI): Modalidade em que o faturamento máximo deve ser de R$81 mil por ano e não permite com que o empresário participe como sócio ou titular de outra empresa;
  • Microempresa (ME): É permitido a empresários individuais e sócios. O teto de faturamento anual é de R$360 mil.
  • Empresa de Pequeno Porte (EPP): Modalidade em que a faixa de faturamento anual começa em R$360 mil e vai até R$4,8 milhões.

As empresas que faturam acima de R$ 4,8 milhões são classificadas como médias e grandes.

4 – Reúna a documentação necessária

É obrigatório apresentar alguns documentos na hora de abrir uma empresa Estes documentos possuem prazos a serem cumpridos, pois possuem data de validade. Por isso indicamos que nesta etapa você busque a ajuda de um contador especializado no ramo e que atente-se aos prazos. 

Confira os documentos necessários para abrir um serviço de cerimonial:

  • CNPJ;
  • Cópia autenticada do RG e CPF;
  • Folha espelho do IRPF;
  • IPTU do imóvel;
  • Cópia do Contrato de Locação ou Compra e Venda;
  • Alvará de funcionamento;
  • Entre outros documentos específicos da cidade.

5 – Abra um CNPJ 

Após o registro na Junta Comercial, você receberá o NIRE, um Número de Identificação do Registro de Empresa. Este número será solicitado na hora de entrar no site da Receita Federal ao abrir o CNPJ.

Depois você fará o download do Programa Básico de Entrada. O próximo passo é preencher e enviar o documento pessoalmente ou pelos Correios para a Receita Federal;

Clique aqui e saiba o que você precisa para obter um CNPJ para sua empresa.

Como abrir um serviço de cerimonial com sócios?

Além dos documentos citados anteriormente, será necessário apresentar alguns outros caso a empresa seja aberta com sócios:

  • 1 cópia simples do comprovante de residência;
  • Certidão de casamento (se casado);
  • 2 cópias autenticadas do RG e CPF de cada (Carteira Nacional de Habilitação também é válida);
  • 1 cópia de folha espelho do IRPF, caso tenha comprovado no ano vigente.

Alvará de Funcionamento

O Alvará de Funcionamento é um documento que indica que o seu serviço de cerimonial pode exercer as funções no local em que você a instala.

O documento é emitido pela Prefeitura Municipal ou por algum outro Órgão Governamental Municipal, e pode ser solicitado gratuitamente pela internet, na maioria dos Estados.

Por isso, é necessário estar atento se a atividade escolhida está representada no registro por um código CNAE de atividades econômica, pois cada atividade necessita de um tipo de Alvará diferente

Alguns dos documentos necessários para solicitar o Alvará de Funcionamento são:

  • Planta do imóvel onde você pretende abrir seu negócio;
  • Cópia do recibo do IPTU pago;
  • CPF e RG, originais ou cópias, da pessoa responsável pelo negócio;
  • Cadastro do Contribuinte Mobiliário, ou CCM, obtido na Secretaria das Finanças;
  • O Setor, Quadra e Lote – também chamado de SQL – do imóvel;
  • Declaração de atividade: para que você usará o imóvel e qual área será destinada aos consumidores;
  • Certificado de conclusão de imóvel recém-construído.

É necessário destacar que a documentação exigida pode variar de acordo com as exigências de cada Município ou com as atividades exercidas.

Como divulgar meu serviço cerimonial?

A divulgação é um importante instrumento para tornar a empresa e seus serviços conhecidos pelos clientes potenciais. Para o empreendedor que deseja montar um serviço de cerimonial, o uso de estratégias de marketing de qualidade pode funcionar como fatores determinantes para o sucesso de um negócio. A primeira regra antes de divulgar uma empresa de serviços é fazer a definição do seu público alvo, conforme o serviço prestado. Depois dessa definição, o próximo passo é partir para os investimentos mais adequados para este fim.

O empreendedor poderá utilizar das mais variadas ações de comunicação para tornar o seu serviço conhecido. Ele poderá utilizar os materiais impressos, como por exemplo cartões de visita, flyers e folders e também, os meios digitais, com a criação de um site onde constarão as principais informações sobre os seus serviços e claro, as redes sociais.

Como dica de negócio, é recomendável que o empreendedor faça muita pesquisa de mercado, concorrência, fornecedores e principalmente, sobre o público-alvo. Entender quais são os problemas desses consumidores e entregar exatamente o que eles precisam ajudará muito no sucesso do seu empreendimento. Além disso, investir em boas parcerias com fornecedores, casa de eventos, buffets e outros profissionais do ramo pode render indicações e alavancar os seus negócios. E lembre-se: estar atento com as principais novidades do segmento também é essencial.

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