10 bons motivos para abrir um negócio próprio e ser bem sucedido na vida pessoal e profissional

 em Empreendedorismo

Confira aqui 10 bons motivos para abrir um negócio e ser bem sucedido na sua vida pessoal e profissional!

As motivações que levam as pessoas a criar um negócio são muitas, mas as mais citadas em pesquisas com empreendedores atuais ou em potencial são:

  • Auto-realização (fazer o sonho acontecer)
  • Desejo de independência
  • Autonomia para tomar decisões
  • Ganhar dinheiro
  • Busca de novos desafios (mudança na carreira / pós-carreira / aposentadoria)
  • Falta de alternativa (perda do emprego)

Quais das motivações acima aplicam-se ao seu caso? Se você está querendo montar o negócio próprio, nós apresentamos abaixo alguns motivos para abrir um negócio que podem te ajudar a encontrar uma razão para seguir em frente e se tornar um empreendedor de sucesso! Continue lendo:

O que é preciso para abrir um negócio próprio?

Primeiramente, vamos falar do que não é preciso. Você não precisa esperar uma eternidade para começar, não precisa ter feito uma faculdade e tão pouco precisa de um sócio.

Algumas oportunidades de negócios exigem somente conhecimento, como no caso de consultoria, prestação de serviços de eletricista ou serviço de corretagem. E também um toque de dedicação!

O que você precisa agora é sair do ponto morto, engatar a primeira e começar! Não comece abrindo o negócio. Seria como construir uma casa pelo telhado. Na verdade, comece montando um planejamento, mesmo que só vá abrir o negócio daqui a um ou dois anos. Confira um eBook completo onde explicamos como montar um plano de negócios clicando aqui.

Motivos para abrir um negócio:

1. Controlar seu próprio destino

Esta é uma das partes que mais gosto no quesito motivos para abrir um negócio. Bom ou ruim, quem decide o que fazer é você, então se algo não deu tão certo, você pode rapidamente alterar a rota e medir o resultado novamente.

Em uma empresa normalmente este caminho de se descobrir o que deu errado e consertar é muito demorado. Existe toda a hierarquia e burocracia da empresa a vencer. Algumas vezes, uma informação importante nem chega aos ouvidos de quem deveria e fica perdida no meio dos níveis hierárquicos.

2. Escolher as pessoas com quem trabalhar

Pesquisas indicam que 84% das novas micro e pequenas empresas têm até 5 funcionários. Então saiba que você provavelmente não terá que selecionar muitas pessoas para trabalhar com você.

Mas isso pode ser bom também, pois você poderá escolhê-las levando em conta suas preferências, mas sempre em mente com as competências da pessoa de acordo com o cargo a ser ocupado, claro.

3. Fazer o que gosta

Este é um dos bons motivos para abrir um negócio! Se passarmos 8 horas no trabalho, das 24 que temos no nosso dia, isso é um terço da nossa vida que passamos trabalhando. Se você não fizer uma coisa que goste, como continuar? O pior de tudo isso é que você muito provavelmente nunca será tão bem sucedido fazendo o que não gosta. Por isso, aposte na sua empresa, e comece fazendo isso a partir de algo que você tenha afinidade.

4. Conseguir mais agilidade

Em uma empresa própria, você é quem decide o que e quando fazer cada coisa. Em um sistema mais simples pelo tamanho da hierarquia da empresa, normalmente é o dono e os subordinados. Como o dono está sempre a par do que está acontecendo, é bem mais fácil tomar decisões rápidas. Em uma empresa maior são muitas reuniões e explicações até que se chegue a um consenso.

5. Relacionar-se com as pessoas

Especialmente em cidades menores, o proprietário de um negócio acaba tendo bastante envolvimento com a sociedade. É um cliente que você encontra em uma feira, no banco ou na rua, e isso acaba por desenvolver em uma amizade.

São vizinhos de lojas que se conhecem e trocam experiências do comércio, e muito mais. Sem falar nos funcionários, que são as pessoas que vão passar o dia todo com você. Para quem gosta de gente, tudo isso pode ser muito prazeroso!

6. Orgulho por criar algo

Esta parte também é incrível. É muito bom quando você olha para algo que estava somente na sua cabeça antes, e que saiu de você para se transformar em uma empresa real, que seja motivo de orgulho. Você olha e pensa “fui eu quem criou tudo isso”. E é esse orgulho que também o mantém motivado a vencer os desafios e crescer.

7. Liberdade para fazer outras coisas

A liberdade não acontece logo que você abre o próprio negócio. Na verdade, no começo você provavelmente vai trabalhar mais do que se estivesse empregado. Isso porque você precisa colocar as coisas para funcionar, ter as pessoas certas nos lugares certos.

Mas depois de tudo alinhado, montar sua empresa pode ser uma ótima maneira de ter mais liberdade para fazer outras coisas.

8. Ganhar mais dinheiro

Nos primeiros meses de um bom negócio, é possível que você ganhe menos do que no emprego. No entanto, se você fizer o dever de casa e tiver um bom plano de negócios, então em alguns meses você começará a colher os frutos do seu esforço.

Uma pequena empresa bem administrada deverá dar de lucro 15%, isso depois de retirar seu salário (o que é pró-labore), as despesas e pagar impostos. Assim, além de você ter uma retirada suficiente para manter suas despesas, ela deverá pagar 15% para a própria empresa crescer.

Dinheiro este que de tempos em tempos você pode reaplicar no negócio ou retirar como forma de retirada de lucros. Se tudo der certo, você poderá ganhar muito mais em um negócio próprio do que no emprego com carteira assinada.

9. Usar sua criatividade

Ao se tornar seu próprio patrão você ganha mais responsabilidade, mas também muita liberdade para criar e testar ideias na sua empresa. A criatividade é uma das características desejadas no comportamento empreendedor.

Se você é muito criativo e deseja montar um negócio próprio para exercitar essa habilidade, apenas tome cuidado de não optar por comprar uma franquia. Você pode acabar se frustrando por não ter completa autonomia do negócio.

10. Pode ser mais fácil do que você imagina

Muitas vezes nossa preconcepção do que pode ser algo é muito pior do que realmente é. Nestes casos o nosso maior desafio é vencer nós mesmos e sair da inércia. Várias vezes nos pegamos pensando o quão doloroso vai ser fazer algo.

Quando realmente colocamos a mão na massa e terminamos notamos que foi muito mais fácil do que pensávamos. Tem um ditado que diz: “As coisas não são difíceis de fazer, o difícil é nos dispormos a fazê-las” – Constantin Bracusi

E aí, refletiu sobre esses motivos para abrir um negócio? Conte com o Abertura Simples para dar início a sua empresa de forma rápida, fácil e segura. Cuidamos de toda a documentação para que você não tenha dores de cabeça. Clique no botão abaixo e se torne um empreendedor de sucesso agora mesmo!

Postagens Recentes

Deixe uma resposta

foto de um homem em cima de uma montanha com uma bandeira, representando os empreendedores de sucesso