A música pode melhorar sua produtividade! Conheça as vantagens de ouvir suas músicas favoritas no trabalho

 em Gestão e Produtividade

Saiba as vantagens de ouvir música no trabalho e como melhorar sua produtividade

A música faz parte do dia a dia da maioria das pessoas; enquanto exercemos atividades rotineiras como cozinhar, se exercitar, dirigir e mais, deixamos o som reproduzir nos rádios e smartphones. Porém, muitas empresas ainda impedem funcionários de praticarem esse hábito durante o horário de trabalho, alegando que os sons são distrações, ou mesmo um sinal de improdutividade.
Estudos já comprovaram que ouvir estilos de música diferentes no ambiente profissional pode trazer diversos benefícios, inclusive elevar a produtividade. Isso porque as pessoas que o fazem se concentram mais naquilo que estão fazendo do que em todos os ruídos externos, como conversas de colegas. Por isso, explicaremos a seguir todas as vantagens de ouvir música no trabalho, e como usar isso ao seu favor para conseguir gerar resultados mais efetivos. Continue lendo:

Música no trabalho:

  1. Melhora seu humor

Ouvir suas melodias favoritas, mesmo que por alguns minutos, deixará você muito mais relaxado. Isso fará com que você se sinta mais calmo, diminuindo o nível de stress e fazendo com que você consiga aproveitar melhor seu tempo de serviço.

  1. Libera dopamina

Além disso, a música provoca a liberação de dopamina no cérebro, uma substância química que, entre tantas outras ações, provoca a sensação de prazer. Ou seja, ouvir as canções que você gosta aumentam a sua sensação de satisfação.

  1. Ajuda na solução de problemas

Com seu estado de espírito mais positivo e leve, sua capacidade de pensar em soluções mais criativas aumenta. Ao contrário do que acontece quando estamos nervosos ou ansiosos, onde o foco diminui e tendemos a encontrar opções obvias para resolver questões importantes.

  1. Seu cérebro acompanha

Nossas ondas cerebrais sincronizam a frequência com o ritmo da música que escutamos. Ou seja, se você estiver ouvindo uma música com batida mais rápida, ficará mais agitado. Já com um som mais tranquilo e leve, a tendência é ficar em estado relaxado. Seu corpo acompanha o que você ouve, então se estiver se sentindo estressado, experimente colocar um som mais tranquilo, e se estiver com sono, algo mais elétrico.

  1. Diminui distrações

Pesquisas indicam que a principal causa de distrações no ambiente de trabalho são as conversas paralelas, e isso atrapalha muito o rendimento dos funcionários. Ouvir música no trabalho pode “mascarar” esses ruídos, reduzindo assim as distrações e aumentando a produtividade. Além disso, as canções ativam regiões emocionais da mente que são responsáveis pela concentração e o foco.

Concluindo:

Não existe nenhum repertório que seja uma fórmula para o sucesso, cada um possui sensações para estilos de música diferentes. Por isso, o ideal é identificar qual faz melhor para você, e assim conseguirá exercer suas atividades com mais leveza, e perceberá um aumento significativo em sua produtividade e qualidade de vida.


Você tem o costume de ouvir música no trabalho? O que acha dessa prática? Comente e participe para que possamos melhorar, cada vez mais, os conteúdos do Abertura Simples.

Postagens Recentes

Deixe uma resposta

Saiba como otimizar o seu tempo - Abertura SimplesFoto de um homem em frente a um quadro kanban para gestão de produção nas empresas