Skip to content

Confira essas dicas e sabia como negociar o contrato de aluguel do seu negócio!

O que você verá neste artigo:

Quer saber como negociar um bom contrato de aluguel com o seu locatário? Continue lendo!

A Pesquisa do Mercado Imobiliário, realizada pelo Departamento de Economia e Estatística do Secovi-SP (Sindicato da Habitação), apurou em junho deste ano a comercialização de 2.288 unidades residenciais novas. O resultado representa aumento de 6,0% em relação às 2.158 unidades comercializadas no mês anterior.

Mesmo com esses números, o mercado imobiliário para locação em São Paulo a passos lentos e a demanda em um menor ritmo, o inquilino ganha força para negociar com o proprietário, novas condições no contrato de aluguel.

Primeiramente, se o empreendedor for alugar um novo imóvel, é necessário que o empresário faça muita pesquisa antes de tomar a decisão de qual ele escolherá.  Se ele optar por renovar o contrato, é fundamental ler o contrato de aluguel, onde precisam estar especificados todos os detalhes como data de vencimento, valor do aluguel, taxas, reajustes, entre outros. Essa é uma tarefa que exige máxima atenção, afinal, são muitos detalhes que, por muitas vezes, passam despercebidos na hora de alugar o imóvel.

Se você vai renovar o contrato de aluguel ou planeja locar um imóvel em breve, confira algumas dicas para você conseguir um bom acordo:

CONFIRA ESSAS DICAS DE COMO NEGOCIAR UM CONTRATO DE ALUGUEL!

RENOVAÇÃO DO CONTRATO DE ALUGUEL

  • Entre em contato com o proprietário do imóvel e agende um encontro para negociar o reajuste previsto em contrato;
  • Pesquise no prédio ou na região o preço de outros imóveis para saber se o valor pedido corresponde ao que está sendo praticado no mercado;
  • Ofereça boas referências pessoais ao dono do imóvel, ou seja, comprovante de pagamento do aluguel em dia. Essa é uma das dicas mais valiosas, pois o proprietário não vai querer que um bom pagador deixe o imóvel;
  • Mostre que o local está bem cuidado. Leve fotos que comprovem a boa manutenção, pintura, vidros e assoalho, que também podem ajudar na hora da negociação. Considere também apresentar a sua boa relação com a vizinhança.
  • Entenda o momento econômico. Analisando toda a situação da economia, você consegue ter uma visão mais clara sobre a realidade do mercado e apresenta ao proprietário dados reais para a redução ou mantimento do valor;
  • É possível que o índice de reajuste aplicado ao contrato seja o IGP-M. Isso não significa que, na hora do reajuste, o empreendedor não consiga negociar descontos ou compensações. Às vezes, o IGP-M do mês apresenta queda, mas é comum a inclusão de uma cláusula contratual definido que, em caso de variação negativa, o valor da locação será mantido.

Mas, afinal, o que é IGP-M?

O IGP-M é um indicador muito importante para a nossa economia e para diversos setores, como o de imóveis. A sigla quer dizer índice Geral de Preços do Mercado, e é calculadora mensalmente pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Ao final de cada ciclo de 30 dias, eles divulgam o resultado e o mercado se baseia nela para a tomada de diversas decisões.

Entre outras coisas, esse é o índice de referência usados para fazer os reajustes de aumento da energia elétrica e dos contratos de aluguel atualmente. O seu cálculo é feito levando em conta uma série de fatores e variáveis, que vão desde matérias primas agrícolas até os produtos que são consumidos pelo comprador final na cidade.

CONTRATOS NOVOS

  • Pesquise quanto vale um aluguel de imóvel no mesmo prédio e região onde o seu negócio está localizado e veja se os valores batem com o que foi proposto;
  • Solicite uma minuta do contrato de aluguel com alguns dias de antecedência, pois todas as cláusulas devem ser analisadas com muita atenção antes de serem assinadas;
  • Analise minuciosamente o valor do aluguel, índice de reajuste, valor do condomínio (se houver), quem fará o pagamento do IPTU (locador ou locatário), estrutura do local e também, o final do contrato;
  • Preste atenção ao valor das multas. Existem multas por atraso de pagamento do aluguel e do condomínio e multa por rescisão contratual que geralmente equivale ao valor de três aluguéis.

A renovação do contrato de aluguel pode ser uma negociação e que exige bastante habilidade para quem está fazendo a operação. Isso porque, muitas vezes, o inquilino e o proprietário nunca chegam a um consenso bom para ambos os lados.

Mas, seguindo essas dicas, pode apostar que você conseguirá fazer uma boa negociação com o seu contrato de aluguel e se não conseguir, utilize as dicas na hora de alugar um imóvel novo.


E aí, está preparado para fazer uma boa negociação do contrato de aluguel? Quer compartilhar mais alguma dica? Comente e participe para que possamos melhorar, cada vez mais, os conteúdos do Abertura Simples.

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Como abrir uma empresa. Ebook Completo.

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 100 mil empreendedores! Baixe agora mesmo o Manual Completo para Começar seu Próprio Negócio.

Você também pode gostar desses Conteúdos

1 Comment

  1. Olá, parabéns pela matéria.
    Pode sim ser muito útil para quem está procurando informações sobre o contrato de aluguel.

    Recomendo também o link: https://www.99contratos.com.br/contrato-locacao-residencial.php

    Nele pode-se também encontrar diversas informações, como quais são as formas de garantia, como fazer para que o aluguel tenha seu pagamento antecipado, como despejar um inquilino que não pague, entre outras.

    Um grande abraço.


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tudo certo!

Basta baixar seu e-book pelo botão abaixo! 

Espero que goste!