Networking para empreendedor: desenvolva relações estratégicas para o seu negócio

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Somos seres sociáveis e por viver em sociedade precisamos uns dos outros. No empreendedorismo, não é diferente. É fundamental a ajuda de outras pessoas para criar parcerias e ir além. A questão é como conhecer as pessoas certas? Saiba que nesta matéria você entenderá como o networking pode ser fundamental

Você já parou para pensar se as pessoas que estão a sua volta podem realmente influenciar positivamente a sua vida e o seu negócio? Saiba que deveria. Afinal, um empreendedor, por mais que queira, não pode levar seu negócio para nível elevado sozinho. Ele precisa de outras pessoas que possam ajudar com ideias e até mesmo abrindo novas possibilidades.

Imagine que João é um empreendedor. Ele tem uma empresa de distribuição de comidas veganas. Sua ideia é expandir sua marca no offline e, para isso, quer participar de eventos. Só que ele não conhece as pessoas que organizam estes eventos. Caso João tivesse desenvolvido uma boa rede de contatos, ele teria muito mais facilidade.

Basicamente, a função do networking é justamente essa, ou seja, fazer com que o empreendedor consiga criar uma rede de contatos, como uma comunidade, que possibilite ideias, insights, parcerias e até uma boa amizade.

Vamos falar sobre o que é networking?

A compreensão sobre o que é networking vem sendo entendida de forma equivocada. Algumas pessoas pensam que o processo de networking é “usar” as pessoas para chegar a algum lugar, mas não se trata disso.

Na verdade, o conceito deve ser aplicado para criar uma boa rede de contatos de forma totalmente natural. O empreendedor não deve sair por aí querendo forçando amizade com quem acha que é importante, pois isso não vai funcionar. Na verdade, pode até ser prejudicial, já que pode gerar uma imagem de uma pessoa interesseira.

O networking é criado como uma amizade.

As pessoas se conhecem, se identificam por algum motivo e criam uma relação. Ou seja, não se trata de conhecer pessoas para que elas possam fazer algo, mas para gerar uma relação natural que pode, ou não, gerar algo no futuro.

Qual a importância de criar uma boa rede de contatos?

Como já mencionamos, não há como ir além sem a ajuda de outras pessoas. Como seres sociais, estamos todos conectados e precisamos uns dos outros. Desta forma, criar uma boa rede de contatos permite que o empreendedor consiga se desenvolver plenamente e ainda permite:

Gerar oportunidades

O mercado pode ser abundante em oportunidades, mas se o empreendedor não tem acesso, fica difícil usá-las a seu favor, certo? Diante disso, quando o profissional consegue criar uma boa rede de contatos, ele tem acesso a oportunidades que podem ser essenciais para o seu negócio.

Obter informações

Os contatos que também atuam no mesmo setor que o empreendedor podem ser fontes ricas de informação sobre o mercado. Eles permitem que ele fique atualizado e saiba o que está acontecendo, algo fundamental para a estratégia de qualquer negócio.

Fazer parcerias

Outra vantagem de praticar networking é que pode render boas parcerias. Ao conhecer outros profissionais, o empreendedor entenderá as necessidades, objetivos e sonhos deles. Com isso, caso haja alguma ligação entre objetivos e necessidades, é possível criar parcerias entre as empresas.

Aumentar a visibilidade

Ser visto e conhecido no mercado em que atua ajuda a empresa a aumentar sua visibilidade. Lembrando que não basta apenas ser conhecido, é preciso ser lembrado de forma positiva.

Como construir uma rede de contatos?

“Ah, mas eu sou tímido(a). Como vou conseguir conhecer novas pessoas?”. É verdade que nem sempre é tão fácil fazer networking. Há muitas pessoas que são tímidas e isso pode dificultar. Só que com algumas técnicas é possível superar a barreira (abaixo vamos falar sobre algumas dicas). Por enquanto, vamos apresentar o que o empreendedor pode fazer para criar uma rede de contatos.  

Recorra a amigos e familiares

Todos nós já temos uma rede de contatos, mas não usamos. Nossos familiares e amigos podem ser ótimas fontes. Eles podem trabalhar em lugares ou saber de informações importantes. Por isso, a primeira recomendação é que o empreendedor analise se dentro do seu círculo familiar e de amigos há boas oportunidades.

Participe de eventos

Outra forma eficiente para conhecer novas pessoas é participar de eventos do setor que a empresa atua. Inclusive, muitos são pensados justamente em proporcionar um ambiente que seja propício ao networking. Então, vale a pena investir na participação de alguns eventos.

Use a tecnologia a seu favor

As redes sociais também são fontes riquíssimas para geração de contatos. A dica é que o empreendedor às use a seu favor. É interessante ter um perfil adequado e saber chegar nas pessoas certas de forma natural.

4 dicas para você aprender a fazer networking na prática

Até aqui já falamos sobre o que é networking, quais são os benefícios e como criar uma rede de contatos, certo? Chegou a hora, então, de compartilhar algumas dicas que serão fundamentais para fazer um bom networking.

1. Invista em contatos de qualidade

Não adianta conhecer 100 pessoas e não manter nenhuma relação sólida com elas, já que isso não será produtivo. O recomendado é focar em qualidade. Algumas vezes ter uma boa relação com uma pessoa pode ser muito mais positivo do que com 100.

2. Encontre afinidades

As relações começam por meio das afinidades. Não adianta chegar em uma pessoa de forma totalmente aleatória. O recomendado é que o profissional saiba quais são os interessantes de quem quer conhecer e veja se existe algum incomum para que, com isso, consiga estabelecer alguma relação.

3. Mantenha proximidade

Após a afinidade, as relações vão se desenvolvendo pelo contato. Assim como uma flor, que precisa ser cuidada para crescer, as relações também precisam de cuidado. Sendo assim, é interessante cultivá-las e manter proximidade.

4. Seja útil

Sempre que possível, ofereça ajuda para os seus contatos. Ser uma pessoa solicita é essencial para que haja confiança e a relação consiga se fortalecer. Uma dica extra: ajude se realmente puder ajudar.

Livros fundamentais para você se aperfeiçoar no networking

Achou que já tinha zerado o assunto? Saiba que não. Há muitos especialistas que podem oferecer ensinamentos valiosos sobre networking. A recomendação é que o empreendedor procure cada vez mais se aperfeiçoar. Por isso, decidimos listar três livros sobre networking.

Nunca Almoce Sozinho – Keith Ferrazzi

A autora vai além do conceito básico sobre o assunto. Ela entende que networking é sobre pessoas e sobre a construção de uma comunidade na qual um ajuda o outro.  A partir disso, seu livro explica como construir essa comunidade.

O poder do networking – Tonny Spaulding

Para o autor, networking trata-se de desenvolver relações duradouras. Em sua obra, ele explica quais são os benefícios destas relações e também como construir, ampliar e solidificar cada contato.

O livro negro do networking – Jeffrey Gitomer

A sinopse da obra explica que o livro ensina “como subir a escada sem pisar (ou montar) nas costas dos outros; como conquistar o respeito de um mentor poderoso sem mendigar; como desenvolver relacionamentos mais fortes com clientes, chefes, colegas, vendedores, amigos e familiares e muito mais”.

Conclusão

Para finalizar é importante lembrar que networking é muito mais do que conhecer pessoas e pedir ajuda. É, na verdade, uma técnica que permite conhecer pessoas que têm as mesmas afinidades e, algumas vezes, objetivos que nós.

Curtiu saber mais sobre o assunto? Compartilhe este artigo em suas redes sociais e ajude seus amigos a construir uma boa rede de contatos. 

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 40 mil empreendedores. Baixe agora mesmo o Manual Completo Para Começar Seu Próprio Negócio.

No comment yet, add your voice below!


Faça um Comentário