O que é CADAN e como regularizar os anúncios do seu negócio

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Você sabe o que é o CADAN? Agora que você abriu a sua empresa, é hora de colocar ela para funcionar! Muitos empreendedores optam por colocar fachadas e letreiros em seus comércios, tanto para identificação do local, quanto para anunciar o negócio. Porém, existe uma preocupação cada vez maior com a poluição visual das cidades, para que o espaço urbano não fique sobrecarregado.

Por isso existe o Cadan, que regulamenta os anúncios publicitários de estabelecimentos. Para evitar sanções de fiscalização, confira esse artigo que explica o que é esse certificado e como você pode fazer para obtê-lo.

ENTENDA AQUI TUDO SOBRE O CADAN!

Lei Cidade Limpa

Em 2007, entrava em vigor a lei 14.223, popularmente conhecida como Lei Cidade Limpa, em São Paulo. Essa lei busca regular a paisagem do município e proíbe a colocação de propagandas em outdoors pela cidade. Além disso, também regula o tamanho de placas e letreiros de estabelecimentos comerciais, industriais e de prestação de serviço. Seu objetivo e combater a poluição visual e degradação ambiental, valorizando a paisagem urbana e arquitetura da cidade.

Muitas cidades já aderiram à essa regulamentação, como Ribeirão Preto, Piracicaba, Ribeirão Pires, Rio Claro, São Caetano, Suzano e mais recentemente Osasco. Portanto o empresário deve se atentar à regulamentação necessária em seu município.

Onde é proibido anunciar?

  • Praças, parques, vias e outros logradouros públicos
  • Postes de iluminação, telefones públicos, cabines e redes de telefonias
  • Placas de sinalização de transito
  • Pontes, passarelas, viadutos e túneis
  • Marquises, saliências ou recobrimentos de fachadas
  • Colunas, paredes, muros ou partes externas de edificações
  • Vias e caminhos públicos, inclusive na pavimentação asfáltica
  • Locais que obstruam janelas ou aberturas, atrapalhando a ventilação ou insolação do local

Anúncios permitidos

Segundo a legislação, anuncio é qualquer veículo de comunicação visual presente nas vias urbanas e paisagem visível em logradouros públicos (ruas, avenidas, praças, etc). É composto por uma área de exposição e estrutura (altura, avanço, recuo).
Portanto, podem ser classificados em três conceitos e definições:

Anúncio Indicativo

Deve ser feito no próprio local de atividade, e identifica o estabelecimento ou profissional que ali atua. Pode conter o nome e respectivo logo, tipo de serviço ou atividade exercida, telefone, endereço e site. Por exemplo, o letreiro de um bar ou placa de uma loja.

Anúncio Publicitário

Instalado fora do local onde se exerce a atividade, e é destinado à veiculação de publicidade. Por exemplo, mobiliários urbanos, abrigos de parada de ônibus e relógios eletrônicos.

Anuncio especial

Aquele que possui a finalidade cultural, educativa, eleitoral, informativa ou imobiliária, seguindo o artigo 19 da Lei Cidade Limpa. Por exemplo: cartazes de venda ou aluguel de um imóvel, placa de campanha educativa, informações de eventos culturais, etc.

Não é considerado anúncio

A legislação não considera como anúncio os seguintes casos:

  • Logotipo em postos de abastecimento e serviços, quando veiculados em equipamentos próprios do mobiliário obrigatório. Exemplo: densímetros, bombas e similares.
  • Anúncios instalados no interior da edificação, contanto que estejam instalados a mais de 1 metro de qualquer tipo de abertura ou vedo transparente. Porém, não pode prejudicar a passagem e nem a visão de motoristas.

Penalidades

Os anúncios publicitários que não estiverem de acordo com a legislação ficam sujeitos a multa, sendo a primeira no valor de dez mil reais por anuncio irregular. Para cada metro quadrado que exceder os 4 m² de forma irregular, há o acréscimo de mil reais.

Após a aplicação da primeira multa, os responsáveis são intimados a regularizar o anúncio ou removê-lo. Caso o infrator não respeite a ordem, o órgão adota a medida de remoção do anúncio e até mesmo cancelamento imediato da licença do anúncio indicativo ou da autorização do anúncio especial.

Para os estabelecimentos que desejam anunciar conforme a regularização, é necessário obter um registro no CADAN.

Mas afinal, o que é o CADAN?

O Cadastro de Anúncios (Cadan) é obrigatório para todo estabelecimento comercial, industrial ou de serviços que coloca qualquer tipo de anúncio em sua fachada ou na entrada do local. É uma lei municipal, sendo válida apenas para o município de São Paulo.

É possível realizar o cadastro via internet no site do Cadan, porém é importante manter um profissional Engenheiro ou Arquiteto para preencher os dados solicitados pela Prefeitura. Além disso, esse profissional será responsável também por receber o deferimento ou indeferimento do pedido.

Como licenciar meu anuncio no CADAN?

Para iniciar o pedido de licenciamento do anúncio pelo CADAN é necessário que o empreendimento possua em mãos o CCM, o Cadastro de Contribuinte Mobiliário, que serve como uma identificação do contribuinte junto à Prefeitura de São Paulo para cobrança de ISS, TFA, TLIF. Além disso, é preciso informar também o número do IPTU, como Contribuinte Imobiliário. O imóvel deve estar cadastrado como comercial.

O terceiro documento a ser apresentado é a Licença de Funcionamento. Se for necessário, deve-se atualizar o documento para que o cadastro seja aprovado.

Em seguida, ele irá completar um formulário com algumas informações sobre o imóvel e o formato do anúncio. Para anúncios com área maior ou igual a 4 m², ou testada maior do que 100 m, é obrigatória a apresentação do número da ART/RRT. Com essas especificidades é necessário também apresentar o CREA/CAU do responsável técnico ou da empresa responsável.

Doutor Legaliza

Para regularizar o anúncio do seu imóvel seguindo o Cadan e evitar multas, você pode contar com os engenheiros do Doutor Legaliza. Somos especializados na legalização de empresas, oferecendo também os serviços de obtenção de Alvará de Funcionamento, INPI, Vigilância Sanitária, e mais.

Para tirar dúvidas, pedir orçamentos ou qualquer informação, entre em contato conosco que retornaremos o mais rápido possível.


Sua empresa possui Cadan? Está com alguma dúvida sobre esse certificado? Comente abaixo e participe para melhorar, cada vez mais, os artigos do Abertura Simples.

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 40 mil empreendedores. Baixe agora mesmo o Manual Completo Para Começar Seu Próprio Negócio.

No comment yet, add your voice below!


Faça um Comentário