Tudo o que você precisa saber sobre o que é Inside Sales está aqui. Confira!

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Quer saber o que é Inside Sales? É cada vez mais frequente ver as empresas brasileiras adotando este modelo, com investimentos na produção de conteúdo de qualidade para garantir um melhor posicionamento online e, por consequência, conquistar mais leads.

Você como empreendedor precisa fechar contratos, não é mesmo? E para isso acontecer, você precisa administrar bem a sua equipe de vendas, certo?!

Nós sabemos que existem vários contratempos que temos que lidar, como por exemplo: “Fiquei preso no trânsito e quando cheguei o cliente não podia me atender” ou então: “Preciso de mais recursos para minhas visitas, o valor que eu recebo hoje não é suficiente para os meus deslocamentos”.

Todos esses contratempos são a base para argumentos negativos por parte dos vendedores e, consequentemente, desperdiçam tempo. Em outras palavras, isso significa a perda de vendas e receita para manter seu negócio funcionando.

Então, se você quer saber o que é Inside Sales e como você pode melhorar a realidade do time de vendas do seu empreendimento, continue lendo:

O QUE É INSIDE SALES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER ESTÁ AQUI!

O que é Inside Sales?

Você deve estar se perguntando: o que é Inside Sales? Ele é uma modalidade de venda realizada de dentro da empresa.

O vendedor se aproveita da tecnologia para realizar reuniões à distância, reduzindo custos com deslocamento e aumentando a produtividade. É ideal para vendas com maior nível de complexidade.

Qual a diferença entre Inside Sales e o tradicional telemarketing?

É muito comum vermos esses dois termos sendo assimilados, mas existe uma diferença crucial entre um e outro.

O telemarketing tradicional está focado em uma única ligação com um script previamente definido, na qual o vendedor, muitas vezes pouco preparado, insiste para que você compre o produto quase que de maneira mecânica. Já o modelo de Inside Sales funciona melhor para a venda de produtos de maior complexidade, que requerem um maior nível de conhecimento do vendedor. Assim, por meio de uma série de reuniões virtuais, o negócio é fechado.

O que não é Inside Sales?

Agora que você já sabe o que é Inside Sales, chegou a hora de saber o que não é. E, muitas pessoas ainda tem um certo preconceito com a modalidade. Mas, ao contrário do que muitos empreendedores pensam, é que essa modalidade não é:

  • Seguir uma lista de contatos aleatórios tentando vender para eles;
  • Empurrar uma solução ou produto sem verificar a necessidade;
  • Falar com o consumidor de forma mecânica, sem oferecer a devida atenção às necessidades da pessoa;
  • Fazer de tudo para vender um produto para qualquer prospect;
  • Interromper alguém em horários inconvenientes para forçar uma venda.

Quais são os benefícios do Inside Sales?

  • Redução de custos: Deslocar o colaborador até onde o cliente está, é claro, rende custos para a empresa — que, quando somados, são bastante significativos. Portanto, transferir as operações para a própria sede do negócio possibilita uma economia tanto de recursos quanto de tempo.
  • Otimização dos processos: Como já mencionamos, além do dinheiro, o deslocamento até o cliente também gasta tempo. Entretanto, a situação fica ainda mais complicada ao considerarmos que o tempo de transporte não é fixo, pois o colaborador está sujeito a engarrafamentos e outros inconvenientes no meio do caminho, que geram atraso.
  • Aumento da produtividade: No tempo que o colaborador originalmente levaria para deslocar-se da empresa até o cliente, conversar com ele, fechar negócio e, finalmente, voltar para a sede, ele pode atender diversos consumidores dentro da estratégia de Inside Sales.
  • Captação e conversão de um maior número de leads: A estratégia de Inside Sales, especialmente quando consideramos que ela permite à equipe trabalhar conectada o tempo todo nos sistemas de gestão da empresa, possibilitam a captação de um maior número de leads.

O Inside Sales funciona mesmo?

Agora que você já sabe o que é Inside Sales, deve estar se perguntando se ele realmente funciona. A resposta para essa pergunta é que sim, muitas empresas brasileiras já estão tirando proveito do marketing de conteúdo e do modelo de Inside Sales para vender mais com um custo menor. É cada vez mais frequente ver a migração de modelos de vendas, com investimento na produção de conteúdo de qualidade para garantir um melhor posicionamento online e melhores Leads.

Imagem de uma seta de crescimento para remeter ao o que é Inside Sales

Como aplicar o Inside Sales na minha empresa?

Já sabe o que é Inside Sales, quais são suas diferenças, vantagens e se ele realmente funciona e agora quer saber como aplicá-lo em sua empresa? Reunimos os 4 principais passos para você poder executá-lo. Confira:

Transição

O Inside Sales não exclui as demais estratégias de vendas da empresa. Existe um período de transição do modelo tradicional para o Inside Sales para que a empresa monte a estrutura necessária, desenvolva os materiais de apoio, realize os treinamentos necessários e analise os resultados de vendas com este método. Não dá para modificar a estratégia de vendas da noite para o dia. A metodologia tem que ser testada e avaliada por um período para que a empresa faça os ajustes necessários.

Estrutura

Atendimento de qualidade é essencial para não perder oportunidades de vendas. Portanto, a empresa precisa manter uma estrutura compatível com as necessidades da equipe de vendas internas: internet rápida, ramais telefônicos para cada vendedor, celular corporativo que permita a instalação dos aplicativos.

Recursos

É necessário dispor à equipe de vendas material de qualidade para a apresentação dos produtos e serviços da empresa: guias, e-book, catálogo digital, vídeos, tutoriais, entre outros materiais.

Treinamento

Para obter melhores resultados com o Inside Sales, a equipe de vendas precisa ser bem treinada. Conhecer profundamente o negócio, as especificações do produtos e/ou serviço, benefícios são requisitos básicos para qualquer vendedor. No entanto, para trabalhar com Inside Sales, é necessário reconhecer o potencial desse método de vendas. E a partir de então, compreender e saber utilizar os recursos da tecnologia.

A nova geração de consumidores faz muitas pesquisas online quando inicia a jornada de compras. Com isso, a equipe de vendas internas precisa receber treinamento adequado para realizar o atendimento online com bastante profissionalismo. Quando o público reconhece a “autoridade” do vendedor em assuntos que lhe interessam, fica mais fácil estabelecer o vínculo.


E aí, agora que você sabe o que é Inside Sales, está esperando o que para melhorar os resultados do seu negócio? Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Comente e participe para que possamos melhorar, cada vez mais, os conteúdos do Abertura Simples.

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