Você já ouviu falar ou sabe o que é marketplace e por que ele é importante para a sua empresa? Então continue lendo para descobrir:
Embora este termo seja frequentemente confundido com o e-commerce, os dois não são sinônimos, já que o marketplace é um recurso muito útil para as empresas, ajudando a alavancar as vendas através do ambiente virtual.
Se você quer saber de uma vez por todas o que é marketplace e o por que ele é importante para a minha empresa, continue lendo para saber mais:
QUER SABER O QUE É MARKETPLACE? CONTINUE LENDO PARA SABER MAIS!
O que é marketplace?
O marketplace é um conceito antigo aqui no Brasil. Assim como as plataformas de e-commerce, o marketplace também é um site desenvolvido para promover a venda de produtos pela internet, mas, como dito anteriormente, existe uma diferencia crucial entre os dois:
O e-commerce é uma loja virtual em que uma empresa vende seus próprios produtos, certo? Enquanto isso, o marketplace é uma plataforma mediada por uma empresa em que vários outros lojistas podem se cadastrar e vender por meio dela.
Para os usuários, o marketplace representa mais praticidade, afinal, ele pode ver em um único site, ofertas de vários vendedores. Assim, é possível comparar e escolher o melhor preço sem muita dificuldade. Além disso, ele pode comprar de várias lojas diferentes e efetuar apenas um pagamento, em vez de passar por múltiplos processos de pagamento em vários sites.
Para os lojistas, ele é sinônimo de colaboração, já que anunciando seus produtos nos marketplaces, as empresas ganham mais visibilidade e conseguem alavancar as vendas.
O marketplace é uma vitrine em um shopping center virtual.
Quais são as vantagens do marketplace para a minha empresa?
- Visibilidade: Quanto maior a quantidade de visitas que o site possui, mais sólido será o público atingido, o que acaba eliminando a necessidade de um alto investimento de tempo na divulgação da sua empresa (mas NÃO substitui as ações de marketing, certo?);
- Custos e retornos: Em uma plataforma com tantas marcas, os custos de publicidade acabam sendo reduzidos. No geral, você deverá negociar com o marketplace os valores acordados, afinal, ele oferece vitrine para você expor o seu produto e, consequentemente, receber tráfego e visitação;
- Aumento das vendas: O marketplace possibilita uma grande oportunidade de vendas para as lojas. As maiores plataformas possuem uma audiência elevada, agregando muitos potenciais compradores, o que significa que ao trabalhar com ela, você acaba ampliando suas chances de novos clientes se interessarem no seu produto;
- SEO: Seu produto aparecerá em sites muito bem ranqueados e, consequentemente, terá uma maior referência para a sua loja.
Qual é a importância de um marketplace?
Agora que você já sabe o que é marketplace e como ele tem um impacto positivo sobre a visibilidade e a credibilidade junto aos clientes, chegou a vez de saber o por que ele é importante para a sua empresa.
Além das vantagens citadas anteriormente, o marketplace é importante para a sua empresa por ele é muito eficiente na fidelização dos clientes. Ele oferece todas as ferramentas para que você crie ações que agregam valor à experiência do usuário com sua marca. Além disso, comparado a um e-commerce, não há muito custo severo de TI, com desenvolvimento e hospedagem. A empresa que gerencia a plataforma tem todo esse cuidado para você.
Podemos destacar como outra vantagem é a escalabilidade deste modelo, pois conforme você aumenta seu portfólio de produtos, é muito fácil exibir os novos produtos para os clientes. Basicamente, não existem limites.
Como o marketplace funciona?
Se você quis saber o que é marketplace, certamente deseja saber também como ele funciona, não é mesmo?
Este é um processo simples, mas que exige atenção. Basicamente, você deverá realizar um cadastro da sua empresa e dos seus produtos para que então, os mesmos sejam divulgados. Eles aparecem em pesquisa e são sugeridos aos usuários, de acordo com seus históricos de buscas e de compras.
Quais os cuidados que eu devo ter com as plataformas de marketplace?
Este é um processo comissionado, que pode variar de 9,5% a 30% de acordo com cada venda realizada. Essa variação, por sua vez, corresponde ao nível de divulgação que você solicita durante o seu cadastro, seguindo a seguinte linha de raciocínio: quanto mais visibilidade, maior é a comissão.
Além disso, o marketplace possui um prazo para liberação dos valores que você recebe em vendas, podendo ser de 02 a 45 dias, contados a partir da postagem ou entrega do pedido. Considerando esse e outros fatores, é aconselhável que o empreendedor pondere e responda as seguintes perguntas:
- Será que a minha margem de lucro resiste ao custo do produto, associado ao custo da comissão?
- Será que o aumento esperado no volume de vendas vai compensar a redução na margem de lucro?
- Será que o marketplace vai alavancar as vendas, mas canibalizar a lucratividade?
Outro aspecto que precisa de atenção é a escolha do marketplace ao qual você vai associas a sua marca. O público que visita cada um pode ter perfis ligeiramente distintos, tanto em relação a fatores demográficos quanto interesses. Leia atentamente as políticas e termos do marketplace escolhido, já que você, empreendedor, tem a obrigação de adequar-se a estas condições.
Conclusão
Agora que você já sabe o que é marketplace, é importante ressaltar também que:
- Você deve fazer uma boa descrição do produto para chamar a atenção dos usuários;
- É essencial garantir a consistência na qualidade do produto, atendimento e entrega em todos os canais de vendas;
- Sua empresa precisa estar preparada para atender à demanda que ele vai gerar;
- E por último, é fundamental estar atento aos preços e produtos praticados pelos concorrentes do mesmo marketplace para não oferecer algo muito desproporcional;
Ficou com alguma duvida sobre este assunto? Comente e participe para que possamos melhorar, cada vez mais, os conteúdos do Abertura Simples.
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