Saiba o que é marketplace e por que ele é importante para a sua empresa!

Você já ouviu falar ou sabe o que é marketplace e por que ele é importante para a sua empresa? Então continue lendo para descobrir:

Embora este termo seja frequentemente confundido com o e-commerce, os dois não são sinônimos, já que o marketplace é um recurso muito útil para as empresas, ajudando a alavancar as vendas através do ambiente virtual.

Se você quer saber de uma vez por todas o que é marketplace e o por que ele é importante para a minha empresa, continue lendo para saber mais:

QUER SABER O QUE É MARKETPLACE? CONTINUE LENDO PARA SABER MAIS!

O que é marketplace?

O marketplace é um conceito antigo aqui no Brasil. Assim como as plataformas de e-commerce, o marketplace também é um site desenvolvido para promover a venda de produtos pela internet, mas, como dito anteriormente, existe uma diferencia crucial entre os dois:

O e-commerce é uma loja virtual em que uma empresa vende seus próprios produtos, certo? Enquanto isso, o marketplace é uma plataforma mediada por uma empresa em que vários outros lojistas podem se cadastrar e vender por meio dela.

Para os usuários, o marketplace representa mais praticidade, afinal, ele pode ver em um único site, ofertas de vários vendedores. Assim, é possível comparar e escolher o melhor preço sem muita dificuldade. Além disso, ele pode comprar de várias lojas diferentes e efetuar apenas um pagamento, em vez de passar por múltiplos processos de pagamento em vários sites.

Para os lojistas, ele é sinônimo de colaboração, já que anunciando seus produtos nos marketplaces, as empresas ganham mais visibilidade e conseguem alavancar as vendas.

O marketplace é uma vitrine em um shopping center virtual.

Quais são as vantagens do marketplace para a minha empresa?

  • Visibilidade: Quanto maior a quantidade de visitas que o site possui, mais sólido será o público atingido, o que acaba eliminando a necessidade de um alto investimento de tempo na divulgação da sua empresa (mas NÃO substitui as ações de marketing, certo?);
  • Custos e retornos: Em uma plataforma com tantas marcas, os custos de publicidade acabam sendo reduzidos. No geral, você deverá negociar com o marketplace os valores acordados, afinal, ele oferece vitrine para você expor o seu produto e, consequentemente, receber tráfego e visitação;
  • Aumento das vendas: O marketplace possibilita uma grande oportunidade de vendas para as lojas. As maiores plataformas possuem uma audiência elevada, agregando muitos potenciais compradores, o que significa que ao trabalhar com ela, você acaba ampliando suas chances de novos clientes se interessarem no seu produto;
  • SEO: Seu produto aparecerá em sites muito bem ranqueados e, consequentemente, terá uma maior referência para a sua loja.

Imagem de um globo simulando um marketplace e as outras lojas em volta para remeter ao texto que fala sobre o que é marketplace

Qual é a importância de um marketplace?

Agora que você já sabe o que é marketplace e como ele tem um impacto positivo sobre a visibilidade e a credibilidade junto aos clientes, chegou a vez de saber o por que ele é importante para a sua empresa.

Além das vantagens citadas anteriormente, o marketplace é importante para a sua empresa por ele é muito eficiente na fidelização dos clientes. Ele oferece todas as ferramentas para que você crie ações que agregam valor à experiência do usuário com sua marca. Além disso, comparado a um e-commerce, não há muito custo severo de TI, com desenvolvimento e hospedagem. A empresa que gerencia a plataforma tem todo esse cuidado para você.

Podemos destacar como outra vantagem é a escalabilidade deste modelo, pois conforme você aumenta seu portfólio de produtos, é muito fácil exibir os novos produtos para os clientes. Basicamente, não existem limites.

Como o marketplace funciona?

Se você quis saber o que é marketplace, certamente deseja saber também como ele funciona, não é mesmo?

Este é um processo simples, mas que exige atenção. Basicamente, você deverá realizar um cadastro da sua empresa e dos seus produtos para que então, os mesmos sejam divulgados. Eles aparecem em pesquisa e são sugeridos aos usuários, de acordo com seus históricos de buscas e de compras.

Quais os cuidados que eu devo ter com as plataformas de marketplace?

Este é um processo comissionado, que pode variar de 9,5% a 30% de acordo com cada venda realizada. Essa variação, por sua vez, corresponde ao nível de divulgação que você solicita durante o seu cadastro, seguindo a seguinte linha de raciocínio: quanto mais visibilidade, maior é a comissão.

Além disso, o marketplace possui um prazo para liberação dos valores que você recebe em vendas, podendo ser de 02 a 45 dias, contados a partir da postagem ou entrega do pedido. Considerando esse e outros fatores, é aconselhável que o empreendedor pondere e responda as seguintes perguntas:

  • Será que a minha margem de lucro resiste ao custo do produto, associado ao custo da comissão?
  • Será que o aumento esperado no volume de vendas vai compensar a redução na margem de lucro?
  • Será que o marketplace vai alavancar as vendas, mas canibalizar a lucratividade?

Outro aspecto que precisa de atenção é a escolha do marketplace ao qual você vai associas a sua marca. O público que visita cada um pode ter perfis ligeiramente distintos, tanto em relação a fatores demográficos quanto interesses. Leia atentamente as políticas e termos do marketplace escolhido, já que você, empreendedor, tem a obrigação de adequar-se a estas condições.

Conclusão

Agora que você já sabe o que é marketplace, é importante ressaltar também que:

  • Você deve fazer uma boa descrição do produto para chamar a atenção dos usuários;
  • É essencial garantir a consistência na qualidade do produto, atendimento e entrega em todos os canais de vendas;
  • Sua empresa precisa estar preparada para atender à demanda que ele vai gerar;
  • E por último, é fundamental estar atento aos preços e produtos praticados pelos concorrentes do mesmo marketplace para não oferecer algo muito desproporcional;

Ficou com alguma duvida sobre este assunto? Comente e participe para que possamos melhorar, cada vez mais, os conteúdos do Abertura Simples.

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 40 mil empreendedores. Baixe agora mesmo o Manual Completo Para Começar Seu Próprio Negócio.

No comment yet, add your voice below!


Deixe uma resposta