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Descubra aqui o que é política de preço e como estabelecer em seu empreendimento!

O que você verá neste artigo:

Você quer saber o que é política de preço? Então continue lendo para descobrir como você pode estabelece-la em seu negócio!

Dentre os 4P’s do marketing (produto, preço, praça e promoção), o “P” de preço, é um dos elementos mais importantes desse mix. Por consequência, toda empresa precisa seguir uma política de preços para atingir o seu sucesso.

Por isso, para ajuda-los neste processo, nós do Abertura Simples reunimos as principais informações para você saber o que é política de preço e sobre como estabelece-los na sua empresa. Confira!

O QUE É POLÍTICA DE PREÇO E COMO IMPLEMENTÁ-LAS EM MEU NEGÓCIO?

O que é preço?

O preço representa efetivamente a quantidade de dinheiro que o consumidor irá investir na hora de adquirir um novo bem ou serviço. Logo, é um dado “palpável” e que pode ser quantificado. A elaboração do preço envolve o custo de produção da mercadoria, a margem de lucro que se deseja adquirir da venda do mesmo, a demanda, os preços dos concorrentes e, é claro, o perfil e poder de compra do público alvo.

Geralmente, não é o preço que determina a escolha de compra. Quando o cliente se depara com produtos ou serviços com preços similares, ele vai optar por aqueles de maior valor. Por isso é essencial trabalhar a percepção e diferencial de valor de sua marca.

O que é política de preço?

Analisando o quanto o consumidor está disposto a pagar, a empresa avalia se seu preço ideal de venda é compatível com praticado no mercado pois muitas vezes o custo de se produzir é alto o que impede um bom lucro, já que dificilmente irá conseguir vender com preços acima do de mercado.

Por que é importante estabelecer a política de preço na minha empresa?

  • Satisfazer o consumidor: sim, um preço que se ajusta ao bolso do cliente é uma das razões para ele comprar de você.
  • Ajustar ao público-alvo: o preço é também uma forma de dizer ao mercado a que tipo de consumidor sua empresa é voltada.
  • Enfrentar a concorrência: uma política de preço possibilita ao gestor conhecer até onde pode ir para se manter competitivo.
  • Conceder descontos: a definição de uma margem mínima aceitável assegura que a empresa não acabe tendo prejuízos na venda.
  • Melhorar resultados: um preço de venda adequado gera lucro e desenvolvimento, enquanto uma definição equivocada compromete os resultados e pode levar à falência.

Imagem de pessoas em cima de moedas para remeter ao texto que fala sobre o que é política de preço

Quais são os fatores que determinam o preço?

1: Posicionamento

O preço pode determinar o posicionamento da sua empresa. Algumas empresas desejam passar uma imagem aos seus compradores de preços imbatíveis, outras trabalham um posicionamento de valorização dos produtos a partir de preços altos, levando em conta o status como ferramenta principal na aquisição dos produtos/serviços.

2: Objetivos

Os preços também podem ser fixados a partir dos objetivos, como alcançar um determinado mercado de consumidores, enfrentar ou prevenir competição, maximizar o lucro e assegurar sua própria sobrevivência.

3: Conheça seus custos e despesas

O principal risco ao adotar uma estratégia de preços baixos é ter prejuízo mesmo com as boas vendas. E, isso acontece quando o faturamento se torna insuficiente para cobrir todos os custos e despesas. Nesse cenário, o empreendedor se engana com o volume de clientes, pois sua margem de lucro está tão achatada que a empresa patina, acumula dívidas e não sai do vermelho.

Então saber todos os seus custos e despesas é fundamental quando estamos falando sobre o que é política de preços. Mas, quando falamos em custos, estamos nos referindo aos gastos que são próprios da atividade, como o pagamento de fornecedores, enquanto as despesas dão suporte para que a empresa alcance seus objetivos, como no caso da folha de salários.

4: Defina sua margem de lucro!

Qual será o lucro líquido da sua empresa com a venda de um determinado produto? Essa é uma questão importante, pois não basta que o valor obtido seja suficiente apenas para cobrir o seu custeio. Se a sua política de preços garante que o negócio somente sobreviva, mas não proporciona nenhum ganho desejado, a estratégia está totalmente equivocada.

5: Não ignore o mercado

Outro aspecto que não pode ser esquecido é mercadológico, ou seja, seu preço de venda deve ser compatível com as exigências do mercado, não se distanciando daquilo que é praticado por seus concorrentes.

6: Seja flexível!

Os preços não são estáticos e podem ser alterados pela prática de descontos e promoções. Por isso, você pode ter os preços promocionais, preços por segmentos diferentes, por regiões geográficas, por sazonalidades, personalizados, entre outros.

Quer saber como você pode dar descontos conscientes? Então confira esta nossa outra matéria clicando aqui.


E aí, agora que você já sabe o que é política de preço, está preparado para estabelecer em seu negócio? Não se esqueça de fazer testes com os clientes, analisando sempre as variações de vendas a partir de modificações nos preços e controle do volume de vendas.

Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Comente e participe para que possamos melhorar, cada vez mais, os conteúdos do Abertura Simples!

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