Você começou a estudar sobre marketing digital para aumentar suas vendas. Eis que se deparou com nomenclaturas desconhecidas e ficou em dúvida. Uma das questões que podem estar passando pela sua mente é sobre o que é um lead. Vamos abordar o assunto neste artigo!
Um lead, em marketing digital, é um potencial cliente. Para entender o conceito, vamos para um exemplo. Você tem um site e produz conteúdo nele, ok? Os visitantes entram por meio de pesquisa em buscadores ou por meio de divulgação nas redes sociais. Após navegar no blog, por exemplo, o visitante achou interessante baixar um e-book.
Só que para isso, ele terá que informar o nome, email, telefone etc. A partir do momento, que ele insere os dados dele dentro do seu, ele vira um lead. Ou seja, o visitante se torna um potencial cliente.
Desta forma, ele entra no funil de vendas e a partir disso receberá conteúdo para que possa seguir caminhando pelo funil até estar pronto para comprar um produto/serviço. Contudo, é relevante destacar que nem todo lead é um potencial cliente. Por isso, os profissionais de marketing devem focar seu trabalho em qualificar os leads.
Mas o que é um lead qualificado?
Um lead qualificado é aquele que entendeu que tem um problema e está disposto a considerar adquirir um produto/serviço como solução. Geralmente, os potenciais clientes são aqueles que tem maior taxa de engajamento, por exemplo, abriu mais emails, curtiu ou comentou mais nas redes sociais.
Afinal, como prospectar leads?
Novos empreendedores que estão iniciando seus estudos em marketing digital podem acabar caindo na oferta de “compra de leads”. Por isso, é interessante alertar que este tipo de aquisição não é algo que pode beneficiar sua empresa. Número não garante qualidade.
A qualidade está em trabalhar para que os potenciais clientes cheguem até sua empresa por meio de ações estratégicas. Para isso, a empresa precisará focar seus esforços em:
Criar um plano de marketing digital
Imagine que com apenas alguns cliques o seu potencial cliente é encaminhado para o seu site. Parece um sonho, certo? Mas isso deve ser um dos objetivos do plano, ou seja, prospectar clientes.
Desta forma, será essencial desenvolver um. O que deve constar no documento? Bom, resumidamente é interessante definir onde a empresa está e onde quer chegar. Além disso, o plano deve definir quem o e-commerce quer atingir, ou seja, quem é o público-alvo.
Após entender quem são as personas, o empreendedor deve destacar em quais canais serão realizados ações de divulgação para conseguir atingir o público que foi definido. Por fim, ele deve estabelecer quais metas deverão ser atingidas para alcançar os principais objetivos.
Investir em Inbound Marketing
Com a produção de conteúdo para blog, envio de email marketing, produção de ebook, webinar etc, a empresa conseguirá atrair leads para sua base. As ações fazem parte do Inbound Marketing, que é fundamental para qualquer empresa na era digital. Desta forma, é essencial investir na produção de conteúdo. Além de atrair leads, o inbound ajuda a empresa a apresentar autoridade no setor que atua.
Para finalizar, é bom ressaltar que este artigo é apenas início para quem realmente quer entender o que é um lead. Para se aprofundar no assunto, baixe nosso e-book com tudo o que é necessário saber sobre leads.
No comment yet, add your voice below!