Padrão Google: Como transformar sua empresa no melhor lugar para se trabalhar!

 em Marketing e Inovação

Conheça o Padrão Google de trabalho, que sua empresa também pode implementar!

Imagine uma empresa descontraída e bem decorada. Nela, os horários são flexíveis, o salário é acima do mercado e a cultura da empresa é forte. As relações de trabalho são transparentes e todos conseguem se desenvolver profissionalmente.

Parece comum né? Então para ficar melhor ainda, pense que no tempo livre, é possível jogar sinuca com os colegas de trabalho, ou tirar um cochilo e descansar. Há café, restaurante e cozinhas com comida livre nessa empresa idealizada.

Pode parecer o sonho de todo profissional ter uma empresa assim ou trabalhar nela, não é mesmo? Uma companhia que segue esse padrão é o Google. A multinacional, com sede nos EUA e escritório em São Paulo e Belo Horizonte, tem liderado as listas de melhores lugares para trabalhar.

Padrão Google de trabalho

A ideia do Padrão Google de trabalho que se tem por lá é de que todos tenham o emprego dos sonhos. O ambiente mais parece um playground do futuro do que um escritório propriamente dito.

No entanto, entrar na empresa não é nada fácil; o programa de estagiários do Google é considerado mais difícil de passar do que muito vestibular de Medicina. Por se tratar de uma empresa multinacional, conhecimentos em inglês são essenciais.

foto dos funcionários relaxando no padrão google de trabalho

O que acontece é que, em certa medida, esses privilégios oferecidos pelo Google aos funcionários são formas da empresa investir nos funcionários para que eles sejam mais produtivos, criativos e inovadores. A cultura de inovação da corporação é muito importante para motivar os colaboradores, e você também pode implementar esse padrão em seu empreendimento. Confira as dicas a seguir:

Como implementar o Padrão Google de trabalho na minha empresa?

Desenvolvimento da carreira

Um funcionário da empresa revelou a Inc que:

“Estou muito impressionado com a forma como a organização investe no bem-estar e no desenvolvimento de carreira do time. Nunca tive uma conversa com meus gestores sobre minha trajetória antes como tive aqui. Como uma pessoa bastante tímida, é difícil para mim para lutar por promoções e um plano de carreira com meu gestor. Mas o Google o treinou para se interessar pelo futuro de seus funcionários. É o que eu mais gosto de lá”.

Alguma vez você já bateu um papo profundo em particular com sua equipe? Você entende os anseios e sonhos dos profissionais que trabalham com você? Já montou um plano de carreira para cada um?

A falta de garantias de crescimento dentro da empresa pode ser um fator desmotivador para os funcionários que você está ignorando.

Por isso, faça sua parte e coloque-se no lugar dos colaboradores. Pense em quais benefícios você gostaria de receber em reconhecimento a um bom desempenho. Dentro da sua reflexão, tente oferecer isso a eles!

funcionários da empresa relaxando, representando o padrão google de trabalho

Tempo livre

Os profissionais do Google têm 20% do seu tempo livre para se dedicarem a projetos que acreditem ser desafiadores e inspiradores. Mas é claro, devem estar alinhados com os objetivos da companhia. Um dia na semana (geralmente às sextas) eles separam para adotar essa política conhecida como “Passion Projetcs”.

Outras empresas também optaram por esse estilo de trabalho, como o Facebook, LinkedIn e a Apple. E isso faz muito sentido, pois nem sempre nossas atribuições integram tudo aquilo que gostaríamos de fazer.

Com uma iniciativa dessas, o engajamento da equipe só tende a crescer. Isso porque mostra a automotivação das pessoas e também estimula sua habilidade em resolver problemas. Por fim, auxilia também a comprovar que o seu negócio pensa nos desejos de autonomia e nas ideias dos profissionais.

Compartilhamento de ideias

O funcionário disse ainda que:

“No Google, as pessoas têm bagagens culturais e profissionais bem distintas umas das outras e, por isso, quase sempre têm uma história interessante para compartilhar”.

Lá, os profissionais podem realizar tech talks, workshops sobre os mais diversos temas para o desenvolvimento e compartilhamento de conhecimentos.

Na sua empresa isso seria facil de implementar, não é mesmo? Você mesmo tem uma habilidade ou um conhecimento específico que deveria compartilhar e tornar mais pessoas capazes.

Outra maneira de incentivar esse compartilhamento de conhecimentos no Padrão Google de trabalho é planejando um programa de treinamentos semanais. Você pode pedir que os gestores ou assistentes dediquem uma ou duas horas para aprofundar os conhecimentos da sua própria equipe e de outras equipes.

Por exemplo: o setor de Marketing alinha suas ideias com as Vendas para o discurso de marca com os clientes. Assim, todos fiam a par das principais dúvidas para refinar a comunicação.

Estímulo à leitura

Em estrevista a Quora, um funcionário de Zurique, Suiça, contou:

“Quando eu cheguei ao Google, em 2006, todos os novatos tinham direito a escolher três livros, de uma boa seleção, e levá-los como presente”.

Além disso, todos os escritórios também contam como uma minibiblioteca, com espaços de relaxamento e leitura. O catálogo de livros é extenso, e inclui títulos sobre tecnologia, engenharia, matemática, estatística, gestão de produtos e muito mais.

Se você quer incluir isso em seu escritório, que tal convidar o pessoal da empresa para que cada um leve um livro que mereça ser compartilhado com os outros?

Dê o primeiro passo, levando alguns, para incentivar os colaboradores. Você perceberá que em poucas semanas vocês terão uma biblioteca! Para manter a ordem, estabeleça uma tabela para anotar os empréstimos e devoluções dos livros.


E aí, preparado para implementar o Padrão Google de trabalho na sua empresa? Você já possui uma cultura de inovação forte em seu negócio? Comente e participe para que possamos melhorar, cada vez mais, os conteúdos do Abertura Simples.

Postagens Recentes

Deixe uma resposta

Imagem do infográfico sobre cultura organizacional para todos empreendedores implementarem nas suas empresasImagem de um cliente dando uma nota de 5 estrelas depois que o escritório de contabilidade adotou o passo a passo para captar novos clientes