Você sabe o que são as palavras-chave? Então confira este post e saiba por que ela é tão importante!

 em Marketing e Inovação

Quer saber o que são, qual a sua importância e como as palavras-chave podem ajudar a sua empresa? Então continue lendo.

Quando começamos a estudar o que é o SEO (otimização para motores de busca), um dos pontos mais falados é sobre as palavras-chave e de como a escolha delas influenciam em todo o contexto. E por ser tão essencial, nós do Abertura Simples, preparamos um material para que você, empreendedor, possa utiliza-las da melhor maneira para otimizar seus resultados online. Quer saber mais? Então confira!

TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE AS PALAVRAS-CHAVE E DE COMO ELAS SÃO IMPORTANTES PARA A SUA EMPRESA!

O que são as palavras-chave?

As palavras-chave são o principal instrumento de uma pesquisa. Geralmente são termos compostos por uma ou mais palavras, que são a forma como o usuário escreve a sua dúvida nos buscadores (Google) com o intuito de obter respostas e solucionar seus problemas.

Para ficar mais fácil, é preciso que você pense que toda a busca se origina de uma palavra ou mais, utilizadas para apresentar este problema ao buscador. Elas podem ser definidas como os termos usados pelos usuários para obter respostas e solucionar seus problemas. Ou seja, ao definir uma palavra-chave para uma certa página, você estará passando a mensagem para o buscador, de que o seu conteúdo trata sobre o assunto daquele termo específico. Se você fez todo o caminho certo, inclusive de ter escolhido a palavra certa, seu conteúdo será exibido exatamente para a pessoa que realizou a busca por aquela palavra-chave. Veja o nosso exemplo abaixo:

Imagem de exemplo para que os leitores visualizem como é importante saber utilizar as palavras-chave

Palavras-chave: Qual a sua real importância para o meu negócio?

Para entendermos qual é a sua importância, primeiro precisamos pensar que, para o seu negócio, ela significa a diferença entre ser encontrado, lido, compartilhado, curtido ou simplesmente não ser acessado por desconhecimento ou ignorância completa. E é exatamente por isso que as palavras-chave são ferramentas que ajudam muito o Marketing de Conteúdo.

Quando sua empresa está elaborando seu plano de investimento, um dos objetivos principais da sua empresa está em aumentar os leads e os clientes, o que resulta, consequentemente, nas vendas. No meio digital, o seu conteúdo vai enfrentar uma competição muito maior do que na sua área de atuação, por mais concorrida que ela seja. Nos mecanismos de busca, como por exemplo o Google, as fronteiras são menores e os resultados em cada pesquisa, enormes.

Basicamente, isso significa que não é suficiente apenas eleger algumas palavras-chave e inseri-las de qualquer maneira no meio dos textos. E exatamente como está sendo feito com os leads e clientes, é necessário que seja elaborado um planejamento estratégico e cuidadoso dessas palavras para que elas se destaquem.

Mas, por que eu preciso usar as palavras-chave?

A necessidade de usar as palavras-chave em sua estratégia de Marketing Digital é por que você como empresa, precisa ajudar o seu público a te encontrar nas diversas possibilidades que a internet oferece. Além disso, você tem um funil de conversão em etapas definidas, o que significa que existem diferentes tipos de públicos, com diferentes tipos de perguntas. Cada um desses grupos tem um outro grupo muito específico de palavras-chave que são escolhidas para digitar nos mecanismos de busca. Portanto, o seu negócio precisa reconhece-lo para fazer o melhor uso deles na hora de produzir cada material, isso porque eles serão o primeiro contato entre companhia e público e, provavelmente, vão decidir se aquele visitante vai fechar a janela e seguir adiante nos resultados da pesquisa ou se vão continuar no seu site.

Por isso, reflita: cada keyword (palavra-chave) deve ser considerada como uma pergunta que precisa de esclarecimentos claros e objetivos, onde o papel do seu conteúdo é focar em oferece-los, para que se encantem com a capacidade de responder às questões e, a partir delas, passem a construir uma relação de confiança junto à sua empresa.

Como definir as palavras-chave para utilizar em meu conteúdo?

Para definir as palavras-chave que irão trazer o máximo de resultado para a sua empresa, você deve considerar alguns outros fatores. Separamos alguns deles, confira:

Persona

Um dos fatores mais importantes para a escolha das palavras-chave para um blog é a adequação às necessidades da persona. Tenho certeza de que quando você vai produzir um conteúdo para o blog, você tem em mente que o material deve responder às dúvidas e questionamentos de quem está lendo o conteúdo, certo? Para que o seu material seja visto como útil e valioso para quem está pesquisando por aquela palavra-chave em específico, você deve sempre pensar na sua persona.

Objetivo da estratégia

Esta é uma informação muito importante para o momento de descoberta e definição das melhores palavras-chave para o seu negócio. O objetivo que for definido para a sua estratégia deve ser tido com um guia para todas as suas atitudes que forem tomadas para alcança-lo.

Como exemplo, podemos citar a empresa que tem como objetivo aumentar o número de venda dos seus produtos, ela deve direcionar a pesquisa de palavras-chave para os termos que impulsionem as compras: “comprar”, “review”, “as vantagens”, entre outras.

Imagem ilustrativa de uma pessoa pesquisando determinada palavras-chave para esclarecer uma dúvida

Palavras-chave de calda curta

Conhecidas também como head tail Keywords, essas palavras-chaves possuem uma ou duas palavras e representam todo um segmento de negócio, podendo ser desmembrado em inúmeros conteúdos.

Por serem muitos genéricos, estes termos têm volumes de busca muito grande. A princípio, pode parecer que elas devem ser as mais trabalhadas no blog para conseguir captar esse alto volume de pessoas. Mas, pense só: imagine o tanto de pessoas e empresas que, exatamente como você, querem ranquear para estas palavras que têm alto volume. Por isso, justamente com o volume, tem-se a grande concorrência em torno dessas palavras-chave.

Palavras-chave de calda longa

Também conhecidas como Long Tail, esse termo se refere sobre como a quantidade de buscas/compras por milhares de itens específicos pode ultrapassar a quantidade de buscas feitas por itens genéricos e famosos, como por exemplo “conteúdo para blogs”, “blog corporativo”, “marketing de conteúdo para contabilidade”. Essas palavras-chave são mais difíceis de serem encontradas por serem mais específicas, mas é bem mais provável que a sua empresa e o seu conteúdo serão encontrados.

Lembre-se: As palavras-chave e conteúdo devem estar sempre juntos!

Foque nas palavras-chave para otimizar o conteúdo do seu blog, e elas devem ser a prioridade para resolverem o problema e atender às expectativas das suas personas. Use as palavras-chave em seu blog post, nos títulos, ao longo do artigo e, sempre que possível, em intertítulos, assim como na descrição das imagens. Não se esqueça de manter a naturalidade ao longo do texto, afinal, não adianta escrever um texto forçado, em que a palavra-chave seja cansativamente repetida e os leitores não gostarem do conteúdo que estão lendo.

Imagem com um botão do ebook de Marketing Digital


E aí, você já conhecia as palavras-chave? Já sabia de tamanha importância para o seu negócio? Quer compartilhar mais algumas dicas sobre o assunto? Entre em contato conosco, comente e participe para que possamos melhorar, cada vez mais, os conteúdos do Abertura Simples.

Postagens Recentes

Deixe uma resposta

Foto de pessoas mexendo em notebooks e papeis, representando a Importância do Marketing Contábil