Passo a passo para fechar empresa sem preocupações

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Facilidade para fechar empresa com o Abertura Simples

Fechar um empreendimento formalmente já foi, durante muito tempo, mais complicado do que abrir. A burocracia assustava muitas pessoas, porém hoje em dia esse processo já é muito mais simples. O Governo Federal criou um novo pacote de medidas chamado Programa Bem mais Simples, para reduzir a burocracia para o fechamento de empresas, facilitando a vida de muitos empreendedores.

Antigamente, era obrigatório a apresentação das certidões negativas de débitos tributários, previdenciários e trabalhistas nas juntas comerciais, o que emperrava muito o processo. Hoje em dia, esse programa possibilita que as dívidas carregadas pela empresa sejam transferidas para o responsável. Dessa forma a empresa não tem mais dívidas, podendo ser fechada, porém o empresário terá de arcar com essa responsabilidade.

Passo a passo para fechar empresa:

Para conseguir fechar um negócio e ficar de acordo com as obrigações tributárias é necessário seguir alguns procedimentos. Essa ordem pode mudar em alguns estados, mas a seguir explicaremos cada etapa:

Distrato Social

Para empresas compostas em regime de sociedade é necessário que os sócios assinem a ata de encerramento do negócio e elaborem o distrito social. Esse documento será responsável por informar o motivo de a sociedade ter sido desfeita e apontar a divisão de bens entre os sócios.

O Distrato deve conter a importância repartida entre os sócios, o(s) motivo(s) da dissolução e a referência à pessoa ou pessoas que assumirão o ativo e guarda dos livros e documentos contábeis e fiscais. Com isso, comprova-se que os sócios concordam com o fim da sociedade. Caso haja conflito entre eles, será necessário um mediador, seja ele advogado ou contador da empresa, afim de chegar a um acordo.

Se o empresário não possuir sócios, essa etapa é dispensável.

Certidões

Mesmo que sua empresa não possua funcionários, ela pode ter algum débito relativo à retenção de impostos das Previdências. Se houve recolhimento de todas as contribuições previdenciárias de forma correta, é possível obter a Certidão Negativa de Débito gratuitamente, pelo próprio site da Previdência Social. Esta tem validade de 180 dias. Caso haja alguma divergência ou pendência a ser resolvida, será necessário agendar atendimento presencial em algum escritório da Receita Federal.

Já o Certificado de Regularidade do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (CRF) é outro documento também obrigatório para o encerramento das operações, tanto para empresas com funcionários como para as que não possuem nenhum contribuinte registrado. Empresas que efetuaram os depósitos do FGTS e estão quites podem imprimir esse certificado pelo site da Caixa Econômica Federal. Este tem validade de 30 dias.

Outro documento necessário, este para comprovar a regularidade junto ao Governo Federal, é a Certidão de Débitos Relativos a Créditos Tributários Federais e à Dívida Ativa da União. Esta é emitida pelo próprio site da Receita Federal, e abrange todos os créditos tributários federais administrados por ela e pela Procuradoria Geral da Fazenda, incluindo contribuições previdenciárias.

ISS e ICMS

Se a empresa tem obrigações e paga impostos municipais como o Imposto sobre Serviço (ISS), é necessário solicitar a baixa do banco de dados da prefeitura junto a Secretaria de Finanças. Cada município estabelece uma lista de documentos necessários, o tempo para realizar o processo e as devidas taxas.

Se for o caso de a empresa contribuir com o Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), ela deverá dar baixa na inscrição estadual, emitida em qualquer unidade da Secretaria da Fazenda.

Não desista

Se podemos dar uma dica é: não desista de empreender. Mesmo se esse negócio não tiver dado certo da forma como você esperava, isso não quer dizer que você não tenha capacidade, ou que não vale a pena tentar mais uma vez. Afinal, uma pessoa que nunca cometeu erros também nunca tentou algo novo.

Antes de decidir fechar empresa, pense muito bem, analise o mercado e o contexto interno da sua organização. Com isso, você tirará importantes lições e saberá como planejar um negócio futuro.

Abertura Simples

Além de realizar o processo de abertura de empresas, você também pode contar com nossos serviços para o fechamento. Nossa equipe está à disposição para atender a todos as etapas, para que sua empresa seja fechada de forma rápida, simples e segura, sem dores de cabeça.

Oferecemos também diversos serviços adicionais aos parceiros que decidem fechar empresa conosco. Entre as diversas vantagens estão o atendimento humanizado, serviço de entrega e recolhimento de documentos e o preço justo. Disponibilizamos também as funções de Contabilidade, Fiscal, Recursos Humanos e Legalização, como alvará de funcionamento, CADAN, Anvisa, e muito mais.

Clique no botão abaixo para saber como fechar empresa com o Abertura Simples:

[mk_button dimension=”three” size=”medium” outline_skin=”dark” bg_color=”#54963D” text_color=”light” icon=”mk-li-portfolio” url=”https://aberturasimples.com.br/fechar-empresa/” target=”_blank” align=”center” id=”Buton ID” margin_top=”15″ margin_bottom=”15″]QUERO SABER COMO FECHAR EMPRESA[/mk_button]

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 40 mil empreendedores. Baixe agora mesmo o Manual Completo Para Começar Seu Próprio Negócio.

No comment yet, add your voice below!


Faça um Comentário