Saiba qual é o perfil de clientes que frequentam o seu negócio para conseguir vender muito mais!
Um dos primeiros passos que se dá no início de um negócio é a definição de um planejamento. E é nessa fase tão importante que também se deve identificar o perfil de clientes que pretende-se atingir com o empreendimento.
Se esse público-alvo for bem definido, servirá como guia para criar ações de marketing. E é necessário entender que um planejamento de marketing voltado para o perfil do cliente ideal permite que o vendedor atue de forma mais focada e, consequentemente, gere mais resultados para a empresa.
Por isso, apresentamos a seguir alguns tipos de consumidores e como você deve pensar neles no momento de montar seu negócio! Continue lendo:
Perfil de clientes do seu negócio:
Jovens ou adultos?
A maneira mais comum de segmentar o perfil de clientes é pela idade. Por exemplo: lojas com um design mais arojado, com um quadro de funcionários formado por pessoas na faixa dos vinte e poucos anos, descolados. Fica nítido que o ambiente foi feito para atrair o público mais jovem.
Porém, essa descontração, ao mesmo tempo que encanta os jovens, pode afastar muitas pessoas adultas. Isso porque elas poderão sentir-se constrangidas para entrar e comprar ali. Por isso, quando for montar o planejamento no início do seu negócio, defina claramente a faixa etária do seu público para poder montar suas estratégias.
Rápidos ou pacientes?
Algumas pessoas exigem agilidade no momento de fazer compras. Para elas, importa mais encontrar o que procuram rapidamente e um caixa livre e sem filas, para pagar. Tempo é dinheiro, e se ele não encontrar essas facilidades, pode deixar se comprar na sua loja e escolher a concorrência.
Por outro lado, existem os clientes que fazem do ato de comprar quase que uma terapia. Eles passam horas nas lojas, observando e experimentando cada produto, pedem a opinião, etc. Geralmente, esse tipo de consumidor anda acompanhado de outra pessoa.
Quando se analisa esses dois tipos de consumidores, é necessário mensurar o percentual de cada um deles no seu estabelecimento. Com base no que explicamos, procure adequar o layout para aquele que representa uma demanda maior. Porém, não despreze o outro, ambos são importantes.
Por exemplo, se a maior parte de seus clientes está sempre acompanhada, que tal disponibilizar uma cadeira para o acompanhante e até mesmo uma água, um café ou uma revista?
Decididos ou indecisos?
Outro aspecto importante que deve ser analisado, mas muitos ignoram, é o papel do vendedor. Alguns clientes já saem de casa com a pré-disposição para comprar um produto específico. Deixam apenas para decidir algum detalhe específico como tamanho ou cor. Para outros, no entanto, entrar na loja é uma força do hábito, mesmo sem ter nenhum produto em mente. Em ambos os casos, o papel do vendedor é essencial.
Caso o cliente já esteja decidido, o vendedor pode agilizar o processo, indicando o local em que o produto está, resolvendo dúvidas. Resumindo, tendo uma sensilibilidade que não seja intrometida, logo que a venda já está feita.
Já quando falamos do segundo caso, o vendedor tem um papel diferente. Ele tem de usar seu poder de persuasão para convencê-lo a levar a mercadoria que foi objeto de atenção. Nos dois casos, portanto, percebe-se a importância de conhecer o perfil de clientes, para nortear as ações de forma adequada.
Todos esses aspectos revelam a importância e necessidade de conhecer as preferências de nossos consumidores. E você, já está antenado no perfil de clientes do seu negócio? Comente e participe para que possamos melhorar, cada vez mais, os conteúdos do Abertura Simples.
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