Qual o perfil de clientes do seu negócio? Descubra e venda muito mais!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Saiba qual é o perfil de clientes que frequentam o seu negócio para conseguir vender muito mais!

Um dos primeiros passos que se dá no início de um negócio é a definição de um planejamento. E é nessa fase tão importante que também se deve identificar o perfil de clientes que pretende-se atingir com o empreendimento.
Se esse público-alvo for bem definido, servirá como guia para criar ações de marketing. E é necessário entender que um planejamento de marketing voltado para o perfil do cliente ideal permite que o vendedor atue de forma mais focada e, consequentemente, gere mais resultados para a empresa.
Por isso, apresentamos a seguir alguns tipos de consumidores e como você deve pensar neles no momento de montar seu negócio! Continue lendo:

Perfil de clientes do seu negócio:

Jovens ou adultos?

A maneira mais comum de segmentar o perfil de clientes é pela idade. Por exemplo: lojas com um design mais arojado, com um quadro de funcionários formado por pessoas na faixa dos vinte e poucos anos, descolados. Fica nítido que o ambiente foi feito para atrair o público mais jovem.
Porém, essa descontração, ao mesmo tempo que encanta os jovens, pode afastar muitas pessoas adultas. Isso porque elas poderão sentir-se constrangidas para entrar e comprar ali. Por isso, quando for montar o planejamento no início do seu negócio, defina claramente a faixa etária do seu público para poder montar suas estratégias.

Rápidos ou pacientes?

Algumas pessoas exigem agilidade no momento de fazer compras. Para elas, importa mais encontrar o que procuram rapidamente e um caixa livre e sem filas, para pagar. Tempo é dinheiro, e se ele não encontrar essas facilidades, pode deixar se comprar na sua loja e escolher a concorrência.
Por outro lado, existem os clientes que fazem do ato de comprar quase que uma terapia. Eles passam horas nas lojas, observando e experimentando cada produto, pedem a opinião, etc. Geralmente, esse tipo de consumidor anda acompanhado de outra pessoa.
Quando se analisa esses dois tipos de consumidores, é necessário mensurar o percentual de cada um deles no seu estabelecimento. Com base no que explicamos, procure adequar o layout para aquele que representa uma demanda maior. Porém, não despreze o outro, ambos são importantes.
Por exemplo, se a maior parte de seus clientes está sempre acompanhada, que tal disponibilizar uma cadeira para o acompanhante e até mesmo uma água, um café ou uma revista?

Decididos ou indecisos?

Outro aspecto importante que deve ser analisado, mas muitos ignoram, é o papel do vendedor. Alguns clientes já saem de casa com a pré-disposição para comprar um produto específico. Deixam apenas para decidir algum detalhe específico como tamanho ou cor. Para outros, no entanto, entrar na loja é uma força do hábito, mesmo sem ter nenhum produto em mente. Em ambos os casos, o papel do vendedor é essencial.
Caso o cliente já esteja decidido, o vendedor pode agilizar o processo, indicando o local em que o produto está, resolvendo dúvidas. Resumindo, tendo uma sensilibilidade que não seja intrometida, logo que a venda já está feita.
Já quando falamos do segundo caso, o vendedor tem um papel diferente. Ele tem de usar seu poder de persuasão para convencê-lo a levar a mercadoria que foi objeto de atenção. Nos dois casos, portanto, percebe-se a importância de conhecer o perfil de clientes, para nortear as ações de forma adequada.


Todos esses aspectos revelam a importância e necessidade de conhecer as preferências de nossos consumidores. E você, já está antenado no perfil de clientes do seu negócio? Comente e participe para que possamos melhorar, cada vez mais, os conteúdos do Abertura Simples.

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 40 mil empreendedores. Baixe agora mesmo o Manual Completo Para Começar Seu Próprio Negócio.

No comment yet, add your voice below!


Faça um Comentário