Se você quer ter um negócio cada vez mais competitivo e sair na frente da concorrência, precisa investir em diversas ferramentas para tornar a sua empresa mais lucrativa. Uma delas é a pesquisa de satisfação, que permite diversas reflexões que podem embasar o planejamento estratégico da sua organização.
Com ela você avalia o que o seu cliente (ou funcionário) realmente pensa sobre o produto, atendimento, qualidade do serviço, pontos fortes, pontos fracos e muito mais.
Vamos aprender mais sobre o assunto e compreender o porquê de a pesquisa de satisfação ser a ferramenta perfeita para a sua empresa? Continue a leitura!
Afinal, o que é pesquisa de satisfação?
A pesquisa de satisfação é um questionário que você cria e envia para o seu cliente ou funcionário (via SMS, e-mail, widget no site e outros). A ideia principal é que você identifique se o seu público está satisfeito ou desapontado com algum critério na sua empresa.
Por isso, ela fomenta e orienta todo o planejamento estratégico de um negócio. Afinal, quando os gestores aplicam a pesquisa com o seu público, baseia a análise em dados reais dos seus clientes (sendo muito diferente das empresas que baseiam o seu plano de negócios no “achismo”).
Por que a minha empresa precisa investir em uma pesquisa de satisfação?
Ao aplicar uma pesquisa de satisfação com o seu público, você avalia o grau de lealdade do seu público e pode conferir em quais aspectos a sua empresa pode melhorar. Afinal, nada melhor do que receber um valioso feedback para compreender como a sua marca está posicionada no coração do seu consumidor.
Veja porque a sua empresa deve investir na ferramenta:
- reter a base de clientes;
- conferir a possibilidade de novas vendas;
- avaliar o que é preciso melhorar;
- conquistar a confiança do seu cliente;
- analisar a concorrência;
- gerar leads qualificados;
- conduzir o cliente pela jornada de compra;
- conferir em quais canais o seu público está presente;
- avaliar o grau de lealdade do público;
- conferir se o produto supre as necessidades do consumidor;
- avaliar qual é a experiência de compra dos usuários;
- identificar a percepção do consumidor com relação aos diversos assuntos;
- e muito mais!
Como aplicar uma pesquisa de satisfação com os meus clientes?
Agora que você aprendeu o que é e quais são os benefícios da pesquisa de satisfação, deve estar se questionando: como posso aplicar uma pesquisa?
Por isso, agora vamos mostrar que a sua empresa pode aplicar uma pesquisa de maneira rápida e simples:
- determine os objetivos da sua pesquisa;
- escolha o público-alvo;
- faça um resumo com as principais perguntas a serem enviadas;
- crie o questionário;
- envie a pesquisa;
- analise os resultados.
O melhor de tudo é que existem diversas plataformas, como a binds.co, que disponibilizam diversos modelos de questionários prontos. Basta entrar e personalizar com as cores e o logo da sua empresa.
Além disso, você acompanha os resultados em tempo real e tem à sua disposição uma infinidade de relatórios para conferir.
Você já aplicou alguma pesquisa de satisfação na sua empresa? Compartilhe com a gente a sua experiência!
No comment yet, add your voice below!