Pesquisa de satisfação: a ferramenta perfeita para a sua empresa

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Se você quer ter um negócio cada vez mais competitivo e sair na frente da concorrência, precisa investir em diversas ferramentas para tornar a sua empresa mais lucrativa. Uma delas é a pesquisa de satisfação, que permite diversas reflexões que podem embasar o planejamento estratégico da sua organização.

Com ela você avalia o que o seu cliente (ou funcionário) realmente pensa sobre o produto, atendimento, qualidade do serviço, pontos fortes, pontos fracos e muito mais.

Vamos aprender mais sobre o assunto e compreender o porquê de a pesquisa de satisfação ser a ferramenta perfeita para a sua empresa? Continue a leitura!

Afinal, o que é pesquisa de satisfação?

A pesquisa de satisfação é um questionário que você cria e envia para o seu cliente ou funcionário (via SMS, e-mail, widget no site e outros). A ideia principal é que você identifique se o seu público está satisfeito ou desapontado com algum critério na sua empresa.

Por isso, ela fomenta e orienta todo o planejamento estratégico de um negócio. Afinal, quando os gestores aplicam a pesquisa com o seu público, baseia a análise em dados reais dos seus clientes (sendo muito diferente das empresas que baseiam o seu plano de negócios no “achismo”).

Por que a minha empresa precisa investir em uma pesquisa de satisfação?

Ao aplicar uma pesquisa de satisfação com o seu público, você avalia o grau de lealdade do seu público e pode conferir em quais aspectos a sua empresa pode melhorar. Afinal, nada melhor do que receber um valioso feedback para compreender como a sua marca está posicionada no coração do seu consumidor.

Veja porque a sua empresa deve investir na ferramenta:

  • reter a base de clientes;
  • conferir a possibilidade de novas vendas;
  • avaliar o que é preciso melhorar;
  • conquistar a confiança do seu cliente;
  • analisar a concorrência;
  • gerar leads qualificados;
  • conduzir o cliente pela jornada de compra;
  • conferir em quais canais o seu público está presente;
  • avaliar o grau de lealdade do público;
  • conferir se o produto supre as necessidades do consumidor;
  • avaliar qual é a experiência de compra dos usuários;
  • identificar a percepção do consumidor com relação aos diversos assuntos;
  • e muito mais!

Como aplicar uma pesquisa de satisfação com os meus clientes?

Agora que você aprendeu o que é e quais são os benefícios da pesquisa de satisfação, deve estar se questionando: como posso aplicar uma pesquisa?

Por isso, agora vamos mostrar que a sua empresa pode aplicar uma pesquisa de maneira rápida e simples:

  • determine os objetivos da sua pesquisa;
  • escolha o público-alvo;
  • faça um resumo com as principais perguntas a serem enviadas;
  • crie o questionário;
  • envie a pesquisa;
  • analise os resultados.

O melhor de tudo é que existem diversas plataformas, como a binds.co, que disponibilizam diversos modelos de questionários prontos. Basta entrar e personalizar com as cores e o logo da sua empresa.

Além disso, você acompanha os resultados em tempo real e tem à sua disposição uma infinidade de relatórios para conferir.

Você já aplicou alguma pesquisa de satisfação na sua empresa? Compartilhe com a gente a sua experiência!

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