fbpx

7 dicas para ser uma pessoa melhor no ambiente de trabalho com seus colegas

 em Gestão e Produtividade

Confira algumas dicas de como se tornar uma pessoa melhor no trabalho com seus colegas! 

Quando falamos em carreira profissional e ambiente de trabalho, muitas pessoas pensam apenas no desenvolvimento de habilidades, conhecimentos e técnica. Essa preocupação é importante, de fato, mas não é tudo. É necessário pensar também na relação interpessoal com os colegas de trabalho!

Engana-se quem deixa essas relações de escanteio quando se trata da própria carreira. Afinal, somos humanos, e não robôs automatizados e programados apenas para fazer nossos trabalhos. Nos relacionamos, conversamos, trocamos experiências.

Ser uma pessoa inspiradora tem a ver com empatia, simpatia e outras qualidades importantes. Não custa nada ser gentil, e fazer a diferença no dia de alguém (e no seu mesmo). O bom humor influencia positivamente seus colegas e o ambiente de trabalho, melhorando até mesmo a produtividade de toda equipe.

Por isso, apresentamos a seguir algumas dicas de como ser uma pessoa melhor no trabalho. Não estamos dizendo no quesito profissionalismo, mas sim como um ser humano, gentil e bondoso. Continue lendo:

Como ser uma pessoa melhor no trabalho:

1. Tome cuidado com suas palavras

O trabalho é, querendo ou não, um local de socialização. Nele, você passa grande parte do seu dia, conhece pessoas, se identifica com algumas mais do que outras, isso tudo é muito comum. Mas o problema surge quando começa o círculo de fofocas.

“Você soube que fulano fez tal coisa?” / “Sabia que ciclano falou isso?”

A fofoca nem sempre precisa ser pessoal, basta um comentário maldoso sobre o trabalho de alguém, ou o comportamento de outra pessoa, e logo o grupinho para comentar é formado.

Isso é um problema enorme tanto para a pessoa que está sendo comentada, para você mesmo (que passará essa imagem negativa) e também para toda a equipe. Por isso, afaste-se desse tipo de comentário cuidadosamente, passe longe de falas que diminuam outra pessoas. Feche os ouvidos para coisas ruins e espalhe mais comentários bondosos.

infográfico representando o cuidado com as palavras

2. Comemore as vitórias dos seus colegas

Mesmo que não tenha relação com o trabalho, é importante celebrar as conquistas dos seus companheiros de trabalho. Quando alguém te conta algo que conquistou, do qual se orgulha, é sinal de que essa pessoa confia e considera importante compartilhar isso com você.

Aproveite a situação, celebre o momento de forma sincera e feliz. Isso fará um bem enorme não só para a pessoa, mas também à você mesmo. O laço entre vocês dois irá se fortalecer e você terá alguém para quando precisar comemorar suas próprias conquistas!

3. Não economize elogios

Seu colega fez um bom trabalho? Parabenize. Alguém cortou o cabelo? Elogie. Mas faça isso de forma honesta, demonstrando que de fato você percebeu a atitude do outro.

Além disso, não se esqueça de expressar claramente sua gratidão quando algum colega te ajudar de qualquer forma, mesmo que aquilo não seja uma obrigação dele. Você perceberá que isso é contagioso (no bom sentido) e vai criar um ciclo de gentilezas para que todos façam o mesmo!

4. Saiba quando ser mais humanizado(a)

Manter uma postura profissional não significa evitar qualquer tipo de laço pessoal com as outras pessoas. Especialmente dentro da cultura brasileira, que expressa a receptividade e abertura. Como disse anteriormente, nós sentimos e aprendemos com os outros, pois somos humanos e não robôs!

Por isso, você pode mostrar um pouco do seu lado humano participando mais de almoços em equipe, inteirando a vaquinha para comprar um bolo de aniversário ou levando uma caixa de bombons para dividir com os colegas de vez em quando.

Foto de pessoas em um escritório, representando como ser uma pessoa melhor no trabalho

5. Demonstre interesse genuíno

Com a rotina do ambiente de trabalho, as pessoas acabam de cumprimentando mas não prestando verdadeira atenção. Perguntam se está tudo bem, sem genuinamente se interessar. É cada um pro seu canto e o trabalho segue dia após dia.

Tenha uma escuta empática, ouvindo para entender, e não apenas para responder automaticamente. Seja uma pessoa melhor no trabalho, que pergunta para os companheiros como eles passaram o dia, o que estão fazendo no tempo livre, qual livro estão lendo.

Se seu colega não for do tipo que fala muito sobre a vida pessoal, respeite isso, mas demonstre interesse por algo que ele esteja fazendo no trabalho. Pergunte como vai aquele projeto, e escute com atenção. Você pode ajudar se ele permitir, mesmo que seja com um bom conselho.

Não que você precise ter conversas profundas e duradouras sobre o universo e as filosofias com todas as pessoas da equipe, basta demonstrar interesse!

6. Dê os créditos a quem merece

Todos sabem que o mundo corporativo é disputado e competitivo. Mas isso não significa que você deva se apropriar da ideia de outra pessoa e passar por cima dela! Além de isso ser muito antiético, também pode acabar com a sua carreira caso você seja desmascarado no futuro.

Logo, dê os créditos para o colega que te ajudou com alguma solução ou na elaboração de um projeto. Ao fazer isso, você demonstra tanta confiança na sua própria capacidade, que não precisa esconder que recebeu a colaboração de outras pessoas. Além disso, você reforça as conexões com o colega que se dedicou ao seu auxílio.

7. Compartilhe conhecimento

Seu colega está quebrando a cabeça para resolver um problema que você já sabe como fazer? Então por que não perguntar se ele precisa de uma ajuda, dar sugestões de como ele pode proceder e auxiliá-lo na resolução?

Assim como falamos acima, se ele for uma pessoa boa, ele fará questão de agradecê-lo e dar os devidos créditos pelas dicas!

Uma reportagem interessante, uma dica de livro, uma palestra que acontecerá na sua cidade ou um vídeo que possa compartilhar com as pessoas. Não é só com conhecimento técnico que você pode ajudar seus colegas, existem diversas formas de fazer isso.

Sempre que possível, contribua positivamente com o crescimento dos seus colegas. Quando você compartilha o que sabe, você demonstra que se importa com os outros ao seu redor e que deseja contribuir com seu desenvolvimento.


E aí, gostou dessas dicas de como ser uma pessoa melhor no trabalho? Gostaria de deixar outras dicas para mais pessoas conseguirem deixar um clima harmônico no escritório? Comente e participe para que possamos melhorar, cada vez mais, os conteúdos do Abertura Simples.

Postagens Recentes

Deixe uma resposta

thumbnail do infográfico sobre desenvolvimento pessoalImagem que mostra os índices de produtividade para mostrar que a gestão de produtividade pode melhorar os resultados das empresas