fbpx

Empreendedor, confira como elaborar um planejamento de conteúdo em vídeo de sucesso!

 em Marketing e Inovação

Quer saber como elaborar um planejamento de conteúdo em vídeo de sucesso? Continue lendo para descobrir:

Tutoriais, videoaulas, vlogs, vídeos. Você já deve ter percebido a força que um conteúdo em vídeo pode proporcionar a sua empresa. Em um mercado tão dinâmico e altamente competitivo, é preciso mexer alguns mecanismos para se destacar dentre as diversas opções e um passo fundamental para conseguir tal feito, é elaborando um bom planejamento de conteúdo em vídeo.

CONTEÚDOS EM VÍDEO: SAIBA COMO FAZER O PLANEJAMENTO PARA TER SUCESSO EM SEU NEGÓCIO

Para muitos empreendedores, um dos maiores passos na inovação é começar a investir em estratégias de Marketing Digital e, como uma vertente dessa estratégia, os conteúdos para vídeos.

As empresas estão migrando para os vídeos como uma tática de conteúdo eficiente para engajar consumidores, mas a produção desse tipo de conteúdo requer cuidados e estratégias específicas para ser envolvente.

Se você faz parte das organizações que ainda não fazem esse tipo de conteúdo, mas estão querendo iniciar, é importante tomar cuidado com algumas etapas, desde o planejamento até a distribuição do material. Confira:

Como elaborar um planejamento de conteúdo em vídeo para a minha empresa:

Passo 1: Objetivo

Ter clareza sobre os motivos pelos quais você está investindo e entrando nessa estratégia é fundamental. Seja qual for  a finalidade, é importante ter todos os objetivos bem determinados, afinal, eles serão o oxigênio para medir se seus resultados estão sendo positivos ou negativos.

Passo 2: Quem é e onde está sua audiência

A definição e o mapeamento bem detalhado de quem é e qual é o perfil do seu público-alvo é fundamental para o planejamento de conteúdo em vídeo. Aqui, definir e conhecer bem o perfil da sua persona o ajudará a identificar aspectos como: quais formatos de conteúdo interessam mais o seu público, onde eles costumam assistir os vídeos e qual o tempo médio que eles gastam assistindo algum conteúdo são essenciais para que você consiga produzir algo que eles realmente consumirão.

Passo 3: Quais formatos de vídeo vou produzir?

Informativos, vídeo aula, vídeos de reflexão, vídeos sobre temas específicos, vídeos de humor, vídeos cases, vídeos sobre o dia a dia dos colaboradores da empresa ou entrevistas. Os formatos para produzir conteúdos em vídeo são variados e podem adaptar-se ao seu perfil facilmente, desde que seja pensado detalhadamente e com antecedência (por isso a importância de conhecer muito bem com quem o seus vídeos vão conversar).

Aqui a grande dica é: Estude seus objetivos e crie o formato de vídeo que mais seja efetivo para tal atividade.

Passo 4: Faça roteiros

As empresas que ainda não tem familiaridade com a elaboração de vídeos precisam de roteiros para que eles sejam um ponto facilitador dessa estratégia. Ele mapeará todos os passos para a produção e falas, como também manterá todos os envolvidos na gravação na mesma sintonia.

Imagem de uma câmera para remeter ao conteúdo em vídeo que uma empresa pode fazer

Passo 5: Equipamentos

Bons equipamentos ajudam a capturar, simultaneamente, som e imagem, aspectos fundamentais para a qualidade visual dos seus materiais. Além disso, é interessante também incluir no planejamento de conteúdos em vídeos a criação de cenários para transmitir harmonia com o conteúdo do próprio vídeo.

Passo 6: Pós-produção

A pós-produção dará ainda mais vida aos seus conteúdos em vídeos, já que é nela que consiste a parte de edição, efeitos, logo da sua marca, entre outros.

Passo 7: Calendário editorial

Essa ferramenta auxiliara o controle de toda a produção e publicação dos seus vídeos ao longo da sua estratégia e por isso, ela é fundamental.

Passo 8: Analise os resultados

Depois de todo o investimento em produção e pós-produção dos vídeos da sua empresa, chegou a hora de conferir os resultados e entender se todo o esforço valeu a pena.

Invista em conteúdos em vídeos!

Os conteúdos em vídeos podem atrair ainda mais público para a sua empresa por conta do alto engajamento que esse formato possibilita aos consumidores. Por isso, faça uma pesquisa e veja o que esse público quer ver e ouvir e assim, crie conteúdos de impacto, que sejam realmente interessantes e que respondam alguma dúvida desse consumidor.

Com o calendário editorial, verifique a disponibilidade de postar esses conteúdos com frequência para que além de manter os seguidores atuais interessados, eles consigam reter novos a cada dia. Além disso, compartilhe e estimule o compartilhamento dos vídeos, pois pense assim: o usuário que compartilha um vídeo acredita que esse conteúdo poderia ser útil para os amigos tanto quanto foi para ele. E é realmente isso que você quer, certo? Que a sua empresa chegue ao maior número de pessoas e se torne referência na área de atuação.


E aí, o que está esperando para fazer um bom planejamento de conteúdo em vídeo e implementar na sua empresa? Já tem alguma experiência e quer compartilhar conosco? Comente e participe para que possamos melhorar, cada vez mais, os conteúdos do Abertura Simples.

Fonte: Marketing de Conteúdo

Postagens Recentes

Deixe uma resposta

Infográfico que mostra sobre o funil de vendas contábilImagem de um caderno que contém a palavra landing page para inspirar o empreendedor que deseja implementar a landing page na estratégia de marketing da sua empresa