Como criar um planejamento estratégico mais eficiente!

 em Planejamento e Finanças

Saiba como criar um planejamento estratégico eficiente para sua empresa alcançar o sucesso

Planejamento e estratégia são ações diferentes realizadas dentro de uma empresa. Enquanto o primeiro se refere a preparação de um projeto, a estratégia tem a função de explorar de maneira eficaz as oportunidades e os recursos existentes. A combinação dessas duas ações é o planejamento estratégico, uma verdadeira fonte de crescimento, capaz de intensificar o desenvolvimento de uma empresa.

Muitas pessoas no final do ano criam uma lista de metas, objetivos ou até fazem promessas para o próximo ano. Entretanto, essa estratégia é pouco eficiente tanto na vida pessoal, quanto no empreendedorismo. Então, se você quer ver resultados e está disposto a trabalhar por eles, acompanhe essa matéria que falamos sobre o que é planejamento estratégico e como você pode preparar o seu.

O que é o planejamento estratégico?

O planejamento estratégico é a organização dos próximos passos de uma empresa. Talvez você se pergunte: mas isso não é o mesmo que criar objetivos? Sim, de certa forma sim. Mas o planejamento estratégico vai além. Ele consegue projetar o próximo ano estabelecendo metas claras e criando ações para alcançá-las. Tais ações aproveitam da melhor forma possível todos os recursos disponíveis e os que podem ser gerados ao longo do ano.

Quando se fala de recursos, provavelmente a primeira imagem que vem à cabeça são os recursos financeiros. É importante o empreendedor aprender a lidar com o dinheiro? Sim! Mas há outros recursos que às vezes passam despercebidos e são mal administrados, como os recursos humanos. Será que você tem extraído o melhor dos seus colaboradores? Será que eles estão organizados de uma forma que os motive e os faça se desenvolver como profissional também?

Um outro recurso que é bem valioso e muitas vezes é gasto sem pudor é o tempo. Muitos falam: Eu não tenho tempo! Realmente, essa pessoa está certa. Ninguém tem o tempo, não tem como guardá-lo ou vendê-lo, ele simplesmente passa. O que difere é a maneira que você usa esse tempo. Será que é a favor ou contra si mesmo? E a ideia não é fazer tudo rápido para poder criar mais coisas, mas investir seu tempo em ações que vão te trazer algum tipo de retorno seja no curto, médio ou longo prazo.

Fazendo uma comparação com uma viagem, por exemplo: O seu objetivo seria o destino final e o planejamento estratégico é a organização dessa viagem pensando em qual seria o caminho mais curto, mais seguro e mais econômico. E o que você pode fazer durante essa trajetória para chegar até o destino final o mais rápido possível sem se desgastar?

Por onde começar o planejamento estratégico?

Antes de colocar a mão na massa e criar o seu planejamento estratégico vale a pena você começar pela organização. Não confunda planejamento e organização. Para fazer projeções consistentes você precisa que dados, documentos e informações relevantes para a sua empresa estejam em ordem. Por isso, já comece fazendo aquela “limpeza” para organizar todos os tipos de dados que sua empresa possa ter gerado durante o ano. Ninguém quer começar o próximo ano carregando problemas desnecessários. Então comece arquivando os documentos que não precisam ficar a mão e invista tempo resolvendo os assuntos pendentes.

Passo 1: Analise a situação atual

Antes de sair fazendo mil e um planos analise o seu ponto de partida. Como já dito o planejamento estratégico trata de projeções possíveis, logo precisam ser definidas em cima da realidade. Faça uma espécie de retrospectiva e responda as seguintes perguntas:

  • Qual a situação da minha empresa hoje?
  • O que deu certo neste ano?
  • O que poderia ter sido melhor?
  • Qual foi a causa problemas que tivemos?

Uma dica nesse estágio do planejamento é usar como referência os dados que foram organizados e contar com a ajuda de outras pessoas. Por estar muito envolvido no seu próprio negócio, pode ser que você não consiga ver as coisas muito claramente. Então faça uma pesquisa simples entre seus colaboradores e pessoas envolvidas com a empresa para saber a opinião delas. Quando você conta com as pessoas você engaja elas a também pensar em melhorias.

Passo 2: Faça uma análise SWOT

SWOT são as iniciais de: Strenght, que em inglês significa força; Weakness, que significa fraquezas; Opportunity, que é oportunidade; e Threats que significa fraquezas. O objetivo dessa análise é estudar fatores que interferem tanto no ambiente interno quanto externo de uma empresa.

ilustração da análise swot, uma das partes importantes do planejamento estratégico

Fonte: blog.iset.com.br

Pensando no ambiente interno da sua empresa, ou seja, aquilo que o empreendedor pode controlar, escreva quais são os pontos fortes e os pontos fracos que ela. Considere força tudo aquilo que te coloca em vantagem com relação à concorrência. E suas fraquezas são características do meio ambiente interno que te colocam em desvantagem.

Já o ambiente externo são todos os fatores que o empreendedor não tem controle. Como novas leis, taxas de juros e crises econômicas. O objetivo é encontrar as oportunidades quando as circunstâncias forem favoráveis e identificar as ameaças que podem colocar a empresa em risco.

Depois de fazer a lista você precisa cruzar as informações respondendo as seguintes perguntas:

  • Quais forças podem potencializar as oportunidades?
  • Quais forças podem minimizar as ameaças?
  • Quais fraquezas podem dificultar as oportunidades?
  • Quais fraquezas podem aumentar as ameaças?

Conhecendo os pontos mais sensíveis da sua empresa é possível criar um conjunto de ações para mudá-los e aproveitar melhor as oportunidades. Então já aproveite para pensar nessas ações e estabelecer metas para que sejam alcançadas.

Passo 3: Identifique as prioridades

Pode ser que você tenha encontrado no meio das suas análises muitos pontos que devem ser trabalhados. Trabalhar em todos ao mesmo tempo divide as forças e os objetivos aparentam ficar mais distantes. Então, a ideia é separar as prioridades da empresa. Pense naqueles objetivos que se forem alcançados, já influenciam positivamente todas as outras áreas da empresa também.

Organize os objetivos selecionados em curto, médio e longo prazo. Para facilitar a mensuração dos resultados, é interessante que sua metas possam ser quantificadas. Por exemplo, aumentar o faturamento em 30% em um ano.

Passo 4: Crie estratégias e ações

Até aqui já identificamos quais são as nossas metas, nossos objetivos e prioridades. Então o próximo passo é criar as estratégias e ações que vão ajudar a alcançá-las com mais eficiência. Cada um dos seus objetivos deve ter estratégias e ações particulares definidas. Ou seja, não queira criar uma única estratégia ou ação para alcançar todos os objetivos de uma vez, não funciona.

As estratégias são os meios que você vai utilizar para alcançar seu objetivo e as ações são atividades práticas que serão necessárias. Se a sua meta é aumentar o faturamento em 30% em um ano, por exemplo. A sua estratégia pode ser: começar a vender produtos online. E quais ações serão necessárias para colocar essa estratégia em prática? Você vai precisar de um e-commerce e de colabores especializados. Resumindo: defina metas, estratégias e ações.

Passo 5: Crie um cronograma

O cronograma é importante para estabelecer os prazos de cada uma das metas e os custos que cada uma delas envolve. Além do calendário de ações é interessante o empreendedor ter também um calendário de mensuração, para ver quais ações estão gerando maiores resultados e quais podem ser dispensadas. Não fique muito preso ao planejamento também, muitas vezes a prática exige outros tipos de ações que não foram pensadas, então seja sensível às necessidades e flexível para propor alterações.


Esses são os cinco passos básicos para o desenvolvimento de um planejamento estratégico. Não tenha pressa em fazer essas análise e traçar metas. Invista tempo em cada um desses tópicos e estude o seu próprio negócio para que ele venha se beneficiar dia após dia. Se você gostou dessa matéria ou ficou com alguma dúvida deixe seu comentário que vamos te responder!

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