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Saiba como criar um plano de marketing para escritório de contabilidade

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O plano de marketing para escritório de contabilidade definirá os objetivos e traçará metas para o sucesso. Entenda!

O marketing digital é o caminho mais adequado para empresas que querem prosperar. Ele permite aumentar a cartela de clientes, fidelizar os clientes atuais e garante um bom posicionamento da marca entre os consumidores e também no mercado. Só que para ser efetivo, ele exige um plano de marketing para escritório de contabilidade.

O documento define diversas questões, como onde a marca está, quem são os concorrentes, quais os objetivos do escritório, quais são as metas para atingir os objetivos, quem é o público-alvo, quais canais realizar as ações e quais estratégias são necessárias para que o escritório realmente possa atingir seus objetivos.

Contudo, o plano só consegue, de fato, ser efetivo quando é desenvolvido com qualidade. Por isso, decidimos ajudar nossos leitores com alguns passos para criar um plano de marketing para escritório de contabilidade. Confira!

Análise do ambiente

Será necessário realizar uma análise profunda do ambiente. Lembrando que ela requer uma observação não só dos fatores externos, mas também internos. O empreendedor deverá descrever tudo o que influencia a empresa de forma positiva e negativa.

No ambiente externo, por exemplo, será essencial verificar pontos como: concorrentes, fatores políticos e econômicos, consumidores, fornecedores, cultura, sociedade, tecnologia etc.

Já o ambiente interno exige analisar os pontos positivos e negativos da empresa, como equipamentos, equipe, recursos financeiros, metas etc. Para realizar a análise interno, uma ótima dica é recorrer a análise SWOT.

Público-alvo

A equipe de marketing precisará saber exatamente com quem fala para desenvolver uma comunicação realmente eficiente. Para isso, é fundamental saber quem é o público-alvo. Caso você não saiba realizar a definição do seu público, leia nosso artigo “Para quem você quer vender? Entenda a diferença entre Público-alvo e Buyer Persona”.

Definição da marca

Quem é sua marca? Qual o propósito dela? Por que ela foi criada? Saber quem é a empresa é um passo importante para conseguir realizar uma definição simples e rápida dele e também para que o público e o mercado consigam entende-la. A forma mais simples de fazer isso é respondendo as perguntas acima.

Posicionamento da marca no mercado

Sabendo quem é a empresa e qual o seu propósito, será necessário definir um posicionamento no mercado. Exemplificando: uma empresa que atua somente com produtos veganos tem como propósito o bem-estar do planeta, dos seres humanos e dos animais.

Desta forma, seu posicionamento pode ser sempre em prol do seu propósito. Ela poderá realizar a promoção dos seus produtos destacando que são veganos e não maltratam os animais e assim por diante.

Objetivos e metas

A partir de tudo o que foi mencionado, é hora de pensar, levando em consideração o cenário interno e externo, onde a empresa quer chegar. Defina quais são os objetivos e também as metas. O objetivo é onde se quer chegar e as metas são os caminhos necessário para alcançar os objetivos.

Estratégias

Agora que já foi definido o objetivo e as metas, é hora de definir as estratégias que serão colocadas em práticas. Exemplo: uma empresa que terá o objetivo de crescer 20% no online. Por isso, deverá ter um crescimento de 2% por mês em 10 meses. A partir dessa definição, a estratégia será realizar diversas ações nas redes sociais e atualizar o site.

Implementação

Após todo o planejamento e definição de estratégias, é hora de implementar as ações. Reúna a equipe e delegue as tarefas com responsabilidades para que os colaboradores não fiquem sobrecarregados. Além disso, as tarefas devem ser delegadas para os profissionais que realmente estejam aptos a desenvolve-las.

Agora que você já sabe como criar um plano de marketing para escritório de contabilidade, o que acha de se aprofundar ainda mais no assunto e levar seu negócio para um nível superior? Leia nosso artigo “Contador, você sabe utilizar o marketing compartilhado para contabilidade?”.

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