Skip to content

Conselhos fundamentais de produtividade para empreendedores

O que você verá neste artigo:

Você envia e-mail, faz reunião com um fornecedor, passa um feedback para um colaborador, verifica o fluxo de caixa e ainda tem que cuidar da família. Diante de tantas tarefas realizadas ao longo do dia, é comum que haja uma baixa na produtividade. Afinal, o esgotamento pode acabar gerando cansaço. No entanto, há algumas dicas de produtividade para empreendedores que podem ajudar a lidar com tudo isso.

“Organização do tempo jamais foi um tema fácil de lidar no cotidiano”, diz Flavia Lippi, coach do Instituto de Desenvolvimento Humano Lippi (IDHL), ao portal Exame. Contudo, alguns empresários de startups e pequenas empresas colocam em prática alguns truques que você também pode aprender. Confira!

A tecnologia é sua aliada

Já listamos por aqui alguns aplicativos que otimizam o trabalho do empreendedor. De fato, a tecnologia é uma grande aliada e você deve usar e abusar para desenvolver um bom trabalho e conquistar mais horas livres.

Invista em reuniões curtas

Você não precisa passar horas e horas conversando sobre um assunto com sua equipe. Basta que você solicite que eles listem os pontos mais importantes sobre o tema. Com isso, será possível fazer uma discussão mais objetivas e reuniões muito mais curtas.

Fabio Barbosa, da MundiPagg, revelou, para a Exame, que proporcionar flexibilidade de horário aos funcionários ajuda a melhorar a produtividade. “O foco é sempre no resultado”, comentou.

Planeje seu dia, mas só 70%

Defina sua agenda em urgente e importante. As tarefas urgentes devem ser feitas primeiro e com rapidez. Já as importantes podem esperar um pouco e devem ser feitas após as urgentes. Com isso, você conseguirá planejar 70% do seu dia, o que gerará muito mais produtividade.


Evite distrações

O Facebook com notificação de amigos, esqueça. Com as redes sociais a todo vapor, é comum ver uma notificação e passar, no mínimo, 30 minutos só observando as novidades. Ou seja, isso acaba com a produtividade. É importante evitar as distrações, como redes sociais. “Para mim, basta colocar uma música alta no fone de ouvido e fico 100% focado no meu objetivo”, explica Jorge Moisés Assis, da Dito.

Esqueça um pouco o e-mail

Tenha um horário específicos para checar seu e-mail. Caso contrário, ele poderá ocupar muito tempo do seu dia. Não se prenda as notificações, pois, como mencionado, acabamos acessando uma e passando muito tempo navegando no celular.

Jaques Grinberg Costa, do Grupo Easycomp, programa a caixa de entrada para receber e-mails só quando ele clicar no comando. “Desta forma você poderá enviar, mas não receberá. O ideal é ler e-mails duas ou três vezes por dia”, diz.

Tenha um cronograma de tarefas

Ao programar o horário para o desenvolvimento de cada tarefa, você terá muito mais tempo livre e muito mais produtividade.

Aplicativos que promovem produtividade para empreendedores

Como mencionamos, a tecnologia é uma aliada. Há diversos aplicativos que ajudam na produtividade. Alguns deles são:

Evernote

O app é destinado a organização da informação pessoal mediante um arquivo de notas. É o lugar onde você pode armazenar tudo, desde momentos pessoais a projetos comerciais, e sabe que eles estarão sempre seguros e prontos quando você precisar. Existem versões para diversos sistemas operacionais e web.

Time Pomodoro

“O Timer Pomodoro minimalista e ajuda você a fazer mais em menos tempo e recuperar sua concentração dispersa. Alguns dos recursos do Pomodoro Timer Lite: Design minimalista e livre de distrações, sem anúncios (100% de concentração), compatível com intervalos curtos e longos e duração personalizada de intervalos. A Técnica Pomodoro é um famoso método de gerenciamento de tempo desenvolvido nos anos 80. Divida seu trabalho em intervalos de 25 minutos separados por recessos curtos”.

Controle de Vendas

O app não é automação comercial. É controle de vendas para autônomos. Controle suas vendas na palma da mão e não esqueça de fazer suas cobranças. O app oferece: cadastro de clientes (simples); cadastro das vendas por categoria e produtos; parcelamentos, notificação de cobrança; emissão de relatórios e muito mais.

Por fim, vale lembrar que a produtividade para empreendedores exige: tecnologia, reuniões curtas, planejamento e cronograma. Agora que você já sabe disso, o que acha de conhecer mais alguns app? Confira uma lista de aplicativos que ajudam a otimizar a gestão do seu negócio.

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on twitter
Share on whatsapp
Como abrir uma empresa. Ebook Completo.

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 100 mil empreendedores! Baixe agora mesmo o Manual Completo para Começar seu Próprio Negócio.

No comment yet, add your voice below!


Faça um Comentário

Tudo certo!

Basta baixar seu e-book pelo botão abaixo! 

Espero que goste!

Faça parte da maior comunidade de empreendedores do Brasil, sempre munidos com as últimas e mais relevantes notícias e artigos do mundo do empreendedorismo.