Skip to content

O que é a proteção de patrimônio? Como implementá-la na minha empresa? Saiba aqui!

O que você verá neste artigo:

Proteção de patrimônio: você sabe o que? Então continue lendo para saber mais:

Construir um patrimônio e adquirir bens exigem esforços que surgem desde o primeiro imóvel, além de demandar custos, tempo e muito planejamento. Por ser algo de tamanha importância, é preciso que você, empreendedor, se certifique que tudo está com quem tem direito e, mais ainda, tomando todas as medidas necessárias para garantir a proteção de patrimônio.

Agora, quando tratamos de estabelecimentos comerciais, ou melhor dizendo, a sua empresa, muitos problemas podem acontecer. E para que nenhum deles aconteçam com você, nós do Abertura Simples preparamos este material para te ajudar. Confira!

PROTEÇÃO DE PATRIMÔNIO: O QUE É E POR QUE EU DEVO SABER SOBRE O ASSUNTO?

O que é a proteção de patrimônio?

A proteção de patrimônio nada mais é do que uma das formas de prevenção que os empreendedores podem ter caso tenham seus bens bloqueados judicialmente. Isso pode acontecer por diversos motivos, sendo os mais comuns: conflitos societários, disputas por heranças ou então, por situações que tenham causado um prejuízo desnecessário, por exemplo.

A proteção, portanto, deve ser feita como uma forma preventiva pois, além de evitar bloqueios e penhoras, diminui os gastos com impostos, garantindo a sustentabilidade do negócio, evitando a exposição dos bens e claro, proporcionando segurança e auxilio no planejamento financeiro de uma família ou companhia.

Qual o momento a proteção de patrimônio é indicado?

Qualquer pessoa, sendo ela física e jurídica, deve ficar atenta e fazer o mais rápido possível a proteção dos seus bens. Não podemos esquecer que lidamos com pessoas 24 horas por dia e que problemas acontecem.

Além disso, ser detentor de um patrimônio no Brasil é uma tarefa difícil, e todo mundo sabe disso. Diariamente estamos expostos a mudanças arbitrárias que são, muitas vezes, repentinas na legislação e que podem afetar diretamente o valor econômico de bens e direitos, mesmo quando não são transferidos ou aplicados. Por isso, a frase “é melhor prevenir do que remediar” é excelente para este tópico.

Quais são os principais motivos para proteger o meu patrimônio?

O ato de empreender, por si só, já sujeita os sócios não só as intercorrências do negócio, mas também a perderem tudo o que conquistaram até o momento e por isso, as vantagens de proteger o seu patrimônio são muitas.

As leis que limitam a responsabilidade do empresário servem exatamente para estimular a atividade comercial que movimenta a economia e cria postos de trabalho. Aqui no país, as Sociedades Limitadas (LTDA), Sociedades por ações e a Empresa Individual de Responsabilidade Limitara (EIRELI) contam com esses dispositivos legais.

Por isso, pode-se dizer que o principal motivo para você empresário investir na proteção de patrimônio é, dentro da lei, não se sujeitar desnecessariamente a perigos maiores e que podem sim, serem evitados.

Essa proteção visa, sobretudo:

  • Garantir a sustentabilidade do negócio;
  • Não expor integralmente os bens do empresário e da sua família;
  • Evitar gastos desnecessários com pagamento de impostos e tributos;
  • Contar com segurança familiar em longo prazo;

Imagem de um empreendedor fazendo uma barreira contra os problemas externos para remeter ao texto de proteção de patrimônio

Quais são os riscos que meu patrimônio sofre sem proteção?

  • Riscos Trabalhistas: Todo empreendimento está sujeito a processos trabalhistas, não só dos colaboradores contratados sob regime CLT, mas também dos Freelancers e prestadores de serviços, onde os mesmos podem reivindicar concessão de benefícios, intervalo de descansos, pagamentos de horas extras, desvio de função, adicionais noturnos, entre outros.
  • Riscos fiscais e tributários: A legislação fiscal brasileira é muito complexa e é alvo, como dito anteriormente, de atualizações periódicas. E por isso, é muito comum que as empresas deixem passar falhas e recebam sanções e multas altas por falta de conhecimento.
  • Riscos ambientais: A legislação ambiental também é bem complexa e o aumento da fiscalização aperta ainda mais o cerco para o empresário. Problemas nesses aspectos trazem multas altas, que podem vir a quebrar o negócio.
  • Riscos societários: Toda sociedade começa com pessoas que se dão bem e que possuem um objetivo em comum, certo? Acontece que em alguns casos, essa relação pode se tornar um cenário de guerra e toda essa discordância entre os sócios e gerar problemas mais sérios, envolvendo o patrimônio de todos.

Como proteger o meu patrimônio?

Existem diversas formas de proteger o seu patrimônio. Reunimos as principais dicas abaixo, confira:

Holdings

Uma holding é uma empresa que possui o objetivo de participar de outras empresas como sócia ou acionista, ou seja, o patrimônio de uma holding é composto por cotas ou ações de outras empresas. Com essa fragmentação, o empresário poderá administrar a organização de uma forma mais fácil, evitando o comprometimento dos bens.

Mas, cuidado: essa é sim uma forma permitia por lei e apresentam vantagens tributárias para as empresas, mas, em muitos casos, são usadas puramente para esconder patrimônio, com o fraudador transferindo seus bens para ela.

Doação para herdeiros

Outra forma de proteger o patrimônio é doando seus bens aos herdeiros, ainda em vida. Assim, o patrimônio fica protegido e perde o vinculo com a organização, evitando que sei valor seja usado em caso de penhoras ou ações trabalhistas.

Auditoria de riscos

Essa forma de proteção de patrimônio analisa os riscos que a empresa tem de enfrentar conflitos na justiça, identificando os erros na gestão a fim de que eles não se tornem graves e prejudiciais ao negócio.


E aí, está pronto para proteger o seu patrimônio? Algumas medidas simples podem evitar grandes dores de cabeças e prejuízos no futuro. Mas, além de todas essas formas de prevenção, é muito importante também ter uma gestão de excelência para que a sua empresa possa estar precavida contra situações desgastantes na justiça.

Ficou com alguma dúvida? Comente e participe para que possamos melhorar, cada vez mais, os conteúdos do Abertura Simples.

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Como abrir uma empresa. Ebook Completo.

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 100 mil empreendedores! Baixe agora mesmo o Manual Completo para Começar seu Próprio Negócio.

Você também pode gostar desses Conteúdos

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tudo certo!

Basta baixar seu e-book pelo botão abaixo! 

Espero que goste!