Quando é o melhor momento para empreender?

Você acha que está preparado para ter seu próprio negócio? Qual será o melhor momento para empreender?

Responder esta pergunta é como responder à “como saber quando você está pronto para casar?”. O conselho que podemos te dar é: siga seu instinto. Nem sempre dá certo. Porém, certamente, é possível tomar alguns cuidados para diminuir a chance de erro e “ajudar” o instinto.

Muitas pessoas decidem dar o pontapé inicial quando há crise, pois a economia se retrai, e as pessoas começam a pensar em abrir seu próprio negócio, mais por necessidade do que por oportunidade. Mas será que esse é o melhor momento?

Separamos a seguir algumas dicas para que você entenda se está preparado para ter seu próprio negócio. Além disso, também apresentaremos o que você não deve fazer para que sua empresa não afunde! Continue lendo:

Momento para empreender:

Planejamento de negócios e financeiro

O melhor jeito para começar é ter um plano de negócios e recursos prontos. Quando você tem suas finanças organizadas, um plano para a possibilidade de as coisas darem erradas e o suporte para trabalhar por mais tempo enquanto tudo está entrando nos eixos, esse é o melhor momento para empreender.

Além disso, é uma boa ideia se certificar de que você tem economias o suficiente para cobrir, pelo menos, o equivalente a um ano de despesas pessoais e de negócios antes de abrir sua empresa.

Valide sua ideia

Assim que você já tiver o plano de negócios, é hora de validar sua ideia e saber se ela vai dar certo. Se você já está convicto que seu produto ou serviço a oferecer ao mercado tenha procura suficiente, ou que a demanda existente não esteja sendo atendida, essa pode ser uma ótima oportunidade de aproveitar o momento para empreender.

Em outras palavras, tenha certeza de que há pessoas suficientes que desejem comprar o seu produto ou serviço. Em geral, estas condições estão entre as que caracterizam uma inovação. Você pode saber dessas informações por meio de pesquisas de mercado com o público que você pretende atingir.

Qual é o momento errado para abrir uma empresa?

Você pode estar impaciente para abrir sua nova empresa, mas, antes de fazer isso, pense se conseguirá lidar com o trabalho e o stress que esperam por você.

Caso tenha compromissos que impedirão você de dar 150% de seu tempo e sua dedicação a uma nova startup, pense duas vezes antes de seguir em frente. Alguém que esteja planejando um casamento, esperando seu primeiro bebê ou lidando com compromissos familiares importantes, como várias crianças pequenas, e sem muito apoio deve pensar duas vezes sobre o momento de abrir uma nova empresa.

Outro momento nem um pouco ideal para abrir uma empresa é ao sair de uma situação ruim, como um trabalho que você odeia. Só será possível se dedicar como um pequeno empresário se você realmente desejar seguir uma direção empresarial e não usar isso como desculpa para fugir de outra situação.


E aí, está pronto para abrir seu negócio e se tornar um empreendedor? Então conte com o Abertura Simples e tenha sua empresa funcionando de forma rápida, fácil e segura. Basta clicar no botão abaixo:

[mk_button dimension=”three” size=”medium” outline_skin=”dark” bg_color=”#54963D” text_color=”light” icon=”mk-li-portfolio” url=”https://aberturasimples.com.br/abra-sua-empresa/” target=”_blank” align=”center” id=”Buton ID” margin_top=”15″ margin_bottom=”15″]ABRIR EMPRESA[/mk_button]

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 40 mil empreendedores. Baixe agora mesmo o Manual Completo Para Começar Seu Próprio Negócio.

No comment yet, add your voice below!


Deixe uma resposta